Qual o milho é resistente ao glifosato?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Novo milho híbrido é tolerante a lagartas e ao herbicida glifosato. Ao reduzir o ataque de lagartas, novo milho XB 3042 VTPRO2 permite a diminuição do uso de inseticidas reduzindo custos e impactos ambientais. A resistência ao glifosato, defensivo usado no controle de plantas invasoras, facilita o manejo.

São as chamadas plantas tiguera. O uso de milho transgênico tolerante ao glifosato – princípio ativo do herbicida Roundup Ready ou RR - tem crescido nos últimos anos, especialmente em áreas de produção com alto uso de tecnologias.

O glifosato é o produto mais utilizado no manejo pré-semeadura do milho, lembrando que quando há presença de folhas largas, principalmente resistentes ao glifosato, é recomendado a mistura de produtos, como com o 2,4-D, por exemplo. Neste caso, respeitando, no mínimo, 5 a 15 dias de antecedência da semeadura do milho.

Prosa Rural - Nova variedade de milho mais produtiva e resistente a pragas e doenças - Portal Embrapa.

Com isso, uma nova molécula chama a atenção do mercado como alternativa ao herbicida mais usado no mundo, destaca o portal especializado AgroPages. Trata-se do L-glufosinato, que é apontado por especialistas como o “próximo produto líder”.

Herbicidas do grupo químico das triazinas (ametrina, atrazina, simazina e mais recente a terbutilazina) são utilizados na cultura do milho, sobretudo para o controle de plantas daninhas eudicotiledôneas.

Com a introdução das culturas transgênicas, resistentes ao herbicida Roundup, a pressão de seleção, imposta pelas glicinas, tende a aumentar e, consequentemente, causar o surgimento de populações mais resistentes a este grupo herbicidas.

O milho precoce nada mais é que híbridos que se desenvolvem em um menor período de tempo, possuindo um ciclo entre plantio e colheita menor quando comparados com materiais denominados como normais.

O tipo 1 é o que apresenta a menor quantidade de grãos com defeitos.

A biotecnologia VTPRO4, tecnologia exclusiva Bayer para híbridos de milho, é a última geração da família VT PRO. A solução oferece ao agricultor três mecanismos de ação acima do solo, que cuidam da planta de milho, e dois modos de ação que protegem a raiz da planta.

nicosulfuron

Recomenda-se o cultivo do milho híbrido AG 1051 com espaçamento entre fileiras de semeadura de 45 cm para aumento da eficácia de controle de plantas daninhas com realização de capina ou pulverização do do herbicida nicosulfuron.

Deve ser aplicado na pós-emergência do milho, quando as plantas estiverem com 2 a 6 folhas.

Roundup Ultra® e Roundup Transorb®, aplicados na dose recomendada, conseguem penetrar nas plantas daninhas e causar sua morte de forma muito mais eficiente do que as outras formulações de glifosato.

A meia-vida do glifosato no solo varia de menos de uma semana até alguns meses, dependendo dos teores de argila e matéria orgânica e do nível de atividade microbiana (TONI et al., 2006). Já Wauchope et al. (1992), relatam que a meia-vida pode chegar a 174 dias.

14 dias

Em grande parte das plantas daninhas a ação do glifosato começa imediatamente e a morte da planta ocorre lentamente, entre 7 e 14 dias após a aplicação.

A melhor semente de milho para plantar é aquela que apresenta vigor alto e possibilidade de germinar rápida e uniformemente. A plântula deve crescer rapidamente quando em condições climáticas normais. Além disso, atributos genéticos e sanitários também são essenciais.

*Milho primeira safra ou milho verão
Mas este também é o período com maior desenvolvimento de plantas daninhas e pragas.

Qual melhor semente de milho para plantar
Variedade Híbrida Duplo Propósito (Dekalb 177): É uma semente adequada para produção de grãos e silagem. Possui alta produtividade, boa tolerância a doenças e adaptabilidade a diferentes condições climáticas.

Herbicida mais Forte Que Roundupp Glifosato 5kg Faz 500 Litros.