Qual o nível de saturação normal infantil?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O objetivo geral é manter o oxigênio do seu filho em um nível que atenda a necessidade corporal, geralmente 90% ou acima em determinados casos.

Vale lembrar que um índice de saturação esperado para a normalidade é, em média, acima de 95%. As exceções são pessoas com deficiências respiratórias crônicas como DPOC. Para elas, a saturação considerada normal tende a variar em torno de 90%.

Como o nome sugere, a dessaturação noturna é uma condição que aparece durante o período de sono e nem sempre retorna durante o dia. Ela tem relação com mecanismos fisiológicos do sono, além de surgir frequentemente em indivíduos com dois distúrbios: DPOC e apneia obstrutiva do sono.

O nível de oxigenação considerado preocupante para o médico seria abaixo de 94%, já para o médico Carlos Carvalho no podcast citado, o sinal vermelho para a leitura do oxímetro estaria abaixo de 91% e acima disso o paciente estaria no que ele chamou de sinal amarelo, estando em nível normal entre 97 e 100%.

Caso o índice esteja abaixo de 80%, a pessoa precisa ser internada com urgência, a fim de receber cuidados médicos em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI). Cabe ressaltar que os sintomas do coronavírus são, em alguns casos, muito parecidos com os da gripe.

Sempre que houver necessidade de fluxo de oxigênio maior que 5 L/min e saturação menor que 93% está indicada a realização de intubação traqueal e ventilação mecânica.

A saturação baixa em idosos é uma condição que ocorre quando o corpo não recebe oxigênio suficiente ou não absorve este gás de maneira adequada. Isso pode ocorrer devido a uma variedade de problemas médicos, como o distúrbio pulmonar obstrutivo crônico (DPOC) ou a apneia do sono, dentre outros.

“Entre 95% e 100%, a pessoa está bem. De 90% a 95%, gera preocupação. Abaixo de 90%, alguma medida precisa ser tomada, porque pode levar a uma situação de sofrimento, muitas vezes, irreversível dos órgãos”, aponta o neurocientista.

Falta de ar, respiração acelerada, palpitações, tontura, suor excessivo, desmaio e cianose (coloração arroxeada de dedos e lábios) são os principais. Além disso, o médico também pode identificar o problema através de exames físicos, como oximetria de pulso ou gasometria arterial.

A gente, indiretamente, infere que, se a saturação está boa (entre 93 e 95%), esse neném está bem oxigenado.

Ligue o aparelho e posicione-o na ponta do dedo indicador ou dedo médio de qualquer das mãos, por cerca de 1 minuto. O aparelho funciona melhor quando não há esmalte nas unhas e com a mão em temperatura corporal normal. O nível ideal de saturação, em geral, é entre 95% e 100%.

Na forma aguda, a pessoa pode sentir falta de ar extremamente incapacitante, palpitação cardíaca, tontura e desmaio. Em casos mais graves, pode levar a crises convulsivas, parada cardíaca e até mesmo a óbito.

A saturação da cor também se diz que é mais baixa quando se adiciona seu oposto (chamado complementar) no círculo cromático ou quando se adiciona uma outra cor qualquer. Para dessaturar uma cor sem que varie seu valor, deve-se converte-la em um cinza com maior ou menor intensidade em seu mesmo valor.

A saturação baixa em idosos é uma condição que ocorre quando o corpo não recebe oxigênio suficiente ou não absorve este gás de maneira adequada. Isso pode ocorrer devido a uma variedade de problemas médicos, como o distúrbio pulmonar obstrutivo crônico (DPOC), apneia do sono, dentre outros.

De maneira geral, 96% de concentração de oxigénio no sangue é considerado um valor normal, enquanto que valores na ordem dos 85% de concentração de oxigénio já são considerados uma dessaturação.

O manejo da COVID-19 nem sempre requer intubação. Opções não invasivas podem ser usadas, desde que o risco para o paciente seja prontamente identificado. pacientes com diagnóstico suspeito ou confirmado de COVID-19, com imediato encaminhamento se SpO2 < 95% (Saturação de Oxigênio menor que 95%).

Como eu sei se preciso de oxigênio? O médico calculará se você precisa de oxigenoterapia testando a concentração de gases no seu corpo. Esse teste é chamado de gasometria arterial e envolve a coleta de uma amostra de sangue de uma artéria (geralmente no pulso).

Uma vez ligado, basta colocar no dedo e esperar estabilizar – ou quando a curva, que aparece abaixo dos valores, ficar igual uma serrinha. “Isso indica que está tendo uma medida fidedigna”, explica. Os valores da saturação de oxigênio serão apresentados em %SpO2.

Aqui estão algumas práticas que ajudam a aumentar o oxigênio no sangue:

  1. Pratique atividade física regular. ...
  2. Alimentação saudável. ...
  3. Pratique exercícios de respiração. ...
  4. Evite fumar. ...
  5. Tome suplementos alimentares que aumentem os níveis de oxigênio.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, valores inferiores a 94% de saturação de oxigênio podem ser considerados como níveis de hipóxia (ausência de oxigênio suficiente nos tecidos).

O bebê ao respirar normalmente, não mexe o nariz. Portanto, se você notar que a parte lateral está se movimentando quando ele puxa o ar, significa que está tendo dificuldades para respirar.