Qual o melhor vermífugo para seres humanos?

Perguntado por: upires3 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Medicamentos mais indicados: albendazol, mebendazol, tiabendazol, metronidazol e nitazoxanida.

Alguns estudos já associaram o desequilíbrio da microbiota a problemas intestinais, obesidade, depressão e até doenças como o câncer. Portanto, o vermífugo é um remédio que deve ser tomado apenas com prescrição médica.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Verminoses são doenças causadas por vermes cujos principais sintomas são dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios. As verminoses são doenças causadas por diferentes vermes parasitas que se instalam no organismo do hospedeiro.

Estudos demonstram que a ivermectina funciona no tratamento das seguintes infecções: Estrongiloidíase intestinal: causada por um parasita denominado Strongyloides stercoralis. Oncocercose: causada por um parasita denominado Onchocerca volvulus. Filariose (elefantíase): causada pelo parasita Wuchereria bancrofti.

“Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

O modo de ação da nitazoxanida contra os helmintos ocorre através da inibição da polimerização da tubulina no parasita.

Dose usual: 1 comprimido de albendazol 400 mg, em dose única ou 10 ml da suspensão oral em dose única. Nos casos de infestações confirmadas ou suspeita por Strongyloides stercoralis e Taenia spp, albendazol 400 mg, como dose única, deve ser administrado por três dias consecutivos.

Para evitar reações como náuseas, vômitos e diarréias, o indicado é fazer uso da Ivermectina de estômago vazio, cerca de 2 horas após uma refeição.

Em geral, o remédio começa a fazer efeito a partir de 2 a 4 horas de seu uso.

Não vale a pena tomar remédio sem necessidade

  • Lavar as mãos com água e sabão antes de preparar alimentos, antes de comer e depois de ir ao banheiro;
  • Higienizar frutas, legumes e verduras antes do preparo;
  • Evitar andar descalço em locais de higiene duvidosa;
  • Beber apenas água engarrafada, filtrada ou fervida.

Portanto, o vermífugo é um remédio que deve ser tomado apenas com prescrição médica, após a detecção de sintomas muito evidentes ou de um exame de fezes, por exemplo, ou quando há recomendação de órgãos de saúde.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

É necessário fazer uma investigação e depois uma desintoxicação de parasitas. Existem vermífugos específicos para o tratamento das verminoses, bastando tomar segundo a prescrição do médico. Alguns deles são polivalentes, isto é, agem contra diversos tipos de vermes.

Náuseas, convulsões e pele mapeada
Na fase aguda, seus sintomas são típicos de uma infecção intestinal (febre, fraqueza, diarreia).

Existem ainda casos em que a presença e vermes no intestino provocam inchaço da barriga, o que pode causar um ligeiro desconforto na região ao redor do umbigo.

A teníase é provocada pela presença no intestino delgado das formas adultas da Taenia solium ou da Taenia saginata. A parasitose adquirida pela ingestão de carne de boi ou de porco mal cozidas, que contém as larvas, pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, gases, diarreia ou constipação.