Qual o nome da cidade sagrada para o judaísmo?

Perguntado por: rveloso5 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

cidade de Jerusalém

Jerusalém é considerada sagrada por três religiões: cristianismo, islamismo e judaísmo. A cidade de Jerusalém é um dos locais mais relevantes do mundo justamente por ser a cidade sagrada de três religiões: cristianismo, islamismo e judaísmo.

Atualmente, o Estado de Israel considera que sua capital é a cidade de Jerusalém, que também é reivindicada pelos palestinos para ser a capital do Estado da Palestina (quando este surgir).

Alguns acreditam que a cidade chamada de Rušalimum ou Urušalimum que aparece nos achados do Antigo Egito é a primeira referência a Jerusalém. Os gregos adicionaram o prefixo hiero ("sagrada") e chamaram de Hierosolyma. Para os árabes, Jerusalém é al-Quds ("A Sagrada"). Foi chamada de Jebus (Yevus) pelos jebusitas.

Para os cristãos, a Terra Santa, ou Galileia, é o local do nascimento, pregação, crucificação e ressurreição de Jesus Cristo.

Jerusalém

Jerusalém foi erguida no alto do Monte Moriah. Para os cristãos, esse foi o palco da paixão de Cristo, onde Jesus foi crucificado, morto e sepultado.

Para os judeus, Jerusalém é considerada divina porque foi a capital do Reino de Davi. Esse também foi o local onde o Rei Salomão construiu o templo para guardar a Arca da Aliança – aquela que continha os restos das tábuas sagradas nas quais foram escritos os 10 mandamentos.

Jerusalém, em hebraico Yerushaláyim, é derivada da palavra Yir'a, que significa temor a Deus, mais a palavra Shalem, que significa perfeição.

Curiosidade: Jerusalém é a única cidade no mundo que tem “70 nomes”, entre elas: Cidade de Davi, Jebus, Moriá, Cidade do Altíssimo, Cidade do Grande Rei, Cidade Santa, Cidade Eterna, Salem, entre muitos outros.

“Israel” é uma combinação do verbo he- braico “Lisrôt” ou “Sará”, lutar contra ou contender com, e do vocábulo “El”, Deus. O termo significa o que lutou contraDeus. Segundo a narrativa bíblica, Isaac, filho de Abraão, foi pai de dois filhos, Esaú e Jacob (ou Jacó).

1. Biblos – Líbano. Há registros da existência desta cidade desde o ano 5000 a.C. Naturalmente, com tanto tempo de vida, Biblos foi morada de diversos povos e é considerada a cidade mais antiga do mundo continuamente habitada.

O significado básico da palavra aviv é a fase do crescimento dos grãos, quando as sementes atingiram o tamanho completo e estão se enchendo com amido, mas ainda não secaram.

Monte Gólgota

A história, aludida por outros historiadores e escritores como Tiago de Voragine em seu livro "Lenda Dourada" do século 8, indica que Helena, enviada por seu filho para encontrar a cruz de Cristo, é levada para um lugar próximo ao Monte Gólgota, onde Jesus teria sido crucificado, e lá encontra três cruzes.

Os jebuseus controlaram a cidade de Jerusalém, que chamavam de Jebus, até por volta de 1000 a.C., quando Davi, liderando os hebreus e o Reino de Israel, conquistou a cidade e transformou-a na capital de seu império.

Yeshua é um termo de raiz hebraica que significa “salvar” ou "salvação". É considerado por alguns estudiosos como o nome original de Jesus Cristo escrito em hebraico.

Os israelitas são a etnia da qual os judeus e samaritanos modernos originalmente traçam sua ancestralidade. [20] Os judeus modernos são nomeados e também descendentes do Reino de Judá, particularmente as tribos de Judá, Benjamim, Simeão e parcialmente de Levi.

Belém

Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judéia, quando Herodes era rei da terra de Israel. Nesse tempo alguns homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente e chegaram a Jerusalém.

A palavra Palestina é uma nominação dos gregos para a região conhecida como Filistia, uma estreita faixa litorânea do Mar Mediterrâneo, próxima à Judeia. Ocorre que com o tempo este nome Philistia, tornou-se Palestina, e a região toda (Canaã) passou a ser chamada de Palestina.

Mesquita Sagrada de Meca

A Mesquita Sagrada de Meca é mais importante, seguida da Mesquita do Profeta, em Medina, e depois a mesquita Al Aqsa, localizada em Jerusalém.