Qual o músculo antagonista do bíceps?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

A supinação é mais poderosa com o cotovelo em flexão. Além dessas funções de movimentação, o bíceps braquial possui a importante tarefa de segurar a cabeça umeral na articulação do ombro. O seu antagonista é o músculo tríceps braquial, localizado no compartimento posterior do braço.

Os músculos agonistas são responsáveis diretamente pelo movimento desejado, sendo os principais agentes na execução de um movimento; os antagonistas são músculos que oferecem resistência à ação do músculo agonista; e os sinergistas são músculos que auxiliam os antagonistas, garantindo que não ocorra movimentos em ...

O bíceps é um músculo formado por duas divisões principais: cabeça curta e cabeça longa. São tendões que começam na região dos ombros e se estendem formando a grande região do bíceps. Logo, para deixar o seu músculo maior e mais definido é preciso trabalhar com exercícios focados e que favoreçam essas duas regiões.

Os antagonistas são classificados em:

  • parcial/total.
  • reversível/irreversível.
  • competitivo/alostérico.

coracobraquial) e os antagonistas serão os extensores de ombro (m. deltoide [porção posterior], m. tríceps braquial, m. grande dorsal, m.

# Músculo antagonista: o antagonista é o músculo contrário do movimento que você está realizando, então, se você está fazendo um supino reto na barra, treinando o peitoral, o oposto deste treinamento é um exercício de costas.

Sendo assim, dizemos que, na flexão do cotovelo, o bíceps é o agonista (motor primário da ação) e o tríceps o antagonista (motor primário da ação contrária).

b) Antagonistas: músculos que se opõem à ação dos agonistas. Quando o agonista contrai-se, o antagonista relaxa progressivamente produzindo um movimento suave.

Os músculos do manguito rotador trabalham em sinergismo, sendo responsáveis por manter a cabeça do úmero centralizada na fossa glenóide durante a movimentação do braço.

O músculo agonista diz respeito ao músculo principal que será treinado e é o mais ativado durante o movimento. Já o antagonista é o músculo contrário ao que está sendo exercitado. Mas, é importante ressaltar que se o controle do peso não for bom, um dos músculos trabalhados receberá mais estímulos do que o outro.

a) Agonistas: são os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Ex: realizar uma flexão de cotovelo, o agonista é o bíceps braquial. b) Antagonistas: músculos que se opõem à ação dos agonistas.

Nota de escopo
Músculo triangular espesso no OMBRO cuja função é aduzir, flexionar e estender o braço. É um sítio comum de INJEÇÕES INTRAMUSCULARES.

O músculo bíceps tem duas cabeças, a cabeça curta e a cabeça longa, distinguindo-se de acordo com sua origem no processo coracoide e no tubérculo supraglenoide da escápula, respectivamente.

A principal função do bíceps é a supinação – ou virar a palma da mão para cima. De forma secundária, ele auxilia na flexão do cotovelo. Ele também tem participação na flexão da articulação do ombro.

Tríceps braquial

Tríceps braquial
Ele é o maior músculo do braço e o único ocupante do compartimento posterior do braço, sendo claramente visível na parte de trás do braço, especialmente em atletas bem treinados. Como o próprio nome sugere, o tríceps é composto por três cabeças: longa, lateral e medial.

O que é Antagônico:
Exemplo de antagonismos: guerra e paz, amor e ódio. Antagônico é uma expressão que se refere a tudo aquilo que apresenta antagonismo, ou seja, tudo que se apresenta de forma contrária, que faz oposição entre duas noções, dois conceitos, duas ideias.

substantivo masculino Falta de compatibilidade; oposição de ideias, de pontos de vista; oposição, incompatibilidade: há um antagonismo entre suas ideias e suas propostas. Rivalidade entre grupos sociais; competição.

1 Que ou aquele que é e age contrário ou em sentido oposto a alguém ou alguma coisa; adversário, opositor. 2 Farm Diz-se de ou agente, substância ou droga que, no mesmo sistema, inibe ou anula a ação de outra.

deltoide

Abdução do ombro
Os responsáveis por este movimento são o deltoide anterior e médio, o supraespinhoso e o bíceps.

bíceps braquial

Daí, o músculo agonista de flexão do braço é o bíceps braquial.

músculo deltóide

A porção acromial do músculo deltóide e o músculo supraespinal são os principais abdutores da articulação do ombro.