Qual o método de pensamento crítico de Tomás de Aquino?

Perguntado por: odamasio . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

O maior representante da Escolástica foi o teólogo e filósofo italiano São Tomás de Aquino conhecido como “Príncipe da Escolástica”. Além de ser uma corrente filosófica, a Escolástica pode ser considerada um método de pensamento crítico que influenciou as áreas do conhecimento das Universidades Medievais.

São Tomás de Aquino defendeu a filosofia escolástica, que baseava-se no método cristão e filosófico pregado na união entre a razão e a fé. Esta filosofia foi amplamente difundida nas universidades medievais europeias. Como exemplo de obra da escolástica, escrita por São Tomás de Aquino, tem-se a “Summa Theologica“.

A partir dessa citação, indique a afirmativa que melhor expressa o pensamento de Tomás de Aquino. A fé é o único meio do ser humano chegar à verdade. O ser humano só alcança o conhecimento graças à revelação da verdade que Deus lhe concede.

Tomás de Aquino faz um segundo ponto importante. Ele diz que a fé cristã é eminentemente fundamentada na razão. Todos os dias, de fato, você e eu acreditamos em coisas que outras pessoas nos dizem e aprendemos verdades delas por confiar no que elas dizem.

A verdade, em Santo Tomás, configura-se como a relação de adequação da coisa e do intelecto. Há uma correspondência entre a inteligência e a sensibilidade para acessar a verdade, a qual pode se referir tanto a um quanto a outro aspecto relacionado às capacidades cognitiva e volitiva.

Tomás de Aquino foi um dos principais expoentes do pensamento escolástico. Por conta da valorização cultural e do ensino, além do resgate a Aristóteles, imperou durante a Escolástica uma intensa mobilização para o conhecimento das questões metafísicas e das ciências naturais.

“A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria.” “O desordenado amor por si mesmo é a causa de todos os pecados.” “Cuidado com o homem de um só livro.” “A razão é a imperfeição da inteligência.”

Abordam-se as quatro etapas fundamentais do ensino escolástico-tomista (lectio, quaestio, disputatio e determinatio), examinando de forma minudente o perfil de cada qual e realizando as correspectivas conexões para o desenvolvimento da instrução acadêmica como um todo.

Santo Tomás de Aquino demonstra a existência de Deus de cinco maneiras, que são conhecidas como cinco vias.

  • Pelo movimento.
  • Pela causa eficiente.
  • Pelo possível e pelo necessário.
  • Pelos graus da perfeição.
  • Pelo governo do mundo.
  • Pela ontologia.
  • Pela contingência dos entes.

Embora Santo Agostinho se vincule à tradição platônica, de caráter idealista, e Santo Tomás de Aquino retome a tradição aristotélica, de caráter realista, suas concepções de educação convergem quanto a sua finalidade, que é aquela de formar o cristão.

Contexto histórico
São Tomás de Aquino produziu sua obra no período conhecido como baixa Idade Média, momento marcado pela decadência da sociedade feudal, renascimento comercial e urbano, ascensão da burguesia, formação dos estados nacionais e centralização política.

Portanto, é necessário pensar que há uma causa primeira (motor imóvel) que colocou o primeiro movimento em tudo. A causa não causada, ou a primeira causa eficiente: partindo da mesma reflexão que foi desenvolvida na primeira via, é necessário entender que tudo foi causado no mundo, exceto uma primeira causa.

São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância. Contudo, a discriminação sofrida pelos idosos contraria o ponto de vista do filósofo. Nesse contexto, esse problema ocorre devido à negligência das famílias e à insuficiência de leis.

Sendo assim, a Patrística focou na disseminação dos dogmas associados ao Cristianismo, por exemplo, defendendo a religião cristã e refutando o paganismo. Já a Escolástica, através do racionalismo, tentou explicar a existência de Deus, do céu e do inferno, bem como as relações entre o homem, a razão e a fé.