Qual o motivo de fazer o cerco de Jericó?

Perguntado por: dteixeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Em 8 de maio de 1979, decidiram organizar práticas piedosas; uma delas foi chamada de Cerco de Jericó. Diz-se que uma piedosa mulher polonesa teve a inspiração de organizar um momento forte de oração mariana em preparação para a visita papal.

A fórmula simplificada da oração do Cerco de Jericó poderá ser proferida por qualquer pessoa, em casa ou diante do Santíssimo Sacramento, e deverá ser realizada durante sete dias seguidos.

No contexto cristão, a queda das muralhas de Jericó após sete dias de peleja e do grito do povo, é uma referência de incentivo à persistência e união do povo. E a certeza de que o Senhor ouve e responde ao clamor dos seus.

1 Ora, aJericó fechou-se, e estava fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava. 2 Então disse o Senhor a Josué: Olha, dei na tua mão Jericó e o seu rei, os seus valentes e valorosos. 3 Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando a cidade uma vez; assim fareis por seis dias.

O Cerco de Jericó consiste num incessante "assalto" de rosários, durante 7 dias e 6 noites, rezados diante do SANTÍSSIMO SACRAMENTO exposto. Por que o Cerco de Jericó? No Antigo Testamento, depois da morte de Moisés, Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu.

O nome Jericó significa "perfumado" e deriva da palavra cananeia, que tem o mesmo significado. Acredita-se que Jericó seja uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo, por isso, é uma importante fonte de informações sobre as antigas habitações humanas no Oriente.

Israel deveria circular em voltas as muralhas de Jericó durante seis dias (conforme Josué) uma volta somente, cada dia e depois voltavam par ao acampamento, assim foi feito. E, no sétimo dia, Israel precisaria circular os muros por mais sete vezes.

“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Essas palavras consoladoras podem se aplicar a todos nós ao buscarmos viver uma vida boa e vencer nossos próprios desafios distintos.

12h

O cerco termina no próximo sábado 25, às 12h. O Cerco a Jericó faz referência à passagem bíblica de quando os israelitas chegaram à Terra Prometida e se depararam com as muralhas que impediam a entrada na cidade de Jericó.

Uma janela sobre o mundo bíblico
Josué deu, durante 6 dias, 1 volta ao dia em redor de Jericó. Por que Deus mandou dar 7 voltas no sétimo dia?

Outras vezes são simplesmente muralhas, como as que enfrentaria o povo de Israel, em Jericó, cujos habitantes eram pagãos e devassos. Deus não queria que os israelenses se contaminassem. A saída seria derrubar todas as muralhas, porque o Senhor quer o melhor para seu povo.

34 Durante o seu reinado, Hiel, de Betel, reconstruiu Jericó. Lançou os alicerces à custa da vida do seu filho mais velho, Abirão, e instalou as suas portas à custa da vida do seu filho mais novo, Segube, de acordo com a palavra que o Senhor tinha falado por meio de Josué, filho de Num.

Josué

Na Bíblia, no Antigo Testamento, no livro de Josué 5:13-6:27, é relatado que após os israelitas atravessarem o rio Jordão, cercaram a cidade por 7 dias, e as muralhas desmoronaram com o poder divino e então a cidade foi invadida e totalmente destruída, sob a liderança de Josué.

Os primeiros habitantes de Jericó, que levantaram as primeiras construções e plantaram os primeiros cultivos, foram os cananeus há mais de 10 mil anos. Os sítios arqueológicos de Jericó revelaram que a cidade foi habitada por vários povos ao longo da sua história: romanos, bizantinos, muçulmanos e otomanos.

Os sacerdotes que carregavam a arca pararam em frente ao rio Jordão e todo o povo atrás deles. Assim que eles tocaram os pés na água a correnteza cessou e formou-se uma grande muralha de água e o rio se dividiu em dois. Todo o povo atravessou em terra seca para Jericó.

A população de Jericó plantava, colhia e criava animais – foi o que descobriu a arqueologia, através dos vestígios encontrados nas ruínas -, numa época em que muitos povos ainda eram nômades, vivendo apenas do que caçavam e coletavam, num constante movimento sazonal.

El, Astarte, Aserá, Javé e Baal reinam.

Raabe: Significa “abundante”, “amplo”, “corvo”. Raabe é um belo nome feminino que apresenta duas possibilidades de origem. Através do hebraico, ele foi originado a partir de Rahav e apresenta os significados de “abundante” e “amplo”. Através do prussiano, língua báltica extinta, Raabe possui o significado de “corvo”.

Tiraram de lá todos os da sua família e os deixaram num local fora do acampamento de Israel. Depois incendiaram a cidade inteira e tudo o que nela havia, mas entregaram a prata, o ouro e os utensílios de bronze e de ferro ao tesouro do santuário do Senhor.