Qual o nome científico do dedão do pé?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

O hálux é o primeiro dedo e assim como no primeiro dedo da mão, tem 2 falanges (uma proximal e uma distal).

Os dedos do pé são também conhecidos como artelhos ou Pododactilos, e o único deles que tem nome é o dedão, que é chamado de hálux.

Hálux é o nome que se dá ao primeiro dedo do pé, ou aquele que chamamos popularmente de “dedão”. O local mais frequente de desenvolvimento da osteoartrite no pé é a base do hálux (1o dedo do pé) ou mais precisamente a sua articulação metatarso-falângica (MF).

nome masculino. [ Anatomia ] Cada um dos dedos do pé.

Hálux = Dedão do pé
O dedão do pé, também chamado de hálux, é o artelho do sentir.

As falanges do pé, assim como as falanges da mão, formam os dedos, sendo possível observar três falanges (proximal, média e distal) em cada dedo, com exceção do dedo hálux. O hálux, o primeiro dedo, é formado por duas falanges, uma proximal e outra distal. Assim sendo, em cada pé observamos a presença de 14 falanges.

O hálux tem de controlar esta pronação para guiar o peso corporal para a frente e isso ocorre quando este é pressionado contra o chão. Ou seja, o hálux controla a pronação do pé. Se não ocorre esse controlo do movimento, o movimento do pé deixa de ser o correto, o que pode levar a dores no dedo grande do pé.

Hálux

Em zoologia, chama-se hálux ao dedo grande do ou, mais corretamente, o primeiro pododáctilo, no humano e, em geral ao primeiro dedo das patas traseiras dos vertebrados tetrápodes.

Anatomia. Cada um dos dedos do pé.

[ Anatomia ] Dedo grande do pé, constituído por duas falanges. 2. [ Zoologia ] Primeiro dedo das patas traseiras dos vertebrados de quatro patas.

O tratamento conservador é a primeira linha de tratamento para o Hallux Rigidus. Podem ser utilizadas drogas analgésicas e antiinflamatórias para controle da dor, realização de compressas de gelo local e eventualmente infiltrações articulares com ácido hialurônico.

A artrose metatarsofalangeana do hálux, ou articulação do dedão, é a artrose mais comum do pé. Ela acomete cerca de 2,5% da pessoas com mais de 50 anos, sendo mais comum na população feminina. Os sintomas mais comumente relatados pelos pacientes são: Dor ao mobilizar o hálux (dedão do pé)

O dedo de Morton é uma variante do pé caracterizado pelo segundo dedo do pé ser o mais longo entre todos. Está ligado ao tipo de pé, principalmente ao grego. De acordo com a pesquisa “Os Pés Brasileiros”, que ouviu 26.339 pessoas em 2012 (realizada pela Pés Sem Dor), 32,8% da população têm o Dedo de Morton.

mindinho

Guia de Doenças e Sintomas
A fratura da falange proximal é a mais frequente, principalmente a do quinto dedo - o 'mindinho'.

A polidactilia é uma alteração na qual o bebê nasce com uma quantidade de dedos a mais, seja nas mãos — sendo chamado de quirodáctilo — ou nos pés — pododáctilo.

É o termo usado para se referir a qualquer dedo das mãos: 1º (polegar), 2º (indicador), 3º (médio), 4º (anular) e 5º (mínimo) quirodáctilos.

Pé grego: segundo dedo maior
Nesse formato, o segundo dedo é maior do que o dedão, o que indica uma personalidade forte, decidida e competitiva quando se trata da vida profissional. Por isso, muitos atletas, políticos e líderes corporativos apresentam esse tipo de pé.

As principais causas são: GENÉTICA (autossômica dominante – Cromossomo X, sendo 4x mais comum em mulheres), CALÇADOS INADEQUADOS (salto alto ou bico fino), doenças associadas (artrite reumatoide, AVC), frouxidão ligamentar excessiva, trauma e fatores inerentes ao formato dos ossos do pé e das articulações.