Qual o método de alfabetização mais usado no Brasil?

Perguntado por: hsantana8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

A leitura, portanto, depende da capacidade de decodificar palavras em sons. É também o método mais disseminado no Brasil, mas vale ressaltar que a Política Nacional de Alfabetização (PNA) não chega a recomendar às escolas nem este nem outro método específico qualquer.

O método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.

MÉTODOS ANALÍTICOS

  • 1 - PALAVRAÇÃO. O aprendizado, como diz o nome, começa pelas palavras. ...
  • 2 - SENTENCIAÇÃO. Nesse caso, o aprendizado se inicia por frases inteiras.
  • 3 - GLOBAL. Também conhecido como método de historietas ou contos, apresenta primeiro estruturas de textos com começo, meio e fim.

Soares apresenta um esquema em camadas que se sobrepõem. A primeira delas diz respeito a “aprender o sistema de escrita alfabética”, que fornece insumos para o desenvolvimento da camada seguinte, “ler e escrever textos”, habilidade que já é possível na fase de alfabetização.

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.

  1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ...
  2. Crie o hábito da leitura. ...
  3. Tenha uma lousa. ...
  4. Compre um caderno de caligrafia.

A base da alfabetização tradicional consiste na junção de sílabas, repetição e memorização de sons e o professor é a figura central neste processo. Ele é visto como detentor e transmissor do conhecimento.

1º PILAR) SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA – para poder se apropriar desse sistema, o aluno precisará aprender como ele funciona. Entretanto, o professor precisa ter sensibilidade para assimilar que a compreensão desse universo se dá em etapas (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética).

1 – Apresente o alfabeto à criança
Um dos primeiros passos para ensinar a ler é mostrar o alfabeto à criança. Inicie apresentando quais são as vogais, já que elas pertencem a um grupo de apenas cinco letras e tendem a ser de pronúncia mais fácil. Depois, você pode apresentar as consoantes.

Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

c) Método silábico: A palavra já explica - a pessoa vai ser alfabetizada por meio das sílabas, o famoso “ba-be-bi-bo-bu”. O professor começa apresentando as mais simples e depois segue para as complexas (como “tra”, “lha”, “nho”). Aos poucos, a criança passa a montar palavras com as famílias silábicas que já aprendeu.

Onde é utilizado o método Paulo Freire? Como o método de alfabetização de Paulo Freire é para adultos, ele ainda é utilizado para o ensino de adultos em algumas escolas que oferecem EJA e programas de alfabetização em cursinhos populares, por exemplo.

O método de alfabetização Freiriano consiste em princípios, que para Moacir Gadotti, são três: a politicidade do ato educativo; a investigação tematizada; e a dialética filosófica e antropológica .

Lista: 6 organizações que usam a pedagogia de Paulo Freire

  • Instituto Paulo Freire. Fundado pelo próprio Paulo Freire, em 1991, o Instituto Paulo Freire defende e promove a educação popular, a educação de adultos e a educação cidadã. ...
  • Cenpec. ...
  • Ação Educativa. ...
  • ChildFund Brasil. ...
  • CORE. ...
  • Rede Emancipa.

O bebê ou criança deve conhecer primeiramente as letras do alfabeto para que depois sejam formadas palavras — ou seja, ela deve aprender que essas letras formam palavras. Dessas letras, as vogais devem ser as primeiras a serem introduzidas.

No método alfabético, leva-se em consideração o nome para organizar os documentos. Este método é fácil e rápido, mas pode gerar erros devido à variedade que um nome pode ser escrito, como por exemplo Caio, Kaio ou Kayo.

Você tem uma forma de orientar a criança para levá-la a relacionar o oral com o escrito; outra forma quando pretende desenvolver o conceito de palavra etc. Cada forma de um jeito. É preciso ter vários métodos para alfabetizar. De forma um pouco mais genérica, cada faceta é um método diferente.

Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”. Goodman (1980 Apud Ferreiro & Palácio, 1987, p. 86).

Vejam abaixo quais são eles:

  • Ela (a alfabetização) é resultado de um processo de aquisição de habilidades específicas.
  • É aplicada, praticada e situada de acordo com o contexto.
  • É composta por um processo de aprendizagem e aquisição de habilidades básicas. ...
  • Ela compreende o domínio do texto, compreensão.

Alfabetizar letrando significa orientar a criança para que aprenda a ler e a escrever levando-a a conviver com práticas reais de leitura e de escrita: substituindo as tradicionais e artificiais cartilhas por livros, por revistas, por jornais, enfim, pelo material de leitura que circula na escola e na sociedade, e ...

PASSO A PASSO PARA ENSINAR A LER

  1. Comece pela leitura.
  2. Em seguida, apresente o alfabeto.
  3. Agora ensine as sílabas.
  4. Associe o som das sílabas com objetos ou figuras.
  5. Apresente palavras simples (2 sílabas, por exemplo)
  6. Comece a explorar mais palavras.
  7. Coloque em prática todo o aprendizado.

7 Truques para Alfabetizar Mais Rapidamente

  1. Utilize Jogos Educativos. Os jogos educativos são uma ótima maneira de ensinar as crianças a ler e escrever. ...
  2. Ensine as Letras do Nome. ...
  3. Use Músicas e Rimas. ...
  4. Trabalhe com Sílabas. ...
  5. Ensine a Ler e Escrever em Conjunto. ...
  6. Utilize Histórias em Quadrinhos. ...
  7. Faça Uso de Tecnologia.