Qual o melhor volumoso para gado?

Perguntado por: lbelchior9 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Afinal, qual volumoso devemos utilizar?

  • Silagem de milho;
  • Bagaço de cana;
  • Silagem de capim;
  • Capulho de algodão;
  • Feno, são algumas das opções.

Em média, um boi consome 14 quilos de comida e até 60 litros de água por dia. Para engordar, o animal precisa de fibras, proteínas, fonte de energia, minerais e vitaminas.

A silagem de milho é uma das principais fontes de forragem utilizada na dieta de vacas leiteiras brasileiras de alta produção. Ela contribui com energia e fibra para o gado leiteiro, sendo o amido a principal fonte de energia na silagem de milho.

No próximo ano a expectativa é de aumento da produção de carne bovina na China para 7,5 milhões de toneladas, ante a produção de 7,1 milhões de toneladas em 2022. Ou seja, serão 400 mil toneladas a mais entre um ano e outro.

A silagem de milho, entre os volumosos, é o mais tradicional alimento utilizado em confinamentos do Brasil. É um volumoso de qualidade ímpar, sendo uma excelente fonte energética, entre outras características.

Comumente um bovino em confinamento consome, por dia, de 12 a 22 kg de silagem de milho, dependendo de outros volumosos e da quantidade de ração concentrada oferecida.

capim-mombaça — um dos preferidos pelos bovinos, é altamente produtivo e se adapta muito bem a diferentes condições climáticas.

Para que ganhos mais altos possam ser obtidos no sistema de engorda de bovinos em pasto, 3 tipos de alimentação deverão ser fornecidos ao gado: forragens, concentrados e minerais. Oferecer forragem de qualidade, tenra e nutritiva é o primeiro passo para um bom manejo. Esse é o objetivo básico do manejo das pastagens.

Por exemplo, um boi de 400 kg de PV irá consumir cerca de 10 kg de MS/dia, que equivalem a, aproximadamente, 30 kg de silagem, ou 40 kg de capim verde, ou 12 kg de feno.

Já os animais ficam preso em confinamento em torno de 90 a 120 dias. Como resultado, vemos um índice de ganho médio diário em torno de 1,6 kg por animal.

“Depois das análises, identificamos que o Capiaçu também é mais nutritivo, ele tem mais proteína, ele tem mais energia e a qualidade de fibra dele é diferenciada.”, avalia Paulino Andrade, pesquisador da Embrapa.

A silagem de sorgo-sudão possui menor valor nutritivo, em decorrência dos maiores teores das frações fibrosas, enquanto a de milho destaca-se positivamente pelo seu valor nutricional.

Forrageiras para silagem
O capim-elefante é muito utilizado na alimentação de vacas de leite em sistemas de pastejos rotacionados, isso porque é considerado mais barato em relação ao sorgo e ao milho em épocas em que o grão está com preços mais elevados.

O custo total da silagem por hectare gira em torno de R$ 5.000 a R$ 6.500, incluindo gastos com insumos; preparo do solo; plantio; tratos culturais; colheita e ensilagem; depreciação e outros. Porém, esse valor é maior ou menor dependendo da região e nível de tecnologia empregada.

Também podem ser oferecidas misturas, que são a combinação da silagem com outros produtos, como farelo de algodão, caroço de algodão, casca de soja, farelo de soja, polpa cítrica, ou, ainda, a mistura entre as silagens.