Qual o nível de testosterona ideal para o homem?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Valores de referência da testosterona total

SexoIdadeNíveis normais de testosterona total
Masculino13 a 18 anos65 a 778 ng/dL
Masculino18 a 20 anos188 a 882 ng/dL
Masculino20 a 50 anos249 a 836 ng/dL
MasculinoSuperior a 50 anos193 a 740 ng/dL

Testosterona total menor que 250 ng/dL {ou testosterona baixa}: mesmo com esse resultado, é provável que outros exames sejam solicitados para confirmar o diagnóstico, como a dosagem de LH, FSH e da prolactina.

Os níveis de testosterona são medidos através de exame de sangue e indica a quantidade de testosterona no corpo. Esse tipo de exame é bem delicado, pois os valores podem alterar de acordo com o horário da coleta, idade e hábitos do paciente.

Comer mais zinco e vitaminas A e D
Assim, para aumentar naturalmente a testosterona é recomendado: Ingerir alimentos ricos em zinco, como ostras, fígado, feijão, castanha ou sementes de girassol, por exemplo; Ingerir alimentos ricos em vitamina D, como salmão, sardinhas ou ovo.

Hoje, sabe-se que pode acontecer uma grande diminuição dos níveis de testosterona em condições como obesidade grau 3, infecção pelo vírus HIV, estresse psicológico, doenças debilitantes, abuso do álcool e tabagismo ou como efeito colateral de medicamentos como os derivados da cortisona, por exemplo.

A reposição hormonal é recomendada quando a testosterona apresenta níveis abaixo da normalidade, ou seja, taxa abaixo de 350 ng/dL. Essa dosagem é encontrada a partir de um exame laboratorial de sangue.

Os médicos geralmente indicam a reposição quando a queda da testosterona está prejudicando a qualidade de vida do paciente ou oferecendo riscos à sua saúde.

Baixa libido, redução da fertilidade e disfunções sexuais, como a impotência. Físicas: Perda de força, aumento da gordura corporal, diminuição da massa muscular, redução da libido, cansaço constante, problemas com memória e desenvolvimento de resistência à insulina, gerando consequente risco de diabetes.

Em nosso meio as formas mais amplamente utilizadas são as injeções intramusculares de testosterona de curta ação, que necessitam de aplicações a cada 15 dias. São tratamentos eficazes e de baixo custo, embora sejam necessárias múltiplas aplicações.

Os níveis de testosterona normalmente começam a diminuir de forma gradual após os 30 anos. Para a maioria dos homens, o nível médio varia de 300 a 1000 nanogramas por decilitro de sangue. Mas esse nível pode oscilar muito de acordo com diversos fatores: sono, hora do dia, medicação.

Referência: Testosterona Livre Calculada (ng/dL): Homens Saudáveis (17-65 anos) : 2,62 a 16,7 Mulheres Saudáveis (17-50 anos) : 0,08 a 1,07 Mulheres pós menopausa(não tratadas): 0,01 a 1,07 Meninos (6 - 9 anos) : 0,03 a 0,97 Meninas (6 - 9 anos) : 0,03 - 0,81 OBS: Testosterona Livre Calculada através da dosa- gem de ...

Comportamento agressivo e irritabilidade. Puberdade precoce, em homens jovens. Calvície precoce. Paradoxalmente, excesso de “pilosidade” em outras partes do corpo.

Alimentos como o abacate, as ostras, os ovos e as carnes magras como salmão, frango e porco são excelentes fontes de proteínas além de outros nutrientes como zinco, o magnésio e tantos aminoácidos essenciais que podem auxiliar na síntese de testosterona e de massa muscular.

Os principais tipos de reposição de testosterona são injeções intramusculares, adesivos transdérmicos, implantes subcutâneos e comprimidos. O método de reposição hormonal deve ser feito de acordo com o objetivo, necessidade clínica e saúde atual, além de outros fatores a serem avaliados pelo médico.

Para ter aumento natural dos níveis da testosterona no sangue a alimentação é muito importante, principalmente com a ingestão de zinco e das vitaminas A e D. Estilo de vida saudável faz parte deste processo: praticar atividade física regular, principalmente musculação, além do sono regenerador.

Frutas. O nutricionista afirma: “frutas como maçã e banana colaboram na produção do zinco. Além disso, tomate, laranja, maracujá, limão e morango são ricos em vitamina C, importante aliada da produção hormonal de testosterona”.

Exercícios de alta intensidade e treinos de força
Os exercícios de alta intensidade aumentam os níveis de testosterona e previnem a sua deterioração. Há várias fórmulas que o podem ajudar a fazer subir os níveis desta hormona. Mas, atenção, deve consultar sempre o seu médico para não ter um efeito contraproducente.

Medicamentos Para Reposição Hormonal Com Testosterona

  • Androgel 50mg Besins Healthcare 30x5g. 23% OFF. R$ 327,37 R$ 254,49. Ver Descontos Convênio. 521329.
  • Androgel 25mg Besins Healthcare 30x2,5g.
  • Estandron-P Schering 1 X 1ml. Venda Sob Prescrição Médica.

Os treinos de força, feitos na musculação, se destacam para elevar a testosterona”, detalha Bruno Rua.

  1. 2 – Mantenha o peso adequado. “É importante manter o peso sob controle. ...
  2. 3 – Busque gerenciar o estresse. ...
  3. 4 – Tenha um sono reparador. ...
  4. 5 – Diminua o consumo de álcool. ...
  5. 6 – Níveis de vitamina adequados.

Os principais sintomas que podem sugerir a reposição hormonal são: declínio do interesse sexual; dificuldade de ereção; falta de concentração e capacidade intelectual; perda de pelos; ganho de peso à custa de gordura; diminuição de massa e força muscular; irritabilidade e insônia; entre outros.

Este medicamento é contraindicado:
Nos casos de câncer da próstata ou de câncer da glândula mamária do homem conhecidos ou suspeitos. Nos casos de hipersensibilidade conhecida à Testosterona ou a qualquer outro componente do gel. Este medicamento é contraindicado para uso em mulheres.