Qual o mistério do Velho do Rio em Pantanal?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

O Velho do Rio, vale lembrar, é mesmo um ser sobrenatural. Antes de se transformar no guardião místico do bioma, Joventino (Irandhir Santos) realmente morreu na primeira fase do remake de Bruno Luperi. Após se embrenhar na mata, ele foi picado por uma cobra e bateu as botas.

Emoção marca final de 'Pantanal': José Leôncio morre e assume o lugar do Velho do Rio; veja todos os desfechos. O último capítulo de “Pantanal”, exibido nesta sexta-feira, dia 7, na Globo, foi marcado por muita emoção.

Tadeu pensa em ir embora, mas é convencido a ficar ao encontrar o Velho do Rio (Osmar Prado). A entidade afirma que ele é filho do amor e seu neto assim como Jove (Jesuíta Barbosa) e José Lucas (Irandhir Santos).

Tadeu (José Loreto) é filho de quem em Pantanal? Filó (Dira Paes) deixou claro para José Leôncio (Marcos Palmeira) que ele é o pai biológico do rapaz no fim da primeira fase da novela das 21h. Lembrando que o parto de Tadeu foi feito pelo próprio José Leôncio, ali na fazenda mesmo.

No final, o recém-falecido aparece de mãos dadas com a filha de Juma e o filho de Irma. O remake da Globo vai exibir a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira) no último capítulo também. E assim como 1990, o personagem morrerá de infarto, se encontrará com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado) e tomará o lugar dele.

É quando ele sofre um infarto fulminante e morre. Nas cenas seguintes, José Leôncio aparece ao lado do Velho do Rio, quem seu pai se tornou após desaparecer. O Velho se assume como Joventino e emociona o filho. Os dois seguem juntos pela eternidade.

Durante a conversa dos dois, o boiadeiro descobre que o velho Joventino (Irandhir Santos), morreu picado por uma cobra e reencarnou na entidade, se tornando protetor da natureza. Agora, é a vez de passar o bastão para o filho e descansar.

Nenhum filho de Zé Leôncio morre em Pantanal. Apesar de passarem por perigos ao longo da trama, os três chegam com vida ao final da novela. Quem na verdade se despede do mundo dos vivos antes do desfecho do folhetim é o próprio Zé Leôncio, que sofre um infarto fulminante no último capítulo da trama.

Na primeira versão de Pantanal, José Leôncio morreu no último capítulo da novela. Na história original, José Leôncio sofreu um infarto no final da trama, logo após se casar com Filó.

Juma conta a Filó que o Velho do Rio (Osmar Prado) afirmou que Tadeu (José Loreto) não é seu neto biológico.

A dona de casa já foi colocada contra a parede pelo filho e chegou a confessar ao herdeiro que existia, sim, a possibilidade de ele não ser filho biológico do rei do gado. No entanto, ao ver a agonia do rapaz, Filó conseguiu contornar a situação ao repetir que ele "é filho de José Leôncio".

Ele estava com uma faca perto do pênis de Alcides, ameaçando mutilar o peão. Maria afirmou seu amor pelo peão, o que deixou o ex-marido ainda mais irritado. Tenório, então, arrastou Alcides para um cômodo, e lá ocorreu o estupro com uma madeira aquecida - o que tornou o momento ainda mais traumático.

Paula Barbosa revelou o segredo por trás da cena de sexo entre Zefa e Tadeu (José Loreto) em Pantanal. Os dois transaram pela primeira vez no folhetim de Bruno Luperi. A atriz declarou que eles não estavam totalmente nus, já que usavam as roupas de baixo e tapa-sexo.

Foi graças a ocê que me botou o Tadeu nos meus braços e me falo que ele era meu - por isso eu não cometi uma loucura. Eu já tinha me afeiçoado a ele. Aí ocê me chega e fala que ele era filho meu.

Percebendo que o fazendeiro sabe a verdade, Filó explicará ao fazendeiro que Tadeu não é filho biológico. Assim, Zé Leôncio entrega que já sabia disso, mas que optou por não revelar, pois sempre quis ser pai do peão na novela que será substituída por "Travessia " com o retorno do casal icônico Helô e Stênio.

Quem mata Tenório é Alcides, com a ajuda de Zaquieu (Silvero Pereira).

O vilão dá um tiro em Zaquieu, mas é ferido na barriga. Alcides crava a zagaia no rival, que vai parar na beira do rio. Ele é puxado por uma sucuri (Velho do Rio) e acaba devorado por piranhas. Assim como na versão de 1990, Tenório morre em Pantanal.

José Leôncio morre em Pantanal: final ainda tem casamento e reencontro.