Qual o motivo do exílio de Caetano Veloso?

Perguntado por: oalegria . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Caetano foi uma das maiores vozes contra o autoritarismo durante a ditadura militar. Por conta disso, em 1969, o cantor foi preso e fugiu e ficou exilado em Londres, no Reino Unido.

Os músicos passaram dois meses na cadeia, depois ficaram em prisão domiciliar até julho de 1969, quando foram soltos sob a condição de seguirem imediatamente para o exílio. No momento em que Gil e Caetano foram presos, o ministro do Exército era o general Aurélio de Lyra Tavares, um dos signatários do AI-5.

A censura passou a ser a melhor forma da ditadura combater as músicas de protesto e de cunho que pudesse extrapolar a moral da sociedade dominante e amiga do regime. Com a promulgação do AI-5, em 1968, esta censura à arte institucionalizou-se.

A prisão ocorreu 14 dias depois do AI-5 (Ato Institucional Número Cinco) entrar em vigor. Mesmo sem estar envolvido com qualquer entidade política, Caetano foi acusado pelas músicas libertárias de ter desrespeitado o hino nacional. Quando foi solto, exilou-se em Londres, na Inglaterra, com a esposa.

Caetano Veloso abriu o baú de memórias e relembrou um registro de 1971, que marca o seu regresso ao Brasil, depois de dois anos de exílio no exterior, durante a ditadura militar no Brasil.

Quando tinha apenas 8 anos de idade, João Vicente de Castro perdeu o pai, o jornalista Tarso de Castro, por cirrose hepática. Na mesma época, a mãe do apresentador, a estilista Gilda Midani, ficou grávida do segundo filho, fruto de outro casamento, e decidiu deixar João sob os cuidados do padrinho, Caetano Veloso.

Humberto de Alencar Castelo Branco, o primeiro presidente de facto do regime militar. O Congresso Nacional ratificou a indicação do comando militar e, em eleição no dia 11 de abril de 1964, elegeu Presidente da República o marechal Castelo Branco, então Chefe do Estado-Maior do Exército.

Os principais grupos armados durante a ditadura no Brasil foram: Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), Vanguarda Armada Revolucionária – Palmares (VAR- Palmares) e Ação Libertadora Nacional (ALN). Guerrilheiros presos na serra do Caparaó.

  • Chico Buarque - Topic. 134K subscribers. Apesar De Você Chico Buarque - Topic. ...
  • CaetanoVelosoVEVO. Caetano Veloso - Alegria, Alegria. CaetanoVelosoVEVO. Search. ...
  • Gilberto Gil. 494K subscribers. Gilberto Gil - "Vitrines" - Gilberto Gil (1969) Gilberto Gil. ...
  • AcervoMusical. 18.6K subscribers. Mosca na Sopa - Raul Seixas. AcervoMusical.

A lista de compositores e cantores censurados é extensa: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Jorge Mautner, João Bosco, Aldir Blanc, Ivan Lins, Martinho da Vila, Geraldo Vandré, Ney Matogrosso, Joyce Moreno, Léo Jaime, entre outros.

Um dos mais ilustres artistas militantes foi Chico Buarque. Junto com outro grande músico, Gilberto Gil, compuseram uma música que reflete bem a situação da época.

Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores

'Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores', de Geraldo Vandré, se tornou um libelo contra a ditadura.

Caetano Veloso e a ditadura militar brasileira
Assim como diversos outros artistas da época, Caetano Veloso sofreu repressão durante a ditadura militar brasileira, tendo sido exilado em Londres. Nesse período, gravou dois discos, o autointitulado Caetano Veloso, de 1971, e o disco Transa, de 1972.

As metáforas foram usadas para evitar o choque direto com a censura. Um exemplo é a canção Cálice, de Chico Buarque e Gilberto Gil, em que a palavra que dá título à composição tem som idêntico à expressão “cale-se”.

Caetano e Gil foram presos em 27 de dezembro de 1968, em São Paulo, onde moravam. Foram levados de carro por policiais até o Rio de Janeiro.

RAUL SEIXAS fala na entrevista sobre a ocasião em que foi questionado sobre seus planos de construir uma sociedade alternativa, sendo mantido preso, torturado por três dias (inclusive com choques em locais que ele chamou de "particulares" e expulso do Brasil, quando foi obrigado a partir para o exílio nos Estados ...

Gilberto Gil tem um papel fundamental no processo constante de modernização da Musica Popular Brasileira. Na cena há 49 anos, ele tem desenvolvido uma das mais relevantes e reconhecidas carreiras como cantor, compositor e guitarrista.

Foi casado duas vezes, com Dedê Gadelha e Paula Lavigne. Tem três filhos.

Em 1969, parte para o exílio em Londres. Nesse período, lança “Caetano Veloso” (1969) e “London, London” (1971). Em 1971, volta ao Brasil e, no ano seguinte, faz show em Salvador, ao lado de Chico Buarque.

A imprensa foi alvo da censura durante a ditadura instaurada pelo golpe civil-militar de 1964, que assumiu múltiplas formas: a lei da imprensa de 1967, a censura prévia, em 1970, a autocensura.

Sabrina Sato

Ela é Sabrina Sato e ponto.