Qual o mês que abelha da mais mel?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Os principais meses da safra de mel vão de maio a junho e de outubro a janeiro. Mas pode ser colhido mel o ano todo, seguindo alguns fatores são essenciais - como local do apiário próximo a flora, boas práticas de manejo das abelhas, escolha e manutenção das melhores colmeias e rainhas e criação migratória.

O Dia Mundial das Abelhas foi estabelecido pela ONU durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2017 e é comemorado todo dia 20 de maio desde 2018.

As abelhas são insetos de hábitos diurnos, não existe indicação para manejo delas durante o dia, ainda mais em ambiente urbano, onde um enxame provocado pode atingir uma área de duas a quatro quadras. Durante a noite elas estarão mais "calmas" por causa de seus hábitos eminentemente diurnos.

das 9 às 16 horas

A colheita do mel deve ser em dia com baixa umidade e sem chuva. Caso contrário, o índice de umidade do mel se eleva, o que compromete o padrão qualitativo do mel. Geralmente, a colheita do mel é realizada, em dia de sol, das 9 às 16 horas.

60 dias

A produção de mel de uma colmeia saudável dura mais ou menos 60 dias (para a colmeia ser considerada saudável ela deve conter uma população de abelhas que variam de 40 a 60 mil).

Entre as 250 abelhas brasileiras sem ferrão, a jataí e a mandaçaia são as mais cultivadas pelos humanos por produzirem mel com mais elementos antibióticos e nutritivos. Faça em casa uma armadilha para atrair as abelhas sem ferrão.

As abelhas com ferrão formam enxames de 70 mil a 90 mil indivíduos, em média, e produzem de 30 kg a 40 kg de mel por caixa por ano em apiários fixos.

A margem de lucro é alta, com um custo que representa em torno de 25% da produção final. Além disso, o apicultor tem a vantagem de trabalhar com uma espécie que contribui para o equilíbrio do meio-ambiente. Porém, cuidados com questões técnicas, sanitárias e de mercado são essenciais nesse negócio.

A enxameação normalmente ocorre durante a primavera ou início do verão (abril – junho). Em poucas palavras, a rainha, acompanhada de um número de operárias deixam o apiário em busca de um novo ninho.

Nas idas aos apiários basta observar externamente as colméias, se algumas delas apresentarem abelhas paradas alvado afora, posicionadas principalmente na parede frontal do ninho, é sinal característico de enxameação. Quanto mais abelhas estiverem nesta posição, mais próximo estará o dia da partida do enxame.

A colmeia dura vários anos se não for atacada por predadores.

O forte calor e o desmatamento na zona rural faz com que os enxames de abelhas migrem para área urbana em busca de locais mais frescos para construírem suas colmeias, por isso é comum o aumento de incidentes com abelhas nesta época do ano. O Calor também deixa as abelhas mais agitadas e agressivas.

O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia. É por esse motivo que, quando a noite chega, os insetos que trabalharam a tarde toda simplesmente entram em um estado de sono.

Em algumas situações elas também se deitam de lado. Nem todas as abelhas dormem nas flores. Algumas delas dormem dentro da colmeia. Elas têm ciclo circadiano como os humanos, e também dormem entre cinco e oito horas por noite.

Segundo a nutricionista, o ideal é tentar reduzir o consumo para 25 g/dia. Por isso, o consumo de mel deve ser bastante moderado: cerca de uma colher de sopa cheia por dia já é o suficiente.

Tomar uma colher de mel antes de dormir pode ter alguns benefícios para a saúde. O mel é uma fonte de carboidratos simples que pode fornecer uma fonte rápida de energia e pode ajudar a melhorar a qualidade do sono ao aumentar os níveis de triptofano, um aminoácido que pode ajudar a promover o sono.

Mel, um aliado para o sono
O que acontece é que o mel tem alguns componentes que ajudam e favorecem o sono de forma natural. Segundo estudos realizados, seu teor de Ômega 3 ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga. Muitas vezes, comentamos: “Estou tão cansado que sou incapaz de dormir”.

O mel da abelha nativa é superior em qualidade nutricional e medicinal se relacionado ao das abelhas com ferrão. No entanto, enquanto uma espécie de abelha nativa (Jataí) produz entre 800 gramas a 1,2kg de mel por ano, uma com ferrão (Apis) pode chegar até 80kg por colmeia anualmente.