Qual o nível normal de proteína C reativa?

Perguntado por: lcorte . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Os valores da PCR são medidos em mg/dL ou mg/L. Considera-se normal a PCR ligeiramente abaixo de 0,3 mg/dL (ou 3 mg/L).

A sigla PCR, que significa proteína C reativa, é uma proteína produzida no fígado. Quando a concentração sanguínea se eleva radicalmente é um alerta de que há um processo inflamatório em curso, como infecções, neoplasias, doenças reumáticas ou traumatismos.

Alto risco: maior que 3,0 mg/dL. Se o indivíduo for aparentemente saudável e apresentar valores de PCR ultra sensível altos, ele tem risco de desenvolver doença arterial periférica, ou sofrer um infarto ou AVC e por isso deve se alimentar corretamente e praticar exercícios regularmente.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

Este valor é sem motivos para preocupar-se. Está dentro da normalidade.

Coma mais frutas e vegetais.

  • As frutas e os vegetais contêm polifenol, um tipo de antioxidante que melhora a saúde cardiovascular geral.
  • Aumente os benefícios à saúde fornecidos por frutas e vegetais frescos deixando a casca, que contém mais fibra dietética do que a polpa, o que ajuda a diminuir a PCR.

O que é a proteína C reativa? A proteína C reativa é uma proteína produzida pelo fígado, cujos níveis aumentam de valor quando há alguma inflamação no corpo. A PCR é considerada uma reagente de fase aguda, ou seja, aumenta em resposta à inflamação.

Além disso, outras doenças causadas por microrganismos (vírus ou bactérias) podem ser diagnosticadas pelo exame de PCR, como a Dengue, Clamídia e HPV. Na oncologia, a PCR auxilia na identificação de células que apresentam sequências gênicas características de um determinado tipo de câncer.

Quando nosso corpo se depara com uma infecção, ele gera uma resposta inflamatória que pode levar a uma série de complicações. Essa é a chamada sepse, conhecida popularmente como infecção generalizada. A sepse é a maior causa de morte nas UTIs, chegando a 65% dos casos, no Brasil.

Qual exame de sangue detecta infecção? Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

O que é um valor de referência? Valor de referência é um termo utilizado para designar uma média de valores obtida em uma pesquisa. Em outras palavras, quando algum órgão público abre uma licitação para desenvolver algum projeto, por exemplo, realiza-se uma pesquisa para saber o preço do mesmo.

Pontualmente (necessário duas medições): PCR persistentemente abaixo de 0,1 mg/dL (1 mg/L): baixo risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. PCR persistentemente entre 0,1 mg/dL (1 mg/L) e 0,3 mg/dL (3 mg/L): risco moderado no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O período médio de tempo que o vírus da covid-19 fica no nosso corpo varia entre sete e dez dias, mas isso não tem consenso entre os especialistas, já que a resposta varia em cada indivíduo. Além disso, pacientes com imunidade comprometida respondem de forma diferente à doença.

O CEA é frequentemente usado para monitorar pacientes com tumor colorretal após cirurgias ou para medir a resposta a terapia ou mesmo se a doença é recorrente. Seu valor de referência é 3,5 ng/ml em não fumantes e 7 ng/ml em fumantes.

A dor no osso afetado é o sintoma mais comum dos pacientes com tumores ósseos. No início, a dor não é constante, mas pode ser mais intensa durante a noite ou quando são realizados determinados movimentos, como dor nas pernas ao caminhar, por exemplo.

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.