Qual o nível mais alto de graduação?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Doutorado. O doutorado é o diploma mais alto que qualquer aluno pode conquistar no Brasil.

Depois da graduação você pode escolher entre uma pós-graduação lato sensu ou um mestrado, que, como dissemos, é também uma pós-graduação, mas do tipo stricto sensu. Apenas depois de concluir o mestrado é que você pode seguir para o doutorado.

Geralmente, o pós-doutorado dura dois anos. Para aqueles que pretendem continuar se especializando após o pós-doutorado ou que já possuem cinco anos de doutorado, é possível tentar o título de livre-docência. Esse é o grau mais alto que um cientista pode alcançar, e é obtido através de concurso público.

O significado de PhD é o mesmo que o de um doutorado. A diferença é que a sigla se refere a um tipo específico de Doutorado, com foco em pesquisa – se diferenciando, assim, de outros como M.D (Medical Doctor, ou Doutor em Medicina), J.D (Juris Doctor, Doutor em Direito) ou Ed.

Os títulos acadêmicos são divididos em graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou PhD e pós-doutorado. O PhD ou doutorado é o mais alto grau acadêmico possível, já que o pós-doutorado se trata de uma continuação ou complementação da pesquisa realizada no doutorado.

Quem pode fazer doutorado? Estudiosos e profissionais de todas as áreas do conhecimento podem realizar um doutorado. No entanto, grande parte das instituições de ensino só aceitam candidatos que já tenham passado pelo mestrado seguido da graduação.

O que muda no doutorado é a duração. Esse tipo de curso leva de 24 a 48 meses para ser concluído. Outra diferença para o mestrado é que o trabalho a ser escrito é uma tese. Por conta disso, o tema de pesquisa apresentado precisa ser original, seja nos métodos utilizados, seja no enfoque do estudo.

Os estudantes que se destacam se tornam alunos laureados, e têm seus esforços e dedicação aos estudos reconhecidos oficialmente, o que pode ajudar na hora de encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho.

O PhD não é diferente de doutorado. Na verdade, ele é um tipo de doutorado. No exterior, um doctorate é qualquer pós-graduação que concede um doctoral degree, um diploma de doutorado, que representa o mais alto nível de diploma acadêmico em vários campos do saber (embora já haja o pós-doc em diversos outros).

Bacharel é aquele estudante que faz um curso de nível superior de grau bacharelado. Essa formação costuma ser mais generalista e o universitário poderá exercer sua profissão assim que concluir o curso.

Além disso, uma pós-graduação tende a ter uma aplicação rápida, já que a formação visa atender demandas específicas por parte do estudante. Já o mestrado, por ser mais abrangente, requer mais tempo para ser concluído, além de proporcionar um repertório maior ao estudantes.

MBA é a sigla do termo em inglês Master in Business Administration que, na tradução literal, significa Mestre em Administração de Empresas. Provavelmente é daí que surge a confusão quanto ao seu grau de formação. Então, MBA é mestrado? Não, pois não oferece o título de mestre ao formando, apesar de seu nome.

Sendo assim, quem faz MBA não recebe um título específico, mas pode ser chamado de especialista, sendo pós-graduado na área escolhida. Só recebem títulos acadêmicos as pessoas que concluem pós-graduação stricto sensu, como os mestre e doutores.

No Brasil, o título de PhD equivale ao título de doutorado. Em termos gerais, é um programa de estágio e de pesquisa se cumpre após o doutorado, para aprofundar a pesquisa e se desenvolver na área acadêmica. É a última etapa na formação superior nas universidades.

A mais famosa de todas, Ph. D. significa “Philosophy Doctor”, ou “doutor de filosofia”. Apesar desse significado, ela é concedida como título a qualquer um que termine um programa de doutorado em qualquer área.

Nos Estados Unidos da América, os médicos, ao termina rem o curso de medicina, são portadores do título de doutor (M.D. = Medical Doctor), o grau máximo da profissão.

Por se tratar de uma pós-graduação, o pré requisito para poder entrar em um mestrado é ter concluído uma graduação. O requisito mais conhecido é a necessidade de um diploma de bacharel. Entretanto, o que nem todos sabem é que profissionais que cursaram tecnólogo ou licenciatura também podem fazer mestrado.

Quais são os graus da escolaridade?

  • Educação infantil.
  • Fundamental.
  • Médio.
  • Superior (Graduação)
  • Pós-graduação.
  • Mestrado.
  • Doutorado.
  • Escola.

Apesar de haver um costume de se chamar pessoas formadas em Odontologia vulgo, dentistas de "doutor", não há nenhum decreto ou norma que determine isso.