Qual o mito de Ísis e Osíris?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

Os egípcios acreditavam que Ísis e Osíris tinham ensinado os conhecimentos da agricultura e da medicina para a humanidade. Além disso, ela era considerada a responsável por instituir o casamento ao casar-se com Osíris.

Osíris era filho de Geb, deus da terra, e de Nut, deusa do céu e a mãe dos deuses. Ele tinha três irmãos: Set, deus da guerra, da violência e do caos; Néftis, deusa do morte; e Ísis, deusa do amor, da natureza e da magia. Set casou-se com sua irmã Néftis e Osíris com sua irmã Ísis.

Ísis foi uma importante deusa na religiosidade dos egípcios na Antiguidade, sendo considerada a deusa mãe de todos os faraós. A relação dela com os faraós se manifestava de diferentes formas: pelo jeito que era representada e até por outros nomes pelos quais era conhecida.

Ísis foi uma importante deusa da religiosidade do Egito Antigo, reconhecida como uma das mais importantes. Era a mãe de todos os faraós e a responsável, junto de seu marido, por ter ensinado à humanidade os conhecimentos básicos da medicina e da agricultura.

A pele do deus poderia ser verde ou negra, cores que os Egípcios associavam à fertilidade e ao renascimento. A representação de Osíris como um animal era rara. Quando se verificava o deus poderia surgir como um touro negro, um crocodilo ou um grande peixe.

O sucesso de Osíris causava inveja em seu irmão, Set. Para agravar essa situação, Néftis, esposa de Set, o traiu com Osíris após disfarçar-se de Ísis e deitar-se com Osíris — que pensou estar deitando com a própria esposa.

dia 5 de março

Ísis: senhora da Lua, mãe do Sol
Dedicamos o dia 5 de março à Ísis, considerada senhora da Lua, mãe do Sol, rainha da Terra e das estrelas. Doadora da vida e protetora dos mortos.

Poderes e habilidades
Como todos os deuses faraônicos, tem imortalidade e longevidade, a capacidade de alterar sua escala tornando-se gigantesca, a capacidade de transpor dimensões, a capacidade de ouvir seus seguidores telepaticamente e o poder de transferir uma parcela de seus poderes temporariamente para seguidores.

Filho dos irmãos Ísis e Osíris, Hórus foi concebido quando seu pai já estava morto e mumificado. Porém, ele foi ressuscitado por sua mãe, que se transformou num pássaro com poderes. Seu pai era o deus da vegetação, do além e do julgamento, enquanto sua mãe, a deusa da natureza, da fertilidade e da magia.

Segundo a tradição, Osíris, filho de Geb, deus da terra, e Nut, deusa do céu, foi assassinado por Seth, seu irmão, que o esquartejou e espalhou os pedaços do seu corpo pelo Egito.

Os egípcios acreditavam que Ísis era a mãe de todos os faraós, considerando-a também a responsável pela manutenção da vida. Além disso, ela era considerada a protetora de marinheiros e de comerciantes, e essa crença nela fazia com que esses grupos usassem amuletos para garantir a proteção da deusa.

Tyet

Tyet é um antigo símbolo egípcio da deusa Ísis, sua origem exata é desconhecida. Em muitos aspectos, o tyet se assemelha a um ankh, exceto que os seus braços são curvados para baixo. Seu significado é também uma reminiscência do ankh, como muitas vezes é traduzida para dizer "bem-estar" ou "vida".

Sem distinção, a Deusa Ísis cuida de nobres e escravos, homens e mulheres, reis e súditos. Ou seja, ela atua como a mãe que zela por todas as suas crias, com a mesma solicitude e empenho. Além disso, Ísis também era conhecida como a deusa do nascimento e da morte por causa da história do seu mito.

Os significados relacionados ao nome Isis são “trono”, “mulher do trono” e "dona do trono". De acordo com o historiador Plutarco (46 d.C - 120 d.C), o nome teria origem na palavra iestai, que significa “adiantar-se”. Dessa forma, Isis também pode ter o significado de "eu nasci de mim mesma, não venho de ninguém".

Zeus: O principal deus do Olimpo, líder dos deuses e semideuses gregos. Filho mais novo de Cronos (deus do tempo) e Réia (deusa da fertilidade). Zeus teve diversas esposas e vários filhos deuses e semideuses, sendo o mais famoso deles, Hércules.

Conheça 5 animais sagrados do Egito

  • Gato. Certamente o gato é um dos animais sagrados mais conhecidos e mais adorados, afinal, ele aparece em muitas artes egípcias, e não é para menos! ...
  • Cachorro. ...
  • Falcão. ...
  • Porco. ...
  • Crocodilo.
Continuar lendo Quem matou Osíris?