Qual o melhor veneno para tripes?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

imidacloprid

O inseticida Provado (imidacloprid) foi o mais eficiente dentre os produtos testados. A depender da intensidade da infestação e da época do ano, o controle do tripes para níveis aceitáveis de convivência com a praga, pode requerer a adoção de medidas de controle a inter- valos menores que uma semana.

O ataque do tripes na alface é favorecido pelo uso excessivo de fertilizantes, principalmente adubação nitrogenada. Eliminar soqueiras de culturas anteriores. Eliminar as plantas jovens de alface que estejam infectadas com os vírus ('roguing').

O ciclo de vida do tripes compreende as fases de ovo, larva, pupa e adulto. Apresenta reprodução sexuada e por partenogênese (gera descendentes sem necessidade de acasalamento). Os ovos são colocados nas folhas, abaixo da epiderme.

Os tripes da Soja podem causar dano direto e indireto:
Estas, ao permanecer três semanas ou mais, alimentando-se na parte inferior da folha, destroem a capa de cera que a planta produz para proteger-se da desidratação, o que aumenta o índice de transpiração e a perda de água dentro do tecido vegetal.

As tripes causam manchas esbranquiçadas no feixe, com áreas de coloração prateada, que evoluem para manchas bronzeadas, marrons e posteriormente necrosadas. Danos e infestações de níveis populacionais diferentes podem ser observados para cultivares distintas.

- Dicarzol 500 SP é um inseticida e acaricida do grupo químico metilcarbamato de fenila (carbamatos), com ação de contato e ingestão, indicado para o controle de pragas nas culturas de abacate, abóbora, abobrinha, alface, alho, batata, berinjela, cacau, cebola, citros, feijão, mamão, manga, maracujá, melancia, morango, ...

O acefato é um inseticida e acaricida organofosforado usado no controle de insetos em plantações, como algodão e tabaco, em frutas, em hortaliças e em plantas ornamentais. Também é utilizado no controle de insetos domésticos, como formigas e ácaros.

Aplicado de forma foliar e agindo por ingestão, clorfenapir é altamente efetivo contra larvas de lepidópteros (lagartas) e coleópteros (besouros), além de ácaros e tripes. Além disso, apresenta excelente ação translaminar, atingindo os insetos na face oposta da folha na qual foi aplicado (Figura 2).

Como eliminar o fungo
Caso ele já esteja presente no seu jardim, a sugestão da especialista é que você aplique um fungicida ou recorra a receitas caseiras com leite cru e detergente com óleo mineral.

COM COUGAR, A MOSCA BRANCA NÃO SE CRIA.
Cougar é um inseticida fisiológico juvenoide, análogo ao hormônio juvenil e regulador de crescimento de insetos, seletivo para as culturas registradas.

Alimentam-se da seiva das plantas, sendo raspadores-sugadores.

Eles estão distribuídos pelos 5 continentes e atualmente são conhecidas pouco mais de 6160 espécies de tripes, sendo que no Brasil foram identificados cerca de 600, correspondendo a quase 10% da espécies conhecidas.

O tripes pode causar até 30% de redução da produtividade da cultura (PALMA, 2020), já que a perda de áreas foliar impacta em menor produção de fotoassimilados e consequentemente redução no peso final de grãos.

Algumas espécies de tripes são pragas em cultivos como: tomate, cebola, alho, alface, flores ornamentais e outros. Porém, a grande maioria das espécies de tripes se alimentam de fungos, sendo encontrados em folhas, troncos e galhos mortos.

O oídio é uma doença causada por fungos, favorecida por ambientes secos e quentes (época seca), apesar de ser encontrada em clima úmido e frio.