Qual o menor nome no Brasil?

Perguntado por: imeireles2 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Serra da Saudade era um distrito de Dores do Indaiá que virou município em 1963. Seu nome vem da serra que o cerca.

Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch

O nome Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch está escrito no idioma galês e significa, “Igreja de Santa Maria no vale da avelaneira branca próximo a um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha”.

No Brasil, de acordo com o Censo Demográfico 2010, existem cerca de 200 milhões de habitantes com mais de 130 mil nomes diferentes. Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010.

IBGE libera ferramenta online que mostra quantas pessoas têm o seu nome. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou uma ferramenta chamada Nomes do Brasil que permite aos usuários pesquisarem a popularidade de seus nomes.

Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), o nome mais registrado no País em 2022 ainda é bíblico: “Miguel” segue na liderança pelo segundo ano consecutivo.

Silva

Se você perguntar a qualquer brasileiro qual o sobrenome mais comum no Brasil com certeza a resposta será Silva. O sobrenome Silva, que em latim significa selva, foi trazido pelos portugueses com a colonização.

Embora existam dúvidas sobre qual é o nome mais antigo já registrado, a maioria dos pesquisadores concordam que Kushim é o nome mais antigo conhecido no mundo, datando de cerca de 3.400 a 3.000 a.C. Surpreendentemente, Kushim não era um rei ou governante, ele parece ser um comerciante, já que os artefatos com seu nome ...

Se tem uma coisa que é fato é que quase todo brasileiro, sem exceção, já conheceu na vida alguém com o sobrenome Silva, Santos, Oliveira, Souza ou Rodrigues.

Helena e Miguel são os nomes mais escolhidos para bebês no Brasil em 2022. Pela quinta vez, Helena é o nome feminino mais escolhido para mais bebês no Brasil enquanto Miguel, pela 12º vez, é o masculino, segundo o ranking do BabyCenter.

Alguns nomes permanecem preferidos entre as famílias. Helena, Alice, Laura e Maria Alice seguem como as quatro opções femininas mais populares desde 2022. Em relação aos nomes de meninos, Miguel segue invicto como o nome mais queridinho dos brasileiros, seguido por Arthur, Heitor e Gael.

O Congresso Nacional decreta: Art. 1.0 É proibido o registro de pessoas físicas com o nome de Jesus.

1 miserável, indigente, carente, necessitado, desprovido, desabastecido, falto, privado, despossuído, desvalido.

Também existem o “Lúcifer”, “MacGyver” e “Dijei”. Nesse contexto de nomes estranhos, a exemplo de “Samba”, revelado pela Band sobre o nome que seria dado ao filho do cantor Seu Jorge, há casos que podem ser recusados pelos oficiais.

O Brasil já teve oito nomes antes do atual: Pindorama (nome dado pelos indígenas); Ilha de Vera Cruz, em 1500; Terra Nova em 1501; Terra dos Papagaios, em 1501; Terra de Vera Cruz, em 1503; Terra de Santa Cruz, em 1503; Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505; Terra do Brasil, em 1505; e finalmente Brasil, desde 1527.