Qual o nível correto do líquido de arrefecimento?

Perguntado por: procha . Última atualização: 2 de junho de 2023
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A quantidade de líquido de arrefecimento deve ficar entre as duas marcas. Abaixo do mínimo, pode faltar. Acima do máximo também causa problemas. Não é normal baixar o líquido frequentemente, principalmente nos carros com o sistema selado (a maioria que está nas ruas hoje).

É recomendado sempre acompanhar o marcador de temperatura presente no painel. Essa é uma tarefa simples e que pode ser feita com o veículo em funcionamento. Se a temperatura aumentar e/ou a luz de alerta acender, é sinal de que o fluido está abaixo do nível ou que existe um possível vazamento no sistema.

Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.

Líquido de arrefecimento
Além disso, serve como lubrificante de todas as peças com que a água tenha contato, que são: radiador, válvula termostática, sensor de temperatura e bomba d'água. O recomendado é que toda a água e o aditivo do sistema de arrefecimento sejam trocados a cada 2 anos.

Falta de água no radiador
Mesmo com a ventoinha funcionando a todo vapor, se houver falta de líquido, o motor pode sofrer com superaquecimento, danificando o componente e também a chamada bomba d'água.

Se a água está abaixo do nível ideal, o motor acaba funcionando em uma temperatura mais alta do que deveria e pode superaquecer, o que pode danificar peças importantes do carro, como juntas, selos e o próprio radiador, além de causar danos sérios ao sistema do veículo.

“O normal seria não baixar nunca. Mas há sistemas que tem pequena perda por evaporação, o que podemos considerar comum completar o líquido entre as marcas mínimo e máximo em até 200 ml em uma semana”, diz.

O radiador deve ter pelo menos 1 litro de aditivo e o restante deve ser completada com água pura, dessa forma o aditivo deve ser misturada a água do radiador, os fabricantes devem indicar o melhor para o seu veículo. Evite marcas desconhecidas, já que as porcentagens das substâncias podem ser diferentes.

Segundo o INMETRO, as cores são meramente comerciais e não influenciam nas propriedades ou no desempenho dos fluidos. Na maioria das vezes, os fluidos orgânicos costumam ter a cor amarela, rosa ou vermelha, enquanto os inorgânicos são verdes ou azuis.

sobre o reservatório de expansão né não devemos encher demais o nosso reservatório de expansão todos reservatórios exposição antena indicação aqui né de mínimo e máximo e devemos respeitar o fabricante né se você encher muito aqui pessoal eu achei muito até a boca aqui você pode criar uma pressão no sistema né onde o ...

Para identificar se o vazamento de água no motor está vindo do radiador é preciso primeiramente ter um dia com tempo seco. Após deixar o carro esfriar, passe mão por baixo do radiador. Se for percebido a presença de água na região, é possível que esteja havendo um vazamento.

A troca do líquido de arrefecimento deve ser realizada sempre com o motor frio e o carro desligado. Nessas condições, o motorista pode abrir a tampa de expansão do radiador e soltar a mangueira inferior, para que o líquido possa escoar.

Em um carro fervendo, o principal sinal do superaquecimento está no painel do veículo. Primeiro, confira onde está o ponteiro que indica a temperatura do motor. A maioria dos automóveis também possuem uma luz vermelha que acende quando a temperatura da água do radiador está alta demais.

A ventoinha é acionada eletronicamente quando o sensor de temperatura causa uma elevação da temperatura de água no sistema. É responsável por ajudar na refrigeração, mas não é uma peça que deve ficar ligada o tempo todo. Assim que você desliga o veículo, a ventoinha não pode ficar ligada mais do que 10 minutos.

Caso não haja água destilada por perto para completar o nível, coloque água filtrada, pois terá impurezas reduzidas e não contaminará o sistema de arrefecimento.

Apesar da recomendação para que a limpeza seja feita na oficina, o dono de automóvel deve ficar atento à manutenção do sistema de arrefecimento.