Qual o nível de água da Cantareira hoje?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Atualmente estão armazenados 1117.2214 milhões de m3 no sistema Cantareira.

O Sistema Cantareira registrou nesta sexta-feira (10) um volume útil de 74,9%, maior percentual de armazenamento de água desde 10 de março de 2012, quando atingiu 75,6% da capacidade.

UOL Explica o que acontece no Cantareira
Além de ter suas principais represas distantes da capital —onde choveu mais—, o sistema também ficou com o solo ressecado com a falta de chuvas nos últimos meses —o que dificulta a absorção de água.

O reservatório do Alto Tietê tem operado com nível de 51,2%. O do Guarapiranga com nível próximo dos 80% e, o de Cotia, com nível de quase 68%. O Rio Grande é o que está em melhor situação, operando acima de 102% de seu nível. O São Lourenço está em 98,7%.

O reservatório tem capacidade de armazenamento de 7 bilhões de litros e fica mais cheia porque recebe o volume captado nos reservatórios Jaguari-Jacareí, Cachoeira e Atibainha, que estão em áreas mais altas.

das águas provenientes dos rios Jaguari, Cachoeira, Atibainha e Juqueri, estabelecendo um prazo de 30 anos de vigência para essa autorização. O Sistema Cantareira é um conjunto de seis represas: Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha, Águas Claras e Paiva Castro.

De 2021 a 2023, o índice de armazenamento de água passou de quase 41% para 48,5%. É o maior nível nos últimos seis anos. A recuperação dos mananciais significa um pouco mais de tranquilidade para quem fornece e para quem consome essa água.

Hoje, todas as represas que abastecem a Grande São Paulo estão em níveis mais baixos do que no ano passado. O sistema Rio Claro é o que apresenta a maior diferença no volume de água desse ano em relação ao mesmo período do ano passado: 101,9%, em 2020, contra 45,8% em 2021.

Durante o verão de 2022/2023, compreendido entre os dias 21 de dezembro de 2022 e 20 de março de 2023, o sistema Cantareira registrou um total de 798,2mm de chuva, representando 18,3% a mais em relação à sua média Climatológica para essa estação, que é de 674,8mm.

O Sistema Cantareira é o reservatório que abastece 46% da população da RMSP (Região Metropolitana de São Paulo). Ele é composto por seis represas, que juntas possuem uma capacidade de armazenamento de quase 1 trilhão de litros de água.

Na Represa de Guarapiranga, o nível de água hoje é de 74,7% quando o histórico é de 41,5%. O reservatório de Cotia está hoje com 84,1% da sua capacidade de armazenamento ocupada, diante de uma média histórica de 51,3%. Rio Grande está com quase toda a sua capacidade ocupada.

represa de Jurumirim

A represa de Jurumirim, maior e mais bonita do Estado de São Paulo, é o cenário perfeito para a prática de esportes e para o lazer nos empreendimentos da série Terras de Sta. Cristina. É, formada pelas águas do rio Paranapanema, um dos mais importantes do Estado, por sua pureza e qualidade da água.

Em abril de 2011, o nível do lago chegou a 99,05%, a maior já registrada até hoje.

A Represa de Guarapiranga é um reservatório para o abastecimento de água potável situado na divisa entre os municípios de São Paulo (Zona Sul), Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu, no estado de São Paulo, no Brasil, oferecendo e abastecendo água para mais de 4 milhões de pessoas no Estado.

O Sistema Cantareira ou Sistema Produtor de Água Cantareira, conhecido atualmente como um dos maiores do Planeta, foi constituído em meados de 1960, como uma iniciativa do governo de São Paulo para transformar o abastecimento de água da área metropolitana paulista em um processo mais resistente.

Os mananciais são as fontes primárias da água consumida em indústrias, empresas e residências – e de lá, o recurso é transportado para as estações de tratamento. As reservas podem se originar tanto de rios, lagos ou represas, como de lençóis freáticos ou poços profundos.

O Sistema Cantareira como um todo armazena aproximadamente 1,2 trilhão de litros de água, sendo 982 bilhões de litros acima do nível das comportas de transporte por gravidade (também conhecido como volume útil) e o restante abaixo das comportas, volume denominado “reserva técnica”.

O sistema Mambu/Branco atende diretamente aos municípios de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e São Vicente (área continental). Indiretamente, o sistema contribui com o abastecimento dos municípios do Guarujá, Santos e Cubatão, por meio do sistema integrado.

Aquífero Guarani

No Brasil, um dos aquíferos subterrâneos de maior importância é o Aquífero Guarani, considerado a maior reserva de água doce do planeta, com um volume de água estimado em aproximadamente 55.000 km³ e uma profundidade máxima em torno de 1.800 m.

Barragem de Itaipu

Barragem de Itaipu
Pois a barragem possui 196 metros, que faz dela a mais alta do País.