Qual o nível alfabético?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Nível alfabético – reprodução dos fonemas. O último nível desta evolução é quando a criança consegue perceber o valor das letras e sílabas. É o chamado nível alfabético, no qual o estudante passa a reproduzir adequadamente todos os fonemas de uma palavra, percebe o modo de construção do código da escrita.

Na etapa silábico-alfabética, os alunos que antes representavam cada emissão sonora com apenas uma letra não se contentam mais com isso, e nessa construção do conhecimento passam agregar mais letras para representar uma determinada emissão sonora.

A escrita é uma representação gráfica com significados. Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

FASESILÁBICA
Nesse nível a criança começa a perceber a correspondência entre as letras daquilo que é falado. Interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma, cada sílaba representa uma letra.

Cartazes alfabeto quatro tipos de letras: cursiva, bastão, minúscula, maiúscula!

A criança não diferencia letras de números. Demonstra que ainda não entende a escrita como representação gráfica da fala. Nesse momento, muitas crianças acreditam que, para escrever uma palavra, são necessárias pelo menos três letras (critério da quantidade mínima de caracteres).

1. Relativo às sílabas. 2. Diz-se da escrita em que cada sílaba é representada por um sinal.

Quando as crianças em fase de alfabetização são solicitadas a ler textos sem saber o que está escrito e o ensino é pautado apenas na memorização das sílabas, de forma descontextualizada, elas acabam identificando as letras, mas não entendem as palavras.

Estar alfabético significa que a criança já domina as relações entre fonemas e grafemas, fazendo uso de forma pertinente na escrita de palavras. Já estar alfabetizado, significa que o aluno lê, compreende e produz pequenos textos com autonomia.

No Ciclo de Alfabetização, o ensino de Língua Portuguesa encontra-se geralmente organizado em torno de quatro grandes eixos de ensino: (i) leitura de textos; (ii) produção de textos; (iii) oralidade e (iv) conhecimentos linguísticos.

A escrita alfabética é um sistema um sistema notacional e não um código, pois ele envolve processos mentais complexos e não apenas memorização; Apreciação de sentidos e não apenas atividades mecânicas; consciência fonológica e não apenas prontidão; Leitura com significado e não apenas decodificação.

Os 4 níveis de leitura de Mortimer Adler: elementar, inspecional, analítico e sintópico

  • Leitura elementar,
  • Leitura inspecional,
  • Leitura analítica,
  • Leitura sintópica.

No estágio ortográfico, a criança passa ao reconhecimento visual direto das palavras, pela estratégia lexical, e não está mais na decodificação — estratégia fonológica. Vale ressaltar que, as estratégias usadas em cada estágio não são excludentes e podem existir ao mesmo tempo.

Aprender as letras do alfabeto, sua ordem e reconhecer seus fonemas e grafemas. Nomear as letras do alfabeto e recitá-las na ordem; reconhecer fonemas e grafemas; comparar palavras. fonemas e grafemas. grafemas e fonemas do alfabeto.

O aluno pré-silábico dita os nomes a serem escritos e o aluno em hipótese silábica escreve. Assim começa o primeiro conflito para os alunos do primeiro nível, que ainda não associam a escrita à fala. A fala é associada à escrita em um contexto real no processo de ditar para outra pessoa escrever.

O padrão de leitura poderia ser identificado como silabado (Ex: O me-ni-no sa-iu de ca-sa), pausado (com prolongamentos entre as palavras) ou fluente (sem pausas grandes, com contorno prosódico).

Alfabetizado 2: Para cada som pronunciado, a criança associa uma letra, já domina os encontros consonantais; começa a reconhecer os dígrafos (NH, CH, LH); reconhece sílabas complexas (encontros consonantais, N e M, R e S, em final de sílaba, sílabas com 4 e 5 letras); produz textos curtos com erros fonéticos, ...

Quais são as fases da alfabetização?

  • Pré-silábico. Quando a criança está no nível pré-silábico, ela expressa conhecer a função da escrita, identificando-a como representação dos sons da fala, mas ainda não conhece suas convenções. ...
  • Silábico. ...
  • Silábico-alfabético. ...
  • Alfabético. ...
  • Assine o podcast!

Tipos de Alfabeto

  • Alfabeto Grego. O alfabeto grego antecede os alfabetos modernos e surge após um período de 200 anos de evolução do alfabeto fenício, entre 1000-800 a. ...
  • Alfabeto da Língua Portuguesa. ...
  • Alfabeto Árabe. ...
  • Escrita Chinesa. ...
  • Morse. ...
  • Alfabeto Fonético Internacional.