Qual o mingau que o diabético pode tomar?

Perguntado por: ucamilo . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Seja para o café da manhã ou para o lanche da tarde, um mingau de aveia é sempre bem-vindo, especialmente nos dias mais frios, não é mesmo? Além de ser de aveia, que é amiga do diabético, essa receita não contém açúcar, deixando o resultado ainda mais adequado.

Esta receita de mingau de aveia é uma excelente opção para o café da manhã ou lanche da tarde para diabéticos porque não tem açúcar e leva aveia que é um cereal com baixo índice glicêmico e que, por isso, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Por fim, o fubá é conhecido por fornecer fibras e isso colabora com bom funcionamento do intestino. É útil também para conter o risco de obesidade, doenças cardíacas e diabetes.

Quanto mais processado um alimento, mais depressa este é absorvido, digerido, e mais pode aumentar os níveis de açúcar no sangue. Por este motivo, será sempre melhor optar pelo produto menos processado possível, na forma de flocos ou farelo de aveia integral.

Opções de farinhas funcionais para diabetes

  • 1 – Farinha de amêndoas.
  • 2 – Farinha de coco.
  • 3 – De grão-de-bico.
  • 4 – Farinha de aveia.
  • 5 – Farinhas para quem tem diabetes: de espelta.

MITO: A pessoa com diabetes não pode comer pão francês, cuscuz ou tapioca, tem que trocar tudo por biscoitos tipo água e sal ou cream cracker.

Não é indicado, pois é rico em açúcares simples o que fará com que sua glicemia suba muito rápido - havendo hiperglicemia.

Quem possui diabetes deve estar atento ao consumo da batata doce, pois é importante considerar a quantidade que será consumida. Em grandes quantidades, a batata doce pode, sim, afetar os níveis de glicose no sangue. Mas nada impede que diabéticos comam o alimento, desde que seja feito com moderação.

A batata doce é uma ótima fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, podendo ser consumida por diabéticos e sendo uma ótima opção para os lanche no pré treino, já que também contém boas quantidades de potássio.

A resposta é: sim! Diabéticos podem comer ovo. E não é só isso: o alimento pode, inclusive, ajudar muito no controle da doença.

As frutas que o diabético pode comer são principalmente as frescas, principalmente as que podem se comer a casca ou o bagaço e as que são ricas em fibras, como tangerina, maçã, pera, kiwi e laranja com bagaço.

Frutas, verduras e legumes; Grãos integrais (arroz, farinha, macarrão, pão), aveia e quinoa; Laticínios com menos gordura: iogurte natural desnatado, leite desnatado, cottage e queijos magros; Feijões (feijão, grão de bico, ervilha, lentilha e soja);

O cuscuz consumido no Brasil é feito de farelo de milho. Eu conversei com a Carol, nutricionista, que deu dicas boas para o diabético que quer comer cuscuz, mas sem ter pico glicêmico. O alimento a base de milho é rico em vitaminas A e B.

Faz bem para quem tem diabetes Esse benefício também acontece devido ao alto teor de amido resistente. Em primeiro lugar, esse composto contribui para aumentar a sensação de saciedade, ajudando assim a moderar o apetite e controlar o peso, que é um fator importante para quem tem diabetes.

A banana madura, com a casca completamente amarela, tem um índice glicêmico de 52 (baixo índice glicêmico) e é perfeita para o consumo. Como citado acima, a banana é uma excelente fonte de vitamina B6 e uma boa fonte de vitamina C, fibras, potássio, cobre, magnésio e manganês.

Banana com aveia
Quando misturada com a aveia, que possui fonte de fibras, ela ajuda a reduzir o índice glicêmico da banana. Está aí mais uma opção sobre o que o diabético pode comer no café da manhã.

Optar por açúcares mais saudáveis, como o açúcar de coco, a stevia e o eritritol, é uma excelente opção para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. Além disso, é importante controlar as porções, optar por alimentos naturais e ficar atento aos rótulos dos alimentos industrializados.

O Pão Integral 12 Grãos, da SevenBoys ficou em primeiro lugar por ser rico em fibras (5,9 g em 50 g) e conter poucos conservantes. Em segundo lugar, o Pão 100% integral Grãos Germinados, da Wickbold, se destaca por ter menos gorduras totais em relação aos outros e 3,9 g de fibras em 50 g.

Você já sabe que é um alimento nutritivo, sem elevado índice glicêmico e que pode ser completado com outros ingredientes, sem deixar de ser saudável. Por isso, é uma excelente opção para pessoas com diabetes, que precisam ficar de olho na alimentação a fim de não fazer um mau controle da glicemia.

Com um cardápio bem montado e seguido pelo diabético, tudo pode ser consumido, desde que se observe a quantidade, pois tudo o que é em excesso faz mal. Com esta regra simples em mente, podemos dizer que o dibético pode sim tomar açaí! Aliás, esta regra da atenção ao excesso deve ser seguida para quaisquer alimentos.

Qual a melhor bolacha para quem tem diabetes? Biscoito Caseiro Diet Beijinho com Chocolate Saúde e Energia 100g. Biscoito de Cacau Diet Recheado com Creme Gullón 210g. Rosquinhas de Coco Light Sem Adição de Açúcar Suavipan 30g.