Qual o metal que enferruja?

Perguntado por: amelo3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

ferro

Muito conhecida, a ferrugem é o resultado a oxidação do ferro. Este metal em contato com o oxigênio presente na água e no ar, se oxida e desta reação surge a ferrugem, que deteriora de pouquinho o material original.

Se você quer saber qual chapa metálica não enferruja, o aço inox é a resposta. E por que isso acontece? Porque o aço inoxidável possui uma composição distinta: ferro, cromo, níquel e outros metais. Essa composição torna o material extremamente resistente.

O ferro se oxida facilmente com o ar, enferrujando ao longo do tempo; já o ouro dificilmente se oxida.

Sabemos que a palha de aço enferruja com mais rapidez, porém, por que isso ocorre, se o constituinte principal em ambos os casos é o ferro? Não pare agora...

Isso porque o aço inoxidável 304, devido à sua composição, assegura a elevada resistência à oxidação e corrosão do material, processos estes responsáveis pela ferrugem na superfície.

Portanto, a resposta é não. O aço galvanizado não enferruja! O aço galvanizado não enferruja justamente por causa da aplicação dessa camada protetora, que ajuda a diminuir os processos prejudiciais, como corrosão e oxidação. Assim, as peças ficam cada vez mais resistentes e duram por mais tempo.

A ferrugem é resultado da oxidação do ferro devido ao contato com o oxigênio presente na água e no ar. A única forma de evitar que objetos feitos de ferro (facas, máquinas, ferramentas, etc.) se decomponham por causa da oxidação é impedir que entrem em contato com o oxigênio, mas como?

Porque o aço carbono oxida? A corrosão é um processo de deterioração de metais causada por agentes naturais pela interação dos átomos da superfície do metal com o oxigênio. Quando esse material contém ferro, chamamos esse processo de ferrugem.

O inox é composto de uma liga feita entre cromo e ferro. Esses dois metais, quando unidos, se tornam altamente fortes à agentes externos, como a ferrugem. E, ainda assim, a corrosão da qual falamos acontece em níveis microscópicos.

magnésio

esse é o metal que mais facilmente se oxida. Entre os metais dados, o magnésio apresenta o maior poten- cial de oxidação (Eº(Mg/Mg2+) = +2,37 V).

Como o alumínio não contém ferro ou aço em sua composição, é certo dizer que a matéria-prima não enferruja. No entanto, alumínio oxida ao entrar em contato com o oxigênio. Nesse caso, ao contrário do que acontece com metais ferrosos, a oxidação cria uma camada de proteção sobre o alumínio.

A oxidação causa um desgaste que, com o tempo, corrói o revestimento feito em ouro. Ela ocorre quando a peça entra em contato com substâncias abrasivas, como cloro e álcool.

Aço inoxidável

Aço inoxidável
Além da beleza, é mais resistente, não escurece e não risca com tanta facilidade.

O mesmo não se pode dizer do cobre, que, apesar de resistir bem à corrosão, sofre oxidação se fica por muito tempo em contato com o ar. Como consequência dessa oxidação, é formada uma película tóxica em sua superfície. Em condições favoráveis, a corrosão do cobre é mínima.

O estanho é mais resistente à corrosão que o aço, ou seja, é menos reativo que o ferro, e ele ainda é revestido por outra camada de um óxido ou de um polímero, porque o ácido cítrico dos alimentos pode atacar o estanho.