Qual o nível ideal de testosterona por idade?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Valores de referência da testosterona total

SexoIdadeNíveis normais de testosterona total
Masculino13 a 18 anos65 a 778 ng/dL
Masculino18 a 20 anos188 a 882 ng/dL
Masculino20 a 50 anos249 a 836 ng/dL
MasculinoSuperior a 50 anos193 a 740 ng/dL

De forma geral, os valores normais de testosterona total no sangue são:

  • Homens entre 22 e 49 anos: 241 - 827 ng/dL;
  • Homens com mais de 50 anos: 86,49 - 788,22 ng/dL;
  • Mulheres entre 16 e 21 anos: 17,55 - 50,41 ng/dL;
  • Mulheres com mais de 21 anos: 12,09 - 59,46 ng/dL;
  • Mulheres na menopausa: até 48,93 ng/dL.

O diagnóstico é feito com exames de sangue para medir os níveis de testosterona, que podem variar ao longo do mesmo dia. Se a deficiência é confirmada, o paciente normalmente é encaminhado a um endocrinologista.

Como aumentar a testosterona de forma natural

  1. Perca peso. O peso em excesso não ajuda. ...
  2. Exercícios de alta intensidade e treinos de força. Os exercícios de alta intensidade aumentam os níveis de testosterona e previnem a sua deterioração. ...
  3. O zinco é um bom aliado. ...
  4. Reduza o stress. ...
  5. Estímulos sexuais.

“As carnes magras também são ricas em zinco, mineral importante para sintetizar a testosterona no organismo.” “Frutas como maçã e banana colaboram na produção do zinco. Além disso, tomate, laranja, maracujá, limão e morango, ricos em vitamina C, importante aliada da produção hormonal”.

Tribulus terrestris é um hormônio não-esteroidal que aumenta a testosterona e aumenta os níveis do hormônio luteinizante (LH). Estudos comprovam que quando administrado em homens saudáveis de 28 a 45 anos, em 3 doses de 250mg ao dia ocorre um aumento de 41% dos níveis de testosterona no decorrer de 5 dias.

Remédios para reposição hormonal masculina

  • Comprimidos de acetato de ciproterona, acetato de testosterona ou undecanoato de testosterona como o Durateston;
  • Gel de dihidrotestosterona;
  • Injeções de cipionato, decanoato ou enantato de testosterona, aplicadas 1 vez por mês;
  • Adesivos ou implantes de testosterona.

A reposição de testosterona poderá ser feita por meio da via oral, transdérmica ou injetável, de acordo com as recomendações da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A produção de testosterona começa a aumentar significativamente durante a puberdade e diminui após os 30 anos de idade. O hormônio é mais frequentemente associado ao desejo sexual e desempenha um papel vital na produção de espermatozoides.

Hoje, sabe-se que pode acontecer uma grande diminuição dos níveis de testosterona em condições como obesidade grau 3, infecção pelo vírus HIV, estresse psicológico, doenças debilitantes, abuso do álcool e tabagismo ou como efeito colateral de medicamentos como os derivados da cortisona, por exemplo.

Os principais sintomas que podem sugerir a reposição hormonal são: declínio do interesse sexual; dificuldade de ereção; falta de concentração e capacidade intelectual; perda de pelos; ganho de peso à custa de gordura; diminuição de massa e força muscular; irritabilidade e insônia; entre outros.

Bem, uma das alternativas é fazer exercício físico, principalmente aqueles que trabalham os maiores músculos do corpo: quadris, bumbum e parte inferior das costas. Naqueles que consomem cafeína antes de um treino de atividade física, se observa um aumento de 21% nos níveis de testosterona.

Diminuição natural
Os níveis de testosterona normalmente começam a diminuir de forma gradual após os 30 anos. Para a maioria dos homens, o nível médio varia de 300 a 1000 nanogramas por decilitro de sangue.

Ladrão da Testosterona #1: xenoestrogênios
Esses químicos recebem esse nome porque são quase iguais ao estrogênio. Pois é, estrogênio, o famoso hormônio feminino. É por isso que eles também são chamados de químicos “feminilizantes”, além de potencialmente cancerígenos.

suco de romã

O suco de romã também mostrou em estudos seu poder de aumentar a testosterona. O trabalho dosou a testosterona na saliva durante duas semanas em homens e mulheres que receberem suco de romã puro.

Os níveis normais de testosterona no homem variam de 250 ng/dl a 1200 ng/dl nos homens com idade até 30 anos. Dos 30 aos 50 anos o limite superior baixa para cerca de 900 ng/dl e dos 50 aos 70 o limite superior baixa para cerca de 700 ng/dl.

Veja seis dicas para recuperar a produção de testosterona de maneira natural:

  1. 1- Inclua atividades físicas na rotina. ...
  2. 2 – Mantenha o peso adequado. ...
  3. 3 – Busque gerenciar o estresse. ...
  4. 4 – Tenha um sono reparador. ...
  5. 5 – Diminua o consumo de álcool. ...
  6. 6 – Níveis de vitamina adequados.