Qual o nervo responsável pela inervação dos músculos da face?

Perguntado por: rcordoba . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

nervo facial

O nervo facial (VII) é o responsável pela inervação motora dos músculos faciais. Esse nervo possui uma raiz motora e uma raiz sensitiva/parassimpática. O VII nervo craniano supre todos os músculos relacionados com a expressão facial.

Nervo trigêmeo

V – Nervo trigêmeo
Possui importantes funções, como a sensibilidade geral da face, de parte da língua e até mesmo da meninge dura-mater e, além disso, possui sua função motora, sendo importantíssimo para a inervação de músculos responsáveis pela mastigação.

O nervo facial possui 3 principais componentes, com funções descritas a seguir:

  • Fibras eferentes viscerais especiais: Mímica facial;
  • Fibras eferentes viscerais gerais: Secreção das glândulas lacrimal, sublingual e submandibular;
  • Fibras aferentes viscerais especiais: Gustação dos 2/3 anteriores da língua.

A inervação dos músculos estriados esqueléticos dá-se pela placa motora, também chamada de junção mioneural, O terminal axônico apresenta vesículas sinápticas e libera, ao receber um impulso nervoso, acetilcolina. A acetilcolinatorna o sarcolema mais permeável ao sódio, o que resulta na despolarização.

O primeiro ramo do nervo trigêmeo, o oftálmico (V1), é responsável pela inervação sensitiva das estruturas oftálmicas, fronte superior da face e nariz. Em associação com ramos terminais do nervo oftálmico, o nervo maxilar (V2) é o responsável por inervar a cartilagem nasal.

O ramo bucal do nervo facial é responsável pela inervação de todos esses músculos que possuem diversas funções, como: Dilatar a narina. Franzir o nariz e gerar as rugas verticais da testa.

O nervo vago controla funções involuntárias do corpo e, uma vez que contém tanto fibras sensoriais como motoras, é responsável por sensações e por movimentos e gere funções corporais como: Ritmo cardíaco e pressão arterial. Respiração.

INERVAÇÃO DA FACE
Os nervos cranianos possuem função motora e sensitiva, sendo que cada um tem suas funções específicas. Para a prática clínica, os dois nervos mais relevantes são o trigêmeo e o facial.

O nervo hipoglosso é um nervo motor e controla os músculos da língua que permitem a fala e a deglutição. Os músculos extrínsecos da língua ajudam esse órgão a se mover em direções diferentes, enquanto os músculos intrínsecos a ajudam a fazer movimentos como enrolar, de acordo com o livro Anatomy and Physiology.

III par – Nervo Oculomotor
Esse nervo, diferentemente dos dois primeiros, é exclusivamente motor, sendo responsável principalmente pela motricidade extrínseca dos olhos. Dessa forma, ele inerva os músculos que fazem nossos olhos se mexerem: o reto superior, reto inferior, reto medial e oblíquo inferior.

Os músculos faciais abrangem cerca de 20 músculos esqueléticos e planos, que se localizam abaixo da pele do rosto. Portanto, a maior parte desses músculos se originam do crânio ou de estruturas fibrosas e se irradiam para a pele através de um tendão elástico.

É assim chamado por possuir três ramos: o mandibular, o oftálmico e o nervo maxilar. É um nervo com função mista (motora e sensitiva), porém há o predomínio de função sensitiva. Controla, principalmente, a musculatura da mastigação e a sensibilidade facial.

É um dos maiores nervos cranianos. Sua origem aparente no encéfalo se localiza entre a região lateral da ponte e o pedúnculo cerebelar médio, com uma grande raiz sensitiva e uma pequena raiz motora.

O nervo vago, décimo par craniano, é o maior e mais complexo dos nervos cranianos. Ele difere dos outros pares cranianos por inervar principalmente órgãos do tórax e do abdome, e em menor proporção, da cabeça e do pescoço.

músculos tríceps braquial

– Nervo Radial: tem origem nos ramos do 5º ao 8º nervo cervical e 1º nervo torácico. Responsável pela inervação dos músculos tríceps braquial, braquiorradial, extensor radial longo e curto do carpo, supinador e os músculos da região posterior do antebraço.

Sinônimos: Divisão maxilar do nervo trigêmeo, Nervo craniano Vii , mostrar mais... O nervo trigêmeo é o quinto dos doze nervos cranianos, e é dividido em três ramos principais: o nervo oftálmico, o nervo maxilar e o nervo mandibular.

Como o IX desempenha suas funções? Basicamente, o nono par, sendo um nervo misto, apresenta funções motoras e sensoriais, viscerais motoras e sensoriais, sendo elas: a gustação ou paladar, a salivação, a deglutição; e contribui para o controle da pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória.

O nervo oftálmico faz parte do reflexo corneano e, juntamente com o nervo maxilar, do reflexo palpebral. Em situações normais, a estimulação da córnea ou a aproximação súbita de um objeto ao olho causa o fecho automático das pálpebras como reflexo protetor.

Para que você saiba quais são os músculos da face envolvidos no processo de mastigação, temos: três elevadores (masseter, temporal, e pterigóideo medial) e um protrusor (pterigóideo lateral). Eles recebem a inervação do nervo trigêmeo, por meio de sua raiz motora, o nervo mandibular.