Qual o metal mais resistente à ferrugem?

Perguntado por: lfreitas5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

O aço inoxidável é uma liga metálica especial feita de 74% de aço, 18% de cromo e 8% de níquel, que possui como propriedade principal o fato de não enferrujar. Os metais cromo e níquel formam óxidos insolúveis que protegem o aço do oxigênio e da umidade do ar.

Todos os metais sofrem corrosão, com exceção apenas do ouro e da platina.

O aço inoxidável foi desenvolvido como uma solução para a ferrugem. O aço inoxidável é caracterizado pela presença de cromo como agente de liga. O aço inoxidável típico conterá pelo menos 10,5% de cromo contra apenas 1,5% de carbono.

O inox é composto de uma liga feita entre cromo e ferro. Esses dois metais, quando unidos, se tornam altamente fortes à agentes externos, como a ferrugem. E, ainda assim, a corrosão da qual falamos acontece em níveis microscópicos.

Aço inox. O aço inoxidável é um material naturalmente imune à corrosão, resistente e de baixa manutenção.

Tungstênio

A História do Tungstênio. Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.

Ainda mais resistente à corrosão
Ligas especiais resistentes à corrosão têm ferro e níquel como base. Porém, para obter propriedades superiores às dos aços e, consequentemente, suportar solicitações mecânicas e corrosivas extremas, também utilizam cromo e outros elementos.

O mesmo não se pode dizer do cobre, que, apesar de resistir bem à corrosão, sofre oxidação se fica por muito tempo em contato com o ar. Como consequência dessa oxidação, é formada uma película tóxica em sua superfície. Em condições favoráveis, a corrosão do cobre é mínima.

Isso porque o aço inoxidável 304, devido à sua composição, assegura a elevada resistência à oxidação e corrosão do material, processos estes responsáveis pela ferrugem na superfície.

O oxigênio é o que geralmente provoca a corrosão do alumínio, verificada em outros metais, como a prata (que escurece ao longo do tempo) e o cobre (que ganha um aspecto esverdeado com o passar dos anos).

As causas da corrosão em tubos de cobre
Um alto nível de sais dissolvidos na água, também conhecido como Sólidos totais dissolvidos (TDS). Água de alta velocidade, relativa ao tamanho do tubo que causa desgaste hidráulico na superfície do tubo, às vezes causada por bombas em sistemas de água quente.

Um material que pode trazer oxidação ao aço inoxidável é o alumínio, em virtude da corrosão galvânica. A corrosão acontece sempre que dois metais diferentes entram em contato em qualquer meio que transmita eletricidade e, como o alumínio é menos nobre do que o inox, ele será corroído.

Quais os principais tipos de aço usados na fabricação de Tubos. Existem diferentes tipos de aço, os mais comuns são o aço carbono, o aço inoxidável e o aço liga. É importante entender que todo aço possui carbono em sua composição, mas a quantidade vai definir melhor suas propriedades mecânicas.

O aço inox é mais resistente à corrosão e oxidação do que o aço carbono, e isso acontece porque as duas ligações são compostas de elementos diferentes em concentração e objetivo. O aço carbono é composto apenas por ferro e carbono.