Qual o motivo que Deus rejeitou Saul?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Deus rejeitou Saul por causa de sua rebeldia e falta de arrependimento. De muitas maneiras o primeiro rei de Israel transgrediu a Lei de Deus, desprezou a vontade do Senhor e fez aquilo que era mau aos olhos d'Ele. Por isso ele foi rejeitado por Deus e outro rei foi ungido para ocupar o seu lugar.

1° Erro De Saul: Buscar Glória Para Si
Jônatas atacou os filisteus em Gibeá, então, Saul mandou informar, e todo Israel ouviu a notícia de que ele tinha atacado os filisteus (1 Samuel 13:3). Aqui, estamos diante de uma das grandes falhas de Saul, que é: o desejo de atrair glória para si.

Saul começou a chorar. "Deus me rejeitou como rei", disparou o escolhido. A rebeldia e a falta de arrependimento foram os principais motivos pelo qual Saul acabou escanteado. O ex-camponês foi julgado depois de deixar de ser o homem humilde que era antes de ser ungido por Samuel (Roberto Birindelli).

Saul: o rei rejeitado
Terceira vez: “Até quando você [Samuel] terá pena de Saul, se eu o rejeitei como rei de Israel?…” (1Sm 16.1).

1 SAUL reinou um ano; e no segundo ano do seu reinado sobre Israel, 2 Saul escolheu para si três mil homens de Israel; e estavam com Saul dois mil em Micmás e na montanha de Betel, e mil estavam com Jônatas em Gibeá de Benjamim; e o resto do povo despediu, cada um para sua casa.

Em vez de morrer nas mãos dos filisteus, Saul pediu a seu escudeiro que lhe tirasse a vida, mas o escudeiro não quis fazê-lo. Então, Saul lançou-se sobre sua própria espada e tirou a própria vida.

A primeira delas é o sentimento terrível de inveja que toma conta do coração de Saul, que começa a invejar Davi porque o povo estava muito satisfeito com ele e começou a referenciá-lo mais do que a Saul. Em vez de rever sua própria vida, Saul deixou a inveja tomar conta de seu coração.

Mas Saul desobedeceu Deus em algumas situações. Em uma vez, Saul não esperou o profeta Samuel para oferecer os holocaustos. Saul ofereceu diretamente ao Senhor. Com essa desobediência, o seu reino que teria sido confirmado para sempre, passou a ter um tempo limitado.

Porém Jeroboão que liderou a revolta das tribos de Israel sempre é lembrado como aquele que fez o mal aos olhos do Senhor. Sabe-se que os redatores falam de Omri e Acab, como reis de Israel que fizeram mais mal que todos os reis anteriores.

Ainoã – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nós sempre nos lembramos de Saul por seus defeitos, pois ao final de sua vida ele se afastou do Senhor e cometeu muitos erros, que marcaram a sua biografia. Mas precisamos nos lembrar que o rei escolhido por Deus era um homem bom, íntegro e apto para a função.

1 Samuel 15. Ordena-se que Saul ataque e destrua os amalequitas e tudo o que eles possuem — Ele poupa alguns animais para sacrifícios — Saul é rejeitado como rei, sendo-lhe dito que obedecer é melhor do que sacrificar — Samuel destrói Agague.

quarenta anos

Filho de Quis, da tribo de Benjamim, Saul teria nascido por volta de 1066 a.C. e reinado por quarenta anos, embora haja controvérsias quanto à duração exata do seu reinado.

Consta que Saul passou a invejar Davi, planejando matá-lo. Por duas vezes, o Senhor permitiu a Davi chegar perto de Saul dando a chance de fazer justiça e matá-lo, mas Davi preferiu não o fazer.

Saul tinha trinta anos de idade quando começou a reinar e reinou sobre Israel quarenta e dois anos.

I Samuel 9–10—O Profeta Escolhe um Rei para Israel
Seguindo o padrão que usamos na Igreja atualmente, Saul foi chamado por alguém que tinha autoridade do Senhor (ver Regras de Fé 1:5), foi designado por alguém com autoridade, foi treinado e foi apresentado ao povo para voto de apoio.

Abner ficou muito poderoso em Israel depois da morte de Saul. Ele exercia uma influência muito grande entre as tribos israelitas. Então num dado momento, Isbosete acusou Abner de ter se relacionado com Rispa, que era uma concubina real.

Deus mudou o coração de Saul no momento em que ele se despediu de Samuel. E naquele dia aconteceu tudo o que Samuel tinha dito. Quando Saul e o seu empregado chegaram a Gibeá, um grupo de profetas o encontrou. O Espírito de Deus tomou conta de Saul, e ele se juntou a eles, agindo como um profeta.

Com a ajuda de Abisai, Joabe mata Abner enfiando uma lança em sua barriga. “E Abner morreu por ter derramado o sangue de Asael, irmão de Joabe”, revela o livro de Samuel. A morte cai como uma bomba para Davi, que prepara um cortejo para sepultar o comandante.

A Bíblia diz que Saul estava procurando algumas jumentas de seu pai que haviam se desgarrado quando se encontrou com Samuel. O profeta profetizou que Saul seria rei e o ungiu secretamente na terra de Zufe.