Qual o nível de poluição?

Perguntado por: lmeireles . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

150-200: Insalubre - Toda a população pode começar a sentir os efeitos na saúde; membros de grupos sensíveis podem apresentar efeitos mais sérios de saúde. 200-300: Muito Insalubre - As advertências de saúde de situações de emergência.

Quais são os principais tipos de poluição?

  1. Poluição atmosférica. A poluição do ar se tornou uma grande preocupação no mundo. ...
  2. Poluição hídrica. ...
  3. Poluição do solo. ...
  4. Poluição térmica. ...
  5. Poluição sonora e visual. ...
  6. Poluição luminosa. ...
  7. Poluição radioativa.

Condições Meteorológicas para as próximas 24 horas: FAVORÁVEIS à dispersão dos poluentes: Dióxido de Enxofre, Partículas Inaláveis, Partículas Inaláveis Finas, Dióxido de Nitrogênio, Monóxido de Carbono e FAVORÁVEIS para Ozônio.

A poluição radioativa é o tipo mais perigoso de poluição. Ela é causada por resíduos de metais radioativos utilizados em usinas de energia nuclear, como o urânio, o plutônio e o cobalto.

Em grande parte, a indústria é um dos setores produtivos que mais poluem o meio ambiente — especialmente quando o tipo de poluição do qual estamos falando é o consumo de água e a consequente geração de efluentes.

O atual modelo de desenvolvimento tem usado o planeta além de sua capacidade de suporte, e o colapso dos sistemas vivos e os seus sinais já são visíveis por todo lado, como o aquecimento global, a perda maciça de florestas e biodiversidade, etc.

7 principais leis ambientais do Brasil e suas particularidades

  • lei da Política Nacional do Meio Ambiente.
  • lei dos Crimes Ambientais.
  • lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
  • lei de Recursos Hídricos.
  • lei dos Agrotóxicos.
  • novo Código Florestal Brasileiro.
  • lei da Política Nacional de Saneamento Básico.

Enquanto um novo ano se inicia, o mundo segue enfrentando uma série de desafios já conhecidos – a continuação da pandemia de COVID-19, queimadas recorrentes e crises prolongadas de mudança do clima, perda da biodiversidade, e poluição e resíduos.

Principais causas: Excesso de gases tóxicos nas atividades industriais, veículos de transporte, e incineração de lixo; desmatamento; queimadas e vulcões. Poluição atmosférica tem alcances globais, já que o ar se desloca. Além de ser um estresse ambiental aos ecossistemas, prejudica a saúde humana.

Os principais tipos de poluição são: atmosférica, hídrica, dos solos, visual e sonora. Trata-se de problemas socioambientais que prejudicam enormemente a qualidade de vida.

Suas causas antrópicas são principalmente a queima de combustíveis fósseis, a produção industrial e geração de energia por usinas. Já suas causas naturais são as erupções vulcânicas, as queimadas naturais, os animais e a decomposição da matéria orgânica.

Belo Horizonte

Belo Horizonte é a metrópole brasileira com melhor nível de qualidade do ar. A informação é de um estudo divulgado na última segunda-feira (26) pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que envolveu 1.200 cidades de todo mundo.

Na área ambiental, observamos a degradação crescente e acelerada dos biomas brasileiros, além da contaminação das águas, solos e atmosfera. De modo mais geral, é claro o projeto de desmonte de políticas públicas em áreas vitais como educação, ciência, saúde e meio ambiente, e ele segue a todo vapor.

Altamira e São Félix do Xingu, no Pará, lideram a lista, seguidos por Porto Velho (RO) e Lábrea (AM). Em 2019, os 10 emitiram juntos 198 milhões de toneladas brutas de dióxido de carbono equivalente (MtCO2e). Isso corresponde a mais poluição na atmosfera do que todas as emissões de países como Peru e Holanda.

Apesar de ser considerada uma cidade muito mais limpa do que seu histórico, Cubatão ainda aparece no topo da lista de cidades poluídas, com 48 microgramas de poluentes por metro cúbico.

Os agentes poluidores do ar são: as indústrias, a queima de combustíveis fósseis e as usinas termoelétricas.

Suíça

As universidades norte-americanas de Columbia e Yale realizaram uma pesquisa para identificar os países mais limpos do mundo. A Suíça encabeça a lista mundial, seguida por Suécia e Noruega. Na América latina, a Costa Rica lidera o ranking.

O título de menor poluente entre os países não-insulares, por sua vez, está com Liechtenstein, considerado um “microestado” fronteiriço entre a Áustria e a Suíça. O país é controlado por um dos príncipes mais ricos do mundo, Hans-Adam II, que também controla um banco na pequena nação de 37 mil pessoas.

“Se todos concordassem em se tornar vegetarianos, deixando pouco ou nada para o gado, os atuais 1,4 bilhão de hectares de terra arável (3,5 bilhões de acres) sustentariam cerca de 10 bilhões de pessoas”, escreveu Wilson.

Cerca de um bilhão de anos depois de se expandir em uma gigante vermelha, o Sol entrará em colapso e se transformará em um corpo estelar denso — uma estrela anã branca com cerca de metade de sua massa original, espremida em uma esfera do tamanho da Terra. Esse processo também pode causar danos a planetas próximos.