Qual o melhor tratamento para artrite e artrose em cães?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

No tratamento, o veterinário pode prescrever medicamento anti-inflamatórios, condroprotetores e nutracêuticos. Porém, em cães e gatos obesos, o tratamento também deverá considerar a perda do peso do animal. A fisioterapia também é uma boa indicação para casos de artroses.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.

Suplementos alimentares também têm surtido efeito na diminuição da dor da artrose em cães e gatos. Componentes como ácidos graxos, glicosamina e condroitina normalmente já vêm na fórmula de rações próprias para cachorros idosos e de também de raças grandes.

Confira algumas estratégias para ajudá-lo a aliviar as articulações doloridas e permanecer ativo.

  1. Alimentação. O que você come pode ter uma conexão direta com alívio da dor nas articulações. ...
  2. Suplementos. ...
  3. Atividades físicas. ...
  4. Terapia de calor ou gelo. ...
  5. Injeções de ácido hialurônico.

O tratamento depende da causa da artrite, porém a grande maioria consiste no uso de anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos para aliviar as dores e retardar a evolução da inflamação. Com a medicação agindo na dor, o cachorro consegue ter uma melhor mobilidade.

Metotrexato (MTX) está recomendado no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Artrite Reumatoide do Ministério da Saúde, como primeira escolha em monoterapia, na primeira etapa de tratamento, podendo ser associado com outros medicamentos da primeira etapa ou das etapas progressivas.

Entre as opções de anti-inflamatórios para cães disponíveis em lojas como a Petz estão: Trocoxil®, Rimadyl®, Previcox®, Carproflan®, Flamavet®, entre outros. Nunca dê medicamentos sem prescrição. Em alguns casos, é possível que o veterinário recomende o uso de medicamento vendido em farmácias convencionais.

O Meloxicam é um anti-inflamatório muito indicado para tratar os sintomas da artrite reumatoide e das osteoartrites dolorosas. De ação rápida, ele alivia as dores e a inflamação e deve ser ingerido na dosagem de 15mg ao dia, ou, conforme orientação médica.

O treinamento incorreto é considerado o principal fator ligado ao agravo da doença. O joelho, por exemplo, atua como o principal dissipador de energia cinética no esporte. Ou seja, qualquer impacto ou força de explosão passa por esta articulação.

A viscossuplementação por injeção intra-articular de ácido hialurônico é usada com frequência na prática clínica para reduzir a dor em pacientes com artrose de joelhos. O procedimento é feito em consultório, por médico especialista.

O gingerol é o principal componente que faz do gengibre um dos melhores alimentos anti-inflamatórios. Muito utilizado para problemas digestivos e respiratórios, como gripes e resfriados, o gengibre pode ser consumido em forma de pó, pedaço e lascas.

Caminhadas regulares:
As caminhadas são uma ótima forma de exercício para fortalecer as patas traseiras do seu cachorro. Certifique-se de que a duração e a intensidade sejam adequadas para o seu cão, começando devagar e aumentando gradualmente. Evite superfícies muito escorregadias para evitar lesões.

A resposta mais simples é: nenhum medicamento é adequado para os animais sem que seja prescrito por um médico ou médica veterinária qualificado.

De uma forma simples de entender a diferença entre as doenças, podemos definir a artrite como inflamação enquanto a artrose é a degeneração das articulações. Ambas precisam de atenção e cuidado, pois podem causar sintomas como dores fortes e inchaço.

Evitar movimentos repetitivos em excesso
Além de tudo o que já foi citado, a artrite e a artrose têm uma piora considerável, quando há movimentos repetitivos na rotina da pessoa.

Beba água Ela é importante para a formação do fluído sinovial, que ajuda a lubrificar a articulação e aumentar o crescimento de novas células na cartilagem. Quando não bebe água o suficiente, você reduz essa lubrificação, o que pode levar a uma inflamação nas articulações, movimentos mais rígidos ou até dores.

Embora ainda não esteja disponível para a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a subcondroplastia surge como um novo conceito de tratamento para artrose. “Cura a dor causada por lesão óssea e previne uma possível colocação de prótese”, ressalta Demange.

Glucosamina e condroitina são dois suplementos populares que podem ajudar a melhorar a função das articulações e aliviar a dor. No entanto, é importante consultar seu veterinário antes de iniciar qualquer suplementação, para determinar a dosagem correta e garantir que seja seguro para o seu cachorro.