Qual o menor origami do mundo?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

O pássaro é 20 vezes menor que um grão de areia e pode ser dobrado e desdobrado com um choque de apenas um volt. Pesquisadores dos Estados Unidos criaram o menor pássaro de origami do mundo – que tem apenas 60 mícrons de largura, ou seja, 20 vezes menor que um único grão de areia.

O registro mais antigo sobre dobradura papel está num poema de Ihara Saikaku datado de 1680, quando a palavra “orisue” (forma arcaica) referente ao origami foi utilizada. A prática da dobradura era restrita às cerimônias religiosas e festivas.

Tsuru

O formato mais popular de origami certamente é o Tsuru, inspirado em uma ave considerada sagrada pelos japoneses e que representa sorte e longevidade.

O preço das peças varia de R$ 10 até R$120. Por ser um trabalho extremamente personalizado, o cliente é quem decide o tamanho do produto, quantidade de papel utilizado e cores.

Os estudiosos acreditam que a arte do origami tenha originado junto com o papel. Os primeiros registros do surgimento do papel vêm da China, no ano de 105 d.C. Em 1950, ocorreu a grande divisão entre a antiga e a nova dobragem do papel, período que o trabalho de Akira Yoshizaka tornou-se conhecido.

Origami ou Dobradura? O Origami é a técnica milenar japonesa de criar dobraduras em papéis, não há diferenças entre elas. Ambas utilizam o mesmo recurso, que é o papel para a execução dos trabalhos.

Para Nível 1 – no mínimo 10 dobraduras simples de até 30 dobras; para Nível 2 – no mínimo 25 dobraduras, dentre elas algumas peças com mais de 30 dobras, incluindo caixas simples e “kusudama” (bola com peças modulares);

O Papel Espelho é um papel monolúcido feito com 100% de fibra celulótica. Possui uso ideal para dobraduras, origamis, trabalhos escolares e artesanato em geral.

Uma das razões para o tsuru ser tão valorizado na cultura japonesa é o fato de que essa ave, considerada sagrada e auspiciosa, é conhecida por sua habilidade em voar grandes distâncias e por seu comportamento social: ela vive em grandes grupos e é leal aos seus companheiros.

Na cultura japonesa, cada dobradura tem um significado. O pássaro (mais especificamente o tsuru, uma ave sagrada no Japão) é um dos origamis mais conhecidos, símbolo de boa sorte e fortuna. A representação de sapo também é bastante popular e expressa o desejo que coisas boas retornem, como dinheiro e saúde.

As figuras feitas em origami são carregadas de simbolismos: o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga, a longevidade; e o tsúru, a mais famosa figura de origami, é o desejo de boa sorte, felicidade e saúde.

Um origami de papel fácil de fazer é o em forma de borboleta, elas trazem como significado transformação, união e novos etapas da vida.

O Oribana é a junção de duas artes; a Ikebana, arte de arranjar as flores em estilo oriental e o Origami, a dobradura de papel. No Oribana tudo é confeccionado em papel: vasos, folhas e flores! Além das variações citadas existem outras como: Orijouteria (Origami + bijuterias) e toilegami (Origami com papel higiênico).

Acredita-se que no Brasil, a arte do Origami foi introduzida de duas maneiras: uma através de nosso país vizinho, a Argentina que possui muita influência da cultura espanhola e outra, através dos imigrantes japoneses que aqui vieram, a partir de 1908.