Qual o nível de atenção do CAPS?

Perguntado por: oramires2 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

A rede secundária contempla três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): o CAPS II, o CAPSad e o CAPSi. Na atenção terciária, há a retaguarda de um serviço de emergência com leitos psiquiátricos, além dos de internação de saúde mental no hospital geral.

A unidade é responsável pelo atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos visando a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade. Para alcançar esse objetivo, o Caps conta com uma equipe multiprofissional e com atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são destinados ao atendimento de pessoas com sofrimento mental grave, incluindo aquele decorrente do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.

Quais são os níveis de atenção à saúde?

  • Primário. Esse nível é o contato inicial para prevenção e redução de risco de doenças. ...
  • Secundário. A complexidade do atendimento neste nível é maior e o paciente já entra em contato com profissionais da saúde mais especializados, como cardiologista e oftalmologista. ...
  • Terciário.

A promoção da saúde mental na atenção básica se dá pela proximidade entre o paciente e o profissional de saúde, que conhece as características da comunidade e do território em que está a UBS ou hospital onde trabalha. Durante o atendimento, é comum a pessoa em sofrimento emocional acabar desabafando.

O nível de atenção terciário compreende os hospitais de grande porte, sendo privados ou públicos. Eles são aptos para receberem casos de alta complexidade e que necessitam de atendimento especializado, invasivo, rápido e de urgência. A atenção terciária entra em cena quando a vida do paciente está em risco.

Terciário. No nível terciário de atenção à saúde estão os hospitais de grande porte (alta complexidade), subsidiados pela esfera privada ou pelo estado. Nessas instituições podem ser realizadas manobras mais invasivas, caso haja necessidade, intervindo em situações nas quais a vida do usuário do serviço está em risco.

O conceito de níveis de complexidade aponta tanto para o desenvolvimento individual quanto para o organizacional. À medida que um indivíduo se desenvolve, tende a aumentar sua contribuição à organização, aplicando novos conhecimentos, implantando processos, ampliando e sofisticando tecnologias.

As modalidades de atendimento nos CAPS são: (1) hospitalidade integral, na qual o usuário permanece internado; (2) hospitalidade diurna; (3) hospitalidade noturna; (4) atendimentos individuais, realizados exclusivamente com o usuário e família na forma de entrevistas, aconselhamento ou intervenções terapêuticas de ...

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pes- soas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A Rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS).

O acolhimento tem sido a porta de entrada para o tratamento no CAPS ad. O usuário pode chegar prontamente, sem agendamento e iniciar seu tratamento na unidade. Inicialmente o usuário terá uma escuta do profissional que está no acolhimento no período.

Quem pode ser atendido no CAPS? Pessoas com transtornos mentais severos e persistentes (adultos e, também, crianças e adolescentes), incluindo as enfermidades secundárias ao uso de substancias psicoativas (álcool e outras drogas).

O foco são usuários adultos com transtornos mentais graves e persistentes, transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

O CAPS i II é direcionado para atender crianças e adolescentes. Já o CAPS ad II oferece atendimento para os pacientes com transtornos resultantes do uso e dependência de substâncias psicoativas. As populações acima de 200.000 habitantes contam com a regulamentação de um tipo específico de CAPS III, o CAPS ad III.