Qual o metal alcalino mais pesado?

Perguntado por: afigueiroa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

frâncio

Finalmente, o frâncio é o elemento mais pesado do grupo dos metais alcalinos.

Os elementos que pertencem à família dos metais alcalinos são aqueles que pertencem à coluna 1 ou IA. Respectivamente, na ordem da Tabela, eles são: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr).

Os metais alcalinos são todos os seis elementos químicos extremamente reativos que ocupam a família IA ou grupo 1 da Tabela Periódica.

Ósmio

O ósmio é um metal de coloração branco-azulada considerado o mais denso de todos os metais da Tabela Periódica. O ósmio é o mais pesado dos metais. Ouça o texto abaixo em aúdio!

O lítio também é o metal alcalino menos reativo e reage "apenas" rapidamente com água, enquanto potássio, rubídio e césio são mais reativos e reagem violentamente com a água. Esta reação é altamente exotérmica, e o hidrogênio formado pode inflamar-se no ar, às vezes explosivamente.

Resumo sobre metais alcalinos
São de baixa densidade e têm baixo ponto de fusão. Neles a primeira energia de ionização é muito baixa, mas a segunda energia de ionização é muito alta. Por isso, eles são reativos e se apresentam com carga +1 nos compostos.

frâncio

Como metal alcalino, sabe-se que seu número de oxidação deve ser +1. Experimentos demonstraram também que o frâncio é o elemento mais eletropositivo da Tabela Periódica. Outro posto de liderança que esse elemento possui na tabela é o de maior diâmetro, com 2,7 angström (10-10 m).

A substância mais alcalina é a que possui maior caráter básico, o que você procurar então é uma base forte. Bases fortes são as formadas por metais alcalino e alcalino-terrosos. A soda cáustica (NaOH) é uma base forte da família 1A (metais alcalinos). É a opção mais viável.

Os metais alcalinoterrosos são os elementos que compõem a família IIA ou grupo 2 da Tabela Periódica. Os elementos desse grupo receberam o nome alcalinoterroso porque são encontrados em vários minerais presentes na terra, além de formarem com muita frequência substâncias básicas.

Lítio (Li):

Lítio (Li): metal alcalino mais duro do grupo, também o menos denso e de menor raio atômico.

Uma dessas famílias é a dos Metais Alcalinos, correspondente a Família 1A, aqueles que possuem apenas um elétron em sua última camada. Seu átomo de maior número atômico é o Frâncio (Fr).

Os metais alcalinos, em especial, são extremamente reativos, tanto com a água quanto até mesmo com o oxigênio do ar. Por isso, geralmente são guardados submersos em querosene. Isso acontece porque eles possuem uma grande tendência a perder elétrons, oxidando-se e atuando como agentes redutores fortes.

Características dos metais alcalinos
Confira, de modo objetivo, algumas das características mais comuns desses elementos: reagem muito com a água (e formam hidróxidos); reagem muito com o oxigênio (e formam óxidos);

Tungstênio

A História do Tungstênio. Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.

oganessônio

Na atual versão da tabela periódica, o elemento mais pesado, que figura em seu canto inferior direito, é o oganessônio (Og), de número atômico 118.

ósmio

O ósmio (Os) é um elemento químico metálico pertencente ao grupo dos metais da platina que se localiza no grupo 8 da tabela periódica. Este possui número atómico 76 e massa atómica 190,23. É o elemento mais denso (peso específico 22,61) e um dos elementos mais difíceis de fundir.

lítio

Veja que o metal mais reativo é o lítio (Li) e o menos reativo é o ouro (Au).