Qual o metal usado em avião?

Perguntado por: rsilva5 . Última atualização: 29 de abril de 2023
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O Material mais utilizado na fabricação de aeronaves é o alumínio devido a essas ligas possuírem grande resistência estrutural, boa elasticidade, serem inoxidáveis e possuírem baixa massa específica (cerca de 1/3 a do aço), reduzindo consideravelmente o peso da aeronave.

Mesmo com novas adaptações e o uso de novas ligas metálicas, o alumínio continuará sendo o metal mais utilizado na indústria aeroespacial.

O alumínio aeronáutico é uma solução essencial para fabricação de aeronaves e seus componentes. Isso se deve à leveza que a matéria-prima oferece, combinada a propriedades como alta resistência, durabilidade e maleabilidade.

brise de alumínio

Também conhecido como brise de alumínio, o perfil de alumínio asa de avião é assim chamado por sua semelhança com o design aerodinâmico. É uma peça produzida a partir da extrusão metálica a quente. No processo, um tarugo de alumínio é forçado por um pistão a passar em uma matriz com o contorno de uma seção ovalada.

Combustíveis para transporte aéreo
Para aviões e helicópteros com motores a turbina, como jato-puro, turboélices ou turbo-fans, utiliza-se o querosene. A estabilidade térmica do querosene é o que garante o desempenho da aeronave.

Para que serve o nióbio? As primeiras aplicações do nióbio foram no século XX. Atualmente ele é utilizado principalmente na produção de condutores de fluidos (petróleo e água) como componente das ligas de aço. Imagem de tubos condutores de fluidos feitos com ligas de aço e nióbio.

Em caso de algum incidente, como colisão com pássaros, o piloto utiliza a iluminação para observar o funcionamento dos motores. Estão localizadas nas partes laterais da fuselagem. São brancas ou amarelas. São luzes brancas que piscam, semelhantes a um flash de câmera fotográfica.

No que diz respeito ao seu peso operativo vazio, este oscila entre as 80 e as 103 toneladas dependendo do modelo.

O ferro

O ferro é o metal mais utilizado no mundo, sendo conhecido há milhares de anos.

É obtido por meio da submissão de minerais ricos em titânio (rutilo e ilmenita) ao processo Kroll. É o nono elemento mais abundante da Terra, presente em 97,9% das rochas ígneas.

FERRO

FERRO, O METAL MAIS UTILIZADO ATUALMENTE NO MUNDO.

COMO RECONHECER ALUMÍNIO E AÇO
Para saber se você tem em mão um metal ferroso ou não ferroso, a maneira mais fácil é utilizar um ímã. Se o ímã grudar no metal, você tem um metal ferroso nas mãos, como o aço. Se o ímã não grudar no metal, ele é não ferroso, como o alumínio.

Para concluir, em termos de comparação, o aço é mais resistente e mais pesado. Já o alumínio tem um pouco menos de resistência, porém é mais leve e apresenta maior versatilidade. No entanto, o alumínio é mais caro que o aço e este investimento deve depender da função final do produto.

Assim como o alumínio, o inox também apresenta grande resistência à corrosão. A diferença está na matéria-prima: enquanto o alumínio vem da bauxita, o inox vem da mistura de ferro com carbono. E também há o fato que o inox é um material mais duro, não correndo o risco de amassar.

O radome é projetado para permitir alta transmissão, baixa reflexão e baixa absorção das ondas de radar, além de minimizar erros de visão periférica dos radares.

Os flaps são dispositivos que estão embutidos na asa do avião que, quando estendidos, têm o objetivo de fazer a área e a curvatura da asa aumentar, além de ampliar o arrasto aerodinâmico. Durante as operações de decolagem e pouso, o flap é acionado para aumentar a sustentação da aeronave em velocidade menor.