Qual o mês mais chuvoso em SP?

Perguntado por: doliveira . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

Figura 1: Climograma de São Paulo-SP a partir de dados da Estação Meteorológica do IAG-USP

RecordeValorData
Mês mais chuvoso653,2mmJaneiro de 2010
Mês menos chuvoso0,4mmJulho de 2008
Maior acumulação de precipitação em 24h145,9mm06 de março de 1966
Ano mais chuvoso2236,0mm1983

Quem quiser pegar climas mais amenos e agradáveis quando ir a São Paulo deve fazer sua viagem nos meses de outono (março a junho) e primavera (setembro a dezembro). Nessas épocas, a temperatura média é de 20°C, o que deixa os passeios ao ar livre mais agradáveis e exige menos roupas na mala.

Neste verão apenas janeiro fechou com chuvas abaixo da média, sendo que fevereiro e março apresentaram intensos temporais, o que gerou elevados volumes de precipitação, levando a estação a terminar com chuvas acima da média”, explica o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo, Michael Pantera.

O mês mais chuvoso em São Paulo é janeiro, com média de 217 milímetros de precipitação de chuva. O mês menos chuvoso em São Paulo é agosto, com média de 41 milímetros de precipitação de chuva.

Detalhes da previsão para o mês de maio de 2023 no Sudeste
E neste mês as frentes frias já ficam mais barradas entre Santa Catarina e o sul de São Paulo, com dificuldades para avançar pelo Sudeste, e com isso o destaque será a amplitude térmica elevada, diferença maior das temperaturas mínimas e máximas no dia.

O verão, entre dezembro e março, eleva as temperaturas e, com elas, a incidência de chuvas em São Paulo também aumenta. É o período no qual acontece a maior parte dos grandes temporais, enchentes e, consequentemente, transtornos no trânsito.

20 de março de 2023

O verão 2023 começa astronomicamente às 18h48 do dia 21 de dezembro de 2022 e se estende até às 18h24 do dia 20 de março de 2023. O verão é normalmente a estação mais úmida e quente na Região Sudeste.

O Inverno iniciará às 12h54 do dia 21 de junho de 2019 . Nesta estação, que compreende os meses de junho, julho e agosto, as temperaturas são climatologicamente amenas. Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, este trimestre é considerado o menos chuvoso do ano no que se refere a distribuição de chuvas.

O mês mais barato para voar para São Paulo geralmente é agosto.

Inverno. Entre junho e agosto é inverno em São Paulo. Nesse período, o ar fica seco e gelado. Quem está acostumado com o calor tropical do litoral pode sofrer um pouco, já que o termômetro chega a marcar 10 graus.

Em Ubatuba e São Sebastião (SP) não chove, mas também não faz muito calor. – Minas (Capitólio, Ibitipoca, Aiuruoca, Serra do Cipó, São Tomé das Letras, Serra da Canastra) tem tempo seco mas para nadar nas cachoeiras tem que encarar água bem gelada, assim como fiozinho noturno.

Previsão para Dezembro/2022 e janeiro/2023
As previsões climáticas indicam que, entre dezembro deste ano e janeiro de 2023, as chuvas podem ficar próximas ou acima da média no Norte, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Aas simulações mais recentes do modelo CFS apostam que a primeira queda mais significativa de temperatura só aconteça no comecinho de abril e que o episódio mais organizado com potencial para ser a primeira onda de frio de 2023 aconteça entre os dias 11 e 13 de maio, com temperaturas abaixo dos 5°C em áreas desde o Rio ...

A previsão é de que a temperatura fique acima média normal em toda a Região Sul, no oeste de Mato Grosso, em quase todo o Mato Grosso do Sul e na maioria das áreas do Sudeste. O mapa mostra um resumo da tendência da temperatura para o Brasil, resumindo os meses de janeiro, fevereiro e março.

A boa notícia para quem é fã de carteirinha do inverno é que os meses de frio em São Paulo são bem delimitados. O inverno começa oficialmente no final do mês do junho (normalmente, no dia 21, quando é celebrado o solstício de inverno) e vai até o final de setembro (entre os dias 21 e 23).

desfavorecendo a formação de nuvens de chuva por aqui em. junho julho e agosto agora. no centro-sul o trimestre deve começar com chuvas Acima da Média no norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e. lá para Agosto a gente deve ter chuvas levemente Acima da média em todo centro-oeste Sudeste e sul do Brasil.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a primeira semana do outono de 2023 no Brasil terá uma redistribuição da umidade pelo território. A expectativa é a de que o Sul tenha maior frequência de pancadas de chuva, enquanto o Sudeste e uma parte do Sul tenham mais dias de tempo seco e calor pela frente.

Um outono frio é extremamente improvável. Isso, contudo, não significa que vai deixar de fazer frio. Os episódios de frio é que tendem a ser mais pontuais, eventualmente fortes. A tendência, assim, é que não ocorra frio persistente e muito prolongado neste outono de 2023.