Qual o município mais violento do Estado do Ceará?

Perguntado por: lpacheco . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Das 30, a primeira colocada é uma cidade do Ceará: São João de Jaguaribe. Além dela, o Estado detém mais 3 cidades entre as 30 mais violentas do país. Em 2021, como mostrou o Anuário de Segurança Pública, o Brasil teve o menor número de homicídios dos últimos dez anos.

Mas é o Nordeste que predomina no ranking – mesmo com queda nos homicídios totais – com a cidade de São João do Jaguaribe, no Ceará, na primeira colocação com uma taxa de 224 homicídios para cada 100 mil habitantes e outras 17 cidades com taxas superiores a cem homicídios por 100 mil habitantes.

A severidade da pobreza é mais forte no município de Antonina do Norte, com um índice de 25,7%, o 8º maior no Brasil.

Caucaia

Caucaia: uma das melhores cidades do Ceará para se viver, Caucaia é o segundo município mais populoso do estado. Viveu grande período de crescimento econômico recentemente, o que a fez melhorar a infraestrutura urbana, oferecendo excelentes condições para o setor turístico e de serviços.

Cidades com as menores temperaturas:

  • São Bendito: 17,2ºC.
  • Poranga: 18ºC.
  • Guaramiranga: 18,2ºC.
  • Crato: 18,6ºC.
  • Aiuaba: 19ºC.

Uma das mais belas paisagens cearenses está em Beberibe, a apenas 80 km de Fortaleza. A areia de várias colorações da Praia de Morro Branco é utilizada para silicografia, arte feita dentro de garrafas, e serve de cenário para fotos impressionantes.

Os municípios de Ipojuca em Pernambuco e Cabedelo foram destaque na divulgação do recorte de segurança do ranking connected smart cities figurando entre as dez cidades mais seguras do Brasil.

Em 2021, Fortaleza figura como a 11ª capital no ranking, aparecendo antes de João Pessoa (12ª), Teresina (15ª), Salvador (16ª), Recife (17ª), Natal (18ª), São Luís (19ª), Aracaju (20ª) e Maceió (23ª).

São João do Jaguaribe, a 217 km de Fortaleza, lidera a taxa de homicídios no Brasil. A taxa de mortes violentas intencionais entre 2019 a 2012 é de 224. Outras três são Guaiúba, Chorozinho e Ibicuitinga.

A edição 2022 da lista de bilionários brasileiros da Forbes traz 16 cearenses. O empresário Mário Araripe, de 66 anos, lidera a lista, com fortuna de R$ 10,42 bilhões. Mário Araripe é fundador da Casa dos Ventos.

Fortaleza lidera a lista, seguida por Maracanaú, Caucaia, Juazeiro do Norte, Sobral, São Gonçalo do Amarante, Eusébio, Aquiraz, Crato e Horizonte.

A cidade de Fortaleza possui uma economia muita dinâmica e diversificada, sendo o principal centro econômico do estado do Ceará e um dos principais do Nordeste brasileiro.

Jaguaribe, com 36,2 graus Celsius marcou a maior temperatura do Ceará e a quinta maior do Nordeste. Já a cidade de Morada Nova, com 35,8ºC figurou na segunda posição do Estado e atingiu a sétima mais quente do Nordeste. As altas temperaturas em Jaguaribe são eventos corriqueiros, sobretudo no segundo semestre do ano.

Pico da Serra Branca

Seu ponto culminante, conhecido como Pico da Serra Branca, está a 1.154 metros de altitude localizado em Catunda, sendo o topo mais alto do o Estado do Ceará.

Shopping Iguatemi Fortaleza

Maior shopping do ceara - Shopping Iguatemi Fortaleza.

A Praia de Barra Nova fica a 75Km de Fortaleza, no município de Cascavel e é uma das mais belas praias da Costa do Sol Nascente. Aliás, é considerada o Caribe do Ceará.

Aquiraz foi a primeira vila da Capitania, criada por ordem com data de 13 de fevereiro de 1699, decretada por El-Rei de Portugal. Um dos motivos pelo qual se criou o primeiro município do Ceará foi constituir autoridade ao El-Rei.

O relatório faz referência ao ano de 2020. Fortaleza tem o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste, e oitavo entre as capitais do Brasil, segundo os institutos Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Custo de vida no Nordeste
A região, inclusive, tem duas das cidades com menor custo de vida do Brasil, de acordo com a pesquisa de Custo de Vida Nacional, feita pela Mercer em 2021. São elas: Fortaleza (CE) e Recife (PE).