Qual o nome da articulação da costela com o osso esterno?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Também conhecidas como articulações esternocondrais, as articulações esternocostais são articulações formadas pelas bordas laterais do esterno e pelas cartilagens costais da 1ª à 7ª costelas, às vezes também pela 8ª costela.

O esterno também é conhecido como o osso do peito. É um osso plano que se articula com a clavícula e as cartilagens costais das 7 costelas superiores (costelas verdadeiras), enquanto a 8ª, 9ª e 10ª costelas (costelas falsas) estão indiretamente ligadas ao esterno através da cartilagem costal das costelas verdadeiras.

A articulação esternocostal, entre o esterno e a cartilagem costal da primeira costela, é um exemplo desse tipo de articulação.

  • Articulações sinoviais.
  • Articulações fibrosas.
  • Articulações cartilaginosas.

As costelas 8–10 são chamadas de costelas falsas (costelas vertebrocondrais). As cartilagens costais dessas costelas não se fixam diretamente no esterno.

Embora apresentem consideráveis variações entre elas, as articulações possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que permitem classificá-las em três grandes grupos: fibrosas (sinartrose), cartilaginosas (anfiartrose) e sinoviais (diartrose).

Diartrose: São articulações flexíveis, caracterizadas pela presença de bolsas sinoviais, que contém o líquido sinovial ou sinovia, que evita o desgaste ocasionado pelo atrito. Elas localizam-se entre a pele e os ossos. Exemplos: articulações do ombro, joelhos e cotovelos.

As suturas são aquelas articulações encontradas nos ossos do crânio. Já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula. - Articulação cartilaginosa – Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso.

Articula-se lateralmente com as costelas do lado direito e esquerdo, formando a caixa torácica. Os membros torácicos são formados pelos ossos: Escápula, Úmero, Rádio, Ulna, Carpos, Metacarpos, Falanges e Sesamóides.

Existem doze pares de costelas, todas articuladas com a coluna vertebral. Porém, apenas sete possuem articulação direta com o esterno. Assim, as costelas podem ser divididas em três tipos distintos; costelas verdadeiras (vertebroesternais), costelas falsas (vertebrocondrais) e costelas flutuantes (vertebrais, livres).

As cartilagens costais - aquelas que ligam o esterno às costelas - são constituídas por cartilagem hialina e a sua importância está relacionada a sua função de auxiliar a expansão da caixa torácica e o movimento dos pulmões durante a respiração.

cartilagem hialina

São compostas basicamente por cartilagem hialina, representando as articulações esterno-costais (da 1ª à 7ª costela), condro-costais (da 8ª à 10ª) e são classificadas como anfiartrose devido aos movimentos respiratórios.

Com base na classificação histológica, os três tipos de articulações no corpo humano são fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. Com base na classificação funcional, os três tipos de articulações são sinartroses (imóveis), anfiartroses (pouco móveis) e diartroses (móvel livre).

A articulação esternocostal é uma articulação cartilaginosa classificada como sincondrose e está localizada entre a cartilagem costal e o esterno. Portanto, a alternativa correta é a alternativa e.

Segundo Tirapelli, as articulações sinoviais são as mais comuns no corpo humano e estão localizadas principalmente nos membros superiores, como, por exemplo, as articulações dos ombros e dos cotovelos, e nos inferiores, como as articulações dos quadris e dos joelhos.

As articulações sinoviais são classificadas de acordo com a capacidade de movimentação que possuem. Caso elas se movam dentro de um eixo de rotação, elas são chamadas de uniaxiais; quando possuem dois eixos, são biaxiais e, se possuir três eixos, a nomenclatura muda para poliaxiais.