Qual o navegador mais econômico?

Perguntado por: emonteiro3 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

E de acordo com testes realizados no laboratório da Microsoft, foi possível constatar que o navegador de internet Microsoft Edge pode ser mais de 70% mais eficiente no consumo de energia em relação ao Google Chrome.

Quando o assunto é desempenho, saiba que o Microsoft Edge é considerado o melhor navegador de internet. Isso porque ele é o navegador que menos utiliza memória RAM de um PC, se comparado aos seus concorrentes diretos.

Durante muito tempo, os testes de avaliação de desempenho dos navegadores apontou a superioridade do Google Chrome no quesito consumo de energia.

1. Mozilla Firefox — iOS, Android, MacOS e Windows. O Firefox é considerado por muitos como o navegador mais rápido da atualidade. Com versões para PC e mobile, ele se destaca pelo rápido carregamento de sites e, principalmente, por consumir menos memória RAM do que os seus concorrentes.

O Opera é um navegador leve, que não consome muitos recursos do PC. Isso significa que ocupa muito menos espaço em disco e memória do que os principais concorrentes, sendo um bom candidato a quem tem PC fraco.

Por falar em configurações, o Edge, apesar de leve, ainda não tem a mesma velocidade e desempenho do que Chrome, Mozilla e outros navegadores do mercado. Talvez seja porque o Edge usa menos RAM e, por consequência, tenha menos capacidade de desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo.

O Brave é um dos navegadores mais seguros do mercado atual. Ele bloqueia anúncios e rastreadores invasivos à privacidade, bloqueia o armazenamento de dados de terceiros, protege contra impressão digital do navegador, aprimora todas as páginas da web possíveis para proteger conexões HTTPS e faz tudo isso por padrão.

Desative extensões e temas que consomem muitos recursos
Extensões e temas podem fazer o Firefox usar mais recursos do sistema do que o normal. Para determinar se uma extensão ou tema está fazendo o Firefox usar recursos demais, inicie o Firefox em modo de solução de problemas e observe o uso de memória e CPU.

Para quem procura um navegador web rápido, leve, seguro e cheio de recursos, a melhor opção no mercado atual é o Brave. Ele conta com recursos especiais para garantir a privacidade e a segurança dos usuários, como uma janela com Tor e um bloqueador que evita o rastreamento de anúncios.

O navegador mais usado do mundo é o Google Chrome. Atualmente, o programa do Google detém cerca de 65,7% do mercado, segundo estatísticas do StatCounter, sendo a opção de aplicativo favorita da maioria das pessoas tanto no PC quanto no celular por uma larga vantagem em relação ao segundo colocado.

O Google Chrome é um navegador que consome muita memória RAM, por um motivo básico: ele foi desenvolvido de forma a tratar cada aba, plugin, extensão e ferramenta em segundo plano como um processo próprio e separado. Dessa forma, quando um travar, ele não inutiliza todo o navegador e força o usuário a encerrá-lo.

Quais os navegadores mais usados no mundo?

  1. Chrome (65,12% do mercado)
  2. Safari (18,86% do mercado) ...
  3. Edge (4,11% do mercado) ...
  4. Firefox (3,29% do mercado) ...
  5. Samsung Internet (2,95% do mercado) ...
  6. Opera (2,12% do mercado) ...

Opera vs. Chrome. O navegador Opera é mais rápido, mais seguro e muito mais privativo que o Chrome.

Para aqueles que preferem usabilidade e praticidade na conexão com as contas e serviços do Google, o Chrome pode ser uma excelente opção. Já aqueles que querem mais rapidez, privacidade e segurança de dados, o Firefox acaba sendo a melhor opção.

Em 20 Fevereiro de 2008, o navegador parou de receber qualquer tipo de atualização. Há exatos dez anos, se encerrava uma era. Quanto ao Internet Explorer, sua supremacia logo seria ameaçada pelo Firefox, descendente daquele mesmo código-fonte do Netscape compartilhado anos atrás.

O Microsoft Edge salva o histórico de navegação—informações sobre sites que você acessa—em seu dispositivo. Dependendo das suas configurações, esse histórico de navegação será enviado à Microsoft, que nos ajuda a localizar e corrigir problemas e melhorar nossos produtos e serviços para todos os usuários.

Microsoft Edge: o sucessor do Internet Explorer vem para reconquistar espaço da empresa entre navegadores. A Microsoft teve uma grande vantagem ao longo dos anos ao poder embutir o Internet Explorer com as instalações do Windows.

Sincronização entre dispositivos
A experiência de usar o Chrome num computador e no celular é bastante fluida e configurada sem dificuldades. O Edge até sincroniza dados entre dispositivos, sim. Contudo, a força do navegador está na sua relação com o Windows.