Qual o mês mais úmido do ano?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Quais os meses mais úmidos aqui no Brasil?

  • Clima da Amazônia: apresenta um clima quente e úmido, e é uma das regiões que mais chovem no mundo, concentrando nos meses de dezembro e maio;
  • Clima no Planalto: com o clima subtropical, os meses de novembro e fevereiro acabam sendo os que mais concentram chuvas.

Historicamente, o trimestre novembro a janeiro costuma ser o mais chuvoso do ano, contudo, a ocorrência de veranicos tem sido recorrente entre os meses de janeiro e fevereiro nos últimos anos.

Vilarejo de Mawsynram, no noroeste da Índia, é o mais úmido do planeta. Para um habitante do sudeste brasileiro hoje a descrição pode soar como o paraíso, mas o vilarejo de Mawsynram, na Índia, sofre com chuvas torrenciais constantes e o maior índice pluviométrico médio do planeta.

A seca começa entre maio e junho e termina entre setembro e outubro. No início do período, o clima ainda tá bem suportável, com a umidade do ar acima de 50%.

No mês de abril de 2022, as chuvas ficaram acima da média histórica (valores acima de 100%) nas regiões centro-sul e sudeste do estado (Figura 1b), com chuvas acumuladas que variaram entre 90 - 180 mm (Figura 1a).

Com média de 26,9 °C, as temperaturas máximas fecharam o mês ligeiramente acima da Normal Climatológica, que é de 26,6 °C. A maior temperatura do mês foi de 31,1 °C, registrada na tarde do dia 26.

Números do Cepagri da Unicamp apontam que o mês de dezembro de 2022 já é o mais chuvoso do ano, após ultrapassar os 313mm registrados em janeiro de 2022. Superou, também, a média histórica para o mês que é de 202,8mm. Bruno Bainy, pesquisador do Cepagri da Unicamp, fala sobre esses números.

Abril e maio no primeiro semestre e setembro e outubro no segundo são os meses de menores chuvas, se você também levar em conta o clima um pouco mais quente e “praieiro, prefira abril ou outubro, que marcam proximidade com o verão.

Março de 2022 já chegou chegando com o alinhamento de Vênus e Marte, logo nos primeiros dias. Então, pode se preparar: vai ter energia de sobra para viver intensamente esse terceiro mês do ano.

Julho é tipicamente o mês mais quente do ano no mundo, mas julho de 2021 se superou como o julho e o mês mais quente já registrado. Esse novo recorde contribui para o caminho perturbador e disruptivo que as mudanças climáticas estabeleceram para o globo.”

Normalmente, chove mais em dezembro, janeiro e fevereiro”, explica. No entanto, apesar de não ser o recordista em precipitações, março ainda é um mês mais úmido do que outros.

Chove mais no verão porque o ar fica mais quente e com maior capacidade para armazenar a umidade (vapor) que, em grande quantidade, se transforma em chuva. O sol forte faz a água dos mares, rios, lagos e florestas evaporar com muita facilidade.

A previsão inicia no final de novembro de 2021 e se estende até abril de 2022. Novembro tem se mostrado um mês com muita chuva na faixa centro-norte do Brasil e, o resultado do modelo do Inmet indica que até o final do mês esse padrão será mantido. Além disso, são previstas chuvas abaixo da média para a Região Sul.

O clima equatorial do tipo quente e úmido ocorre na região Norte do país, abrangendo os estados do Amazonas, Pará e parte de Roraima, Rondônia, Acre, Maranhão e Mato Grosso.

O município com o menor índice foi Buritirama (BA), com 9,0%. Outras cidades do Ceará registrou baixa umidade do ar neste domingo, ficando entre as 13 do país com menor índice.

A previsão por consenso entre o Climate Prediction Center e o International Research Institute indica que este episódio deva perdurar até setembro de 2022, enfraquecendo paulatinamente. É importante recordar que a La Niña atua no sentido de aumentar a chance para déficit de chuva na Região Sul e no Brasil-Central.

Acredita-se que a Grande Seca que ocorreu de 1877 a 1879 ceifou a vida de mais da metade das 1.754.000 pessoas que residiam na área atingida pela tragédia. Esse foi de longe a maior catástrofe gerada por fenômenos naturais que ocorreu no país.