Qual o nome da cidade onde ficava o cego Bartimeu que foi curado por Jesus?

Perguntado por: dvargas . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

cidade de Jericó

Em dois episódios distintos na Judeia, Jesus curou um cego na cidade de Jericó, e outro em Jerusalém. O cego em Jericó, se chamava Bartimeu, conforme citado porMarcos (10:46-52), Lucas (18:35-43) e Mateus (20:29-34).

Segundo o Antigo Testamento da Bíblia, Jericó, na antiga Cannaã, era uma cidade habitada por população de costumes, cultura e religião diferentes do povo de Moisés. Mas o povo de Deus, na época, acreditava que ela era a Terra Prometida, por ser uma espécie de oásis no meio do deserto.

— O lar de Marta, Maria e Lázaro parece ter sido a moradia habitual de Jesus, quando estava em Betânia.

Jericó é descrita no Velho Testamento como a "Cidade das Palmeiras", pois tinha muitos campos e era um lugar atrativo para a habitação humana. Na tradição judaico-cristã, ela é conhecida como o lugar do retorno dos israelitas da escravidão no Egito, liderados por Josué, o sucessor de Moisés.

Portanto, Bartimeu é um cego em Israel, mas também mendigo, o que o colocava na categoria dos mais necessitados, que dependiam da ajuda de outros para sobreviver. Baritmeu é descrito no texto como cego e mendigo.

Bartimeu foi o homem que teve a visão restaurada por Jesus na sua passagem em Jericó. Esta maravilha também ficou conhecida como a cura do cego de Jericó. O relato da cura do cego Bartimeu está presente nos três Evangelhos sinóticos: Mateus 20:29-34; Marcos 10:46-52 e Lucas 18:35-43.

Timeu, pai do cego Bartimeu que foi curado por Jesus foi um General que servia a Israel na unidade militar de Bebel. E que depois se aposentar do serviço militar tornou-se um cidadão bem-sucedido na região, um forte comerciante.

O cego transformou do impossível no possível através de sua fé, Jesus mandou chamar e o cego jogou a capa da humilhação, porque estava convicto que seria curado, isso aconteceu no último ano do ministério de Jesus Cristo, com 33 anos de idade, tinha que ser naquele dia a cura do cego, ele estava no lugar certo e na ...

Como é a cidade de Jericó hoje? Depois de ter sido destruída e ocupada pelos israelenses, a cidade ainda preserva muito da sua história, que pode ser vista em seus sítios arqueológicos e ruínas, que demonstram o estilo de vida da época.

Significado de Jericó
Jericó é o nome de uma cidade bíblica localizada na Palestina, próximo ao rio Jordão. Essa palavra tem origem árabe e é derivada da palavra “Cananneia Reah” que significa “perfumado”.

Bartimeu

Ao sair da cidade de Jericó, um cego, chamado Bartimeu, sentado à beira do caminho, suplica a Jesus: “Filho de Davi, Jesus tem compaixão de mim! ”.

Os sítios arqueológicos de Jericó revelaram que a cidade foi habitada por vários povos ao longo da sua história: romanos, bizantinos, muçulmanos e otomanos.

A 27 km de Jerusalém e a 8 km do Mar Morto, as terras de Jericó eram, segundo é descrito no Velho Testamento, férteis e muito buscadas para o estabelecimento de populações ao longo de milhares de anos, quando era conhecida por “Cidade das Palmeiras”.

reconstruiu Jericó.
Durante o reinado de Acabe, Hiel fortificou a cidade reconstruindo seus muros e portões.

Na Bíblia, no Antigo Testamento, no livro de Josué 5:13-6:27, é relatado que após os israelitas atravessarem o rio Jordão, cercaram a cidade por 7 dias, e as muralhas desmoronaram com o poder divino e então a cidade foi invadida e totalmente destruída, sob a liderança de Josué.

É considerada, tradicionalmente, como a cidade mais antiga da Terra. Acredita-se que o homem ali se instalou entre os milênios 10 e 7 a.c. O homem descia, diz a parábola. Figurativamente, equivale a dizer que, na sua intimidade, abandonou a condição de ligação íntima com Deus na busca de interesses puramente materiais.

Não se sabe como era a capa de Elias, mas parece que era um manto de pano. O manto de Elias ser passado para Eliseu simbolizou a transferência da autoridade profética para Eliseu. Nos tempos atuais, às vezes, falamos do “manto” de autoridade que o profeta recebe quando é ordenado e designado.

Essa capa significava que ele tinha uma autorização do governo romano para pedir esmola, pois era um mendigo. Para Bartimeu a capa era o atestado claro da sua cegueira, pois simbolizava tudo que não era adequado, e que portanto, precisava ser deixado de lado.

Também conhecido como cego de Jericó, ele demonstra grande fé e perseverança ao permanecer clamando, mesmo quando a multidão lhe mandava “calar a boca”. O mais emocionante é a atitude de Jesus Cristo.