Qual o nome correto da moleira?

Perguntado por: omarques . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Esta região “mais macia” é chamada de moleira, mas seu nome científico é fontanela. Há duas fontanelas na cabecinha da criança, a primeira na região anterior e a segunda na parte de trás.

As fontanelas são regiões da cabeça de um recém-nascido que não são envolvidas pelos ossos do crânio. Elas se fecham à medida que o bebê cresce e se desenvolve, levando à aproximação dos ossos craniais. Essas regiões são delimitadas pelos ossos frontal, parietal direito e esquerdo e occipital.

A fontanela posterior é muito pequena e fecha perto dos dois meses de idade. A fontanela anterior é maior, mede cerca de dois dedos. Contudo, o tamanho é muito variável entre bebés e fecha entre os 12 e os 18 meses.

O crânio do recém-nascido possui seis fontanelas. Uma fontanela anterior (ou bregmática) e uma fontanela posterior ou lambdóidea. Há ainda duas fontanelas mastóideas e a esfenoidais. Elas existem para permitir que os ossos do crânio se movimentem e a cabeça do bebê passe pelo canal do parto.

As moleiras têm funções muito importantes. A primeira é permitir que a caixa craniana do bebê se contraia na hora do parto, para facilitar a passagem de sua cabeça pelo canal vaginal. Em razão disso, alguns recém-nascidos têm o crânio até um pouco mais “alongado” nos primeiros dias.

  • Fontanela Anterior ou Bregmática (/Maior, grande);
  • Fontanela Posterior ou Lambdóidea;
  • Fontanela Mastóidea D;
  • Fontanela Mastóidea E;
  • Fontanela Esfenoidal D;
  • Fontanela Esfenoidal E.

A sutura coronal situa-se entre o osso frontal e o osso parietal, enquanto a sutura sagital conecta os dois ossos parietais.

Quantas fontanelas e suturas cranianas temos? Geralmente, os humanos nascem com 6 fontanelas: Anterior ou bregmática. Posterior ou lambdóide.

As fontanelas ou fontículos são espaços situados entre os ossos do crânio dos recém-nascidos e fetos. São vulgarmente chamados “moleiras“. Desaparecem quando se completa a ossificação dos ossos do crânio.

Exame das fontanelas
Observar o diâmetro e suas tensões: Fontanelas com diâmetro aumentado podem estar relacionadas com hipotireoidismo ou osteogênese imperfeita; Em caso das tensões tiverem aumentadas (abauladas) ou diminuídas (retraídas) pode ser sinal de Hipertensão intracraniana e desidratação respectivamente.

A cabeça do bebê é formada por seis ossos e um tecido flexível e elástico chamado sutura. Esta região “mais macia” é chamada de moleira, mas seu nome científico é fontanela. Há duas fontanelas na cabecinha da criança, a primeira na região anterior e a segunda na parte de trás.

O que não pode ser feito em nenhuma hipótese é apertar ou causar traumas nesta área da moleira, pois essa é a região mais sensível do seu pequeno. No momento do banho, seja sempre cuidadoso ao lavar a cabecinha do bebê, tanto com a parte da frente, quanto a de trás.

A moleira funda é exatamente o que o nome diz. A fontanela fica afundada em relação ao crânio. Se a criança se mantém ativa e bem, pode não ser nada. Porém, se ela estiver mais quieta do que o normal, pode significar alguns problemas: desidratação e desnutrição.

O vento não é causa de gripe, mas realmente não faz tão bem assim para o bebê; pois ele rouba calor do corpo do bebê. Portanto, se é um bebê recém-nascido que está ainda com todos os seus sistemas amadurecendo, não é legal roubar calor do corpo desse bebê.

A intensidade da pancada é o que mais importa. No entanto, o local onde ela ocorre precisa ser levado em conta. Nos bebês, a região da moleira é uma das mais sensíveis assim como, em qualquer idade, a área atrás das orelhas, bem na lateral da cabeça. Por ali passam artérias que podem se romper, criando hematomas.

Os recém-nascidos acordam – muitas vezes
Os padrões de sono do recém-nascido podem variar, com uma grande amplitude de tempo total de sono (10 a 18 horas por dia) e o sono é espaçado durante as 24 horas do dia, sem muita diferença entre o dia e a noite. Os recém-nascidos podem dormir de 2 a 5 horas em uma única vez.

O que é macrocefalia? Macrocefalia designa tamanho de cabeça muito acima do normal para idade e sexo. A macrocefalia geralmente é diagnosticada em recém-nascidos ou durante a infância.

As fontanelas são essenciais para o momento do nascimento. Elas permitem a movimentação dos ossos do crânio para permitir que o bebê passe pelo canal vaginal durante o parto, facilitando a sua chegada ao mundo.

A cranioestenose ou craniossinostose é o fechamento prematuro de uma ou mais suturas cranianas. A forma do crânio se modifica, devido ao impedimento do crescimento normal do cérebro. Esse fechamento precoce pode causar deformidades na cabeça e até graves lesões neurológicas.

Afinal, qual o risco que isso pode trazer? Cientificamente chamada de fontanela, é uma região da cabeça que não tem cobertura óssea nos primeiros meses. Assim, o cérebro ainda não está protegido e pode gerar lesões gravíssimas em possíveis quedas ou tropeços.

Moleira alta: pode ser resultado de aumento da pressão craniana no bebê ou de um quadro de infecção. Nesse caso, é imprescindível levá-lo ao médico.