Qual o mês da poda da goiaba?

Perguntado por: imuniz7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Qual a melhor época de fazer a poda da goiabeira? E qual o melhor jeito de se fazer esse trabalho? Nas regiões quentes do país, a poda pode ser feita em qualquer mês do ano, mas sempre 30 dias depois da colheita.

A floração no Sul do Brasil ocorre no período de outubro a janeiro. A frutificação se dá entre os meses de dezembro e março. Na Serra Catarinense a maturação dos frutos ocorre de março a abril.

As adubações com nitrogênio e potássio devem ser realizadas a partir do florescimento das plantas, sendo que a quantidade total recomendada seja dividida em três parcelas iguais: a 1ª parcela durante o florescimento; a 2ª após 30 a 45 dias da primeira e a 3ª após 30 a 45 dias da segunda.

lua minguante

Durante a lua minguante também é o momento ideal para fazer poda de galhos e ramos, quando o objetivo é de restrição, ou seja, quando não se quer a propagação de novos brotos.

Quais os tipos de poda que podem ser praticados na goiabeira? Existem dois tipos de poda: poda de produção e de formação. A poda de produção pode ser total (drástica) ou parcial (contínua).

2- Como evitar bichos de goiaba
Quando vai se transformar em pupa, faz um orifício no fruto, caindo no solo, transformando-se em mosca na forma adulta. Para acabar com esse problema, basta ensacar as goiabas assim que atingirem de 2 a 3 cm de diâmetro.

É muito provável que os “bichos” encontrados no interior das goiabas sejam larvas de mosca-das-frutas. O controle pode ser feito com o ensacamento, utilizando papel parafinado, das goiabas com tamanho de 2 a 3 centímetros.

A goiabeira é uma árvore perene e produz frutos comercialmente por pelo menos 15 anos. Pelas características próprias de seu cultivo, a planta permite o respeito ao período de carência da pequena quantidade de agrotóxicos empregados no cultivo.

O ciclo vegetativo da goiabeira-serrana é bem definido: a brotação inicia em meados de setembro, a floração ocorre no período de outubro a janeiro e a frutificação se dá entre os meses de dezembro e março. Na Serra Catarinense a maturação dos frutos ocorre de março a maio.

A goiabeira começa a produzir com um ano a um ano e meio de idade, dependendo dos tratos culturais.

A goiaba, quando cultivada sob irrigação, pode produzir mais de uma safra por ano e para que o produtor consiga concentrar a produção em determinadas épocas do ano, deverá realizar a poda total das plantas, encurtando todos os ramos do ano, deixando intactos de 12 a 15 ramos das goiabeiras.

Quando as condições de umidade e temperatura são favoráveis, o fungo esporula, infectando os tecidos das folhas novas. Recomenda-se o uso do fungicida oxicloreto de cobre, o único registrado para manejo dessa doença em goiabeira, no caso da ocorrência da doença em viveiros.

Agente causal. A pinta preta é causada pelo fungo Phyllosticta citricarpa (Guignardia citricarpa). O fungo pode se multiplicar e produzir seus esporos assexuais (conídios) em frutos, folhas e ramos secos da planta e os esporos sexuais (ascósporos) em folhas caídas no solo.

A presença de luz solar por algumas horas ao dia também é importante para a fruta. Dessa forma, locais com baixas temperaturas e altas precipitações não vão favorecer o desenvolvimento da sua goiabeira. O solo para plantio deve ser profundo para suportar as raízes dessa árvore frutífera.

inverno

As frutíferas devem ser podadas no inverno, pois neste período a árvore não estará em processo de produção de folhas e frutos, mas sim em dormência. Isto torna mais fácil o processo, e não causa danos a planta.

Fique atento à época do ano: os meses de inverno ou com menos chuvas são os meses mais adequados para fazer a poda nas árvores, nesse período do ano o crescimento da planta é muito lento e a circulação de seiva diminui muito.

A supressão (corte) de qualquer espécie arbórea (árvore) sem a prévia autorização pelo Órgão Ambiental competente é PROIBIDA e é considerado CRIME AMBIENTAL, sendo passível de multa.

6,5 meses

A goiaba tem um ciclo produtivo de aproximadamente 6,5 meses, ou seja, até duas safras por ano. Por outro lado, o solo para o plantio deve ser feito de 2 a 3 meses antes, arando e fazendo a gradagem, para que fique mais plano e menos compactado.

A poda de produção tem como objetivo principal preparar a planta para a frutificação, mantendo-se uma quantidade de gemas que permita a obtenção de produtividades satisfatórias e regulares.

areno-argilosos

A cultura da goiaba adapta-se a vários tipos de solo. Entretanto, os mais adequados ao seu cultivo são os areno-argilosos profun- dos, bem drenados, ricos em matéria orgânica e com pH entre 5,0 e 6,5. Em solos com pH igual ou superior a esse intervalo, pode ocor- rer deficiência de ferro.