Qual o nível hierárquico de um supervisor?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 4 de abril de 2023
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Conceituação de Níveis Hierárquicos

CONCEITUAÇÃO DE MERCADO - NÍVEIS DE CARGOS
LIDERANÇAPRESIDENTEA partir de 10 anos
DIRETORAcima de 5 anos
GERENTEDe 4 a 5 anos
COORDENADOR OU SUPERVISORDe 3 a 4 anos

Em geral, o gerente está hierarquicamente acima do supervisor nas demais áreas de atuação. Existe a possibilidade do supervisor desempenhar funções em conjunto ou com variação hierárquica ao coordenador.

Ambos os cargos exercem posições de liderança, mas com âmbitos de atuação claramente diferentes: a coordenação atua na esfera das tomadas de decisões, enquanto a supervisão, na esfera da prática, assim: O dia a dia de quem coordena estará sempre mais relacionado à organização e ao planejamento das ações.

Se a gente separar o organograma em duas partes, coordenadores, supervisores e encarregados ficam na parte de baixo. Na parte de cima, estão presidente, diretores, gerentes e chefes.

A denominação de nível de cargo – júnior, pleno, sênior – sempre gera divergências no mercado de trabalho. De fato, existem muitos critérios para definir experiências e habilidades profissionais. E essa definição não tão simples e nem se limita a anos de atuação, idade ou cursos de pós-graduação.

Profissão Supervisor Escolar: salário e carreira na área de ADMINISTRAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR

PORTE DA EMPRESASALÁRIO MÉDIO
TraineeSenior
Grande EmpresaR$ 4.411,35R$ 9.691,73
Média EmpresaR$ 2.940,90R$ 6.461,16
Pequena EmpresaR$ 1.960,60R$ 4.307,43

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas: Estratégico; Tático; Operacional.

A hierarquia de uma empresa é sempre dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso às vezes aconteça de forma inconsciente, e são eles os níveis estratégico, tático e operacional.

Chief Executive Officer

O cargo mais alto de uma empresa é o de CEO (Chief Executive Officer, ou diretor executivo). É ele o responsável por gerenciar toda a companhia, e isso inclui definir os próximos passos dela, definir a estrutura organizacional, a rentabilidade, comunicar-se com a diretoria, entre outras atribuições de grande impacto.

Essas posições dão à pessoa poder sobre os outros e autoridade para tomar decisões. Os chefes são frequentemente considerados como dirigentes e supervisores. Os líderes, por outro lado, abrem caminhos para sua equipe trilhar. Eles se posicionam e dão o exemplo para inspirar a ação dos colaboradores, e não exigi-la.

O que faz um supervisor? Basicamente, o supervisor é responsável por direcionar, conduzir e orientar processos e funcionários da empresa. Em geral, as organizações contratam supervisores para áreas específicas, como os supervisores de vendas, produção, Recursos Humanos (RH), logística, operações, entre outros.

Vc deseja uma outra função de chefia abaixo de Encarregado? Pode ser Supervisor.

O supervisor é responsável perante o gerente pelo desempenho de sua equipe, enquanto o gerente é responsável perante o conselho de administração pelo desempenho de seu departamento; O supervisor tem uma abordagem completamente introvertida, pois ele só precisa cuidar de seus colaboradores e de seu trabalho.

Se você ainda não sabe em qual nível hierárquico você se encontra, calma! É possível fazer isso por meio de uma autoavaliação. “Considere quanto tempo de experiência você tem naquela área, quais são suas competências técnicas e com que nível de autonomia você é capaz de executar o seu trabalho”, explica Ana.

=> É também chamada de supervisão de primeiro nível, por se tratar do escalão administrativo mais baixo e elementar dentro da hierarquia da empresa. São aqueles diretamente responsáveis pelas operações diárias da empresa. Os supervisores não dirigem as atividades de outros administradores, mas de executores.

Quem atua nesse nível está na alta gestão, ou seja, detém o poder. Assim, estabelece o que deve ser feito, quais recursos devem ser utilizados e de que forma o trabalho deve ser feito; Tático: ocupa papéis intermediários que exigem o aval da alta gestão.

Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

O nível hierárquico representa uma ordem que coloca as pessoas ou atividades em ordem de subordinação umas em relação às outras. O conceito de nível hierárquico também pode ser aplicado em outras áreas mais amplas e complexas, como é o caso da hierarquia das leis, urbana, entre outras.

A hierarquia é uma ordenação contínua de autoridades que estabelece os níveis de poder e importância, de forma que a posição inferior é sempre subordinada às posições superiores.

Geralmente, não há nenhuma diferença entre encarregado e supervisor.

É preciso, primeiro, estar atento. Depois, nunca deixar de aprender, seja com um curso de qualificação profissional, um tecnólogo, uma graduação ou uma especialização. Isso porque esse contexto de mercado constantemente exigirá um supervisor polivalente. Que entenda sua área analiticamente e que cuide da equipe.