Qual o nível mais alto de uma organização?

Perguntado por: oaguiar2 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Na piramide este é o nível mais alto e nele se concentra uma menor quantidade de pessoas, presidentes, diretores e gestores, que discutem e geralmente decidem sobre temas como objetivos estratégicos, planejamento de crescimento da organização e tudo que a direciona. Neste nível é que são tomadas as decisões da empresa.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos: estratégico, tático e operacional.

Conheça os níveis administrativos

  • 2.1 Estratégico.
  • 2.2 Tático.
  • 2.3 Operacional.

Nível hierárquico é uma escala que faz a classificação de posicionamentos que vão do nível mais inferior ao superior. Pode representar hierarquias, graus ou posições e é utilizado para inúmeras finalidades.

O que é a hierarquia de cargos? Dentro das empresas, a hierarquia é o que define a organização de cargos e salários. Tudo parte da chefia, que pode ser o proprietário, diretor geral ou presidente. A partir disso, cria-se uma ordem de distribuição do poder para definir quem toma as decisões e quem as executa.

Há cinco modelos básicos de organização: Forma U (Unitária ou Funcional), Forma M (multidivisional), Forma P (projetizada), Forma H (horizontalizada ou gestão por processos) e Forma N (organizações em redes ou networks). Esses arranjos são situacionais e combinatórios.

A hierarquia de uma empresa é sempre dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso às vezes aconteça de forma inconsciente, e são eles os níveis estratégico, tático e operacional.

Isso significa que, todas as empresas, precisam dos três níveis de planejamento, o estratégico, o tático e o operacional, uma vez que eles se complementam.

Primeiro nível: operacional
Nesse ponto está o gerenciamento de todas as operações e atividades diretamente relacionadas à produtividade do negócio. Os gestores mais notáveis na área são os supervisores, chefes de divisão e serviços, líderes de equipes operacionais.

A ordem da hierarquia é determinada pelo momento do pertencimento. Aqueles que antes eram membros da família têm precedência sobre aqueles que vieram depois deles. Assim, os pais vêm antes dos filhos, o primogénito antes do segundo, e assim por diante.

A hierarquia segue a seguinte ordem: Constituição, lei complementar, lei ordinária, decreto regulamentar e ato administrativo. Assim, a lei em seu sentido estrito (ordinária ou complementar) tem que estar conforme a Constituição.

Estrutura organizacional linear (ou hierárquica, ou vertical) Estrutura organizacional funcional. Estrutura organizacional matricial. Estrutura organizacional horizontal.

Esses são os aspectos que definem os três níveis de planejamento empresarial que, por sua vez, pode ser Institucional ou Estratégico, Intermediário ou Gerencial e Operacional ou Técnico.

Como são divididos os níveis estratégicos da organização? por coordenadores, supervisores e analistas. operacional é formado pela área produtiva. operacional é formado por coordenadores, supervisores e auxiliares.