Qual o melhor tipo de vinagre para limpeza?

Perguntado por: arodrigues6 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

O produto, além de barato, tem alta concentração de ácido acético, substância que desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores. O mais indicado para esse fim é o vinagre branco, de álcool, por ser neutro, sem corantes e sem o aroma de frutas presentes nos vinagres de outras cores.

O vinagre branco ou vinagre de álcool é produzido a partir da fermentação de álcool de malte, milho ou cana de açúcar, tem uma cor transparente e é comumente usado como tempero para carnes e saladas, sendo uma boa opção para reduzir a quantidade de sal usada para dar sabor aos alimentos, porque o vinagre dá sabor ...

O vinagre de vinho tinto pode ser utilizado para o preparo de saladas, marinadas e pratos frios. Já o do tipo branco, com um sabor mais suave, é indicado para temperar saladas, preparação de condimentos - como o ketchup caseiro - marinadas de aves e, até mesmo, para a receita de ovo poché.

O Vinagre de Álcool Prinz, com acidez 8%, é duas vezes mais concentrado que o Vinagre de Álcool tradicional. Por isso, é ideal para fazer conservas e para ser utilizado para limpezas domésticas, substituindo produtos industrializados.

Onde não usar o vinagre:

  1. Mármore e granito. O vinagre pode causar desgaste ou manchas nessas superfícies. ...
  2. Panelas de ferro. O ferro reage com o vinagre e pode oxidar. ...
  3. Smartphone e telas de computador. O uso do vinagre nestes dispositivos pode desgastar a tela dos itens. ...
  4. Superfícies com cera.

Limpeza de pisos. Apenas um balde com água e algumas colheres de vinagre já é o suficiente para limpar as sujeiras do piso. Cuidado na hora de aplicar o produto, pois o mais indicado é vinagre de álcool ou branco - principalmente se o seu piso for muito claro ou de um tom mais escuro.

Neste caso, a reação produz água e bolhas de dióxido de carbono, que interagem para ajudar a decompor fisicamente a sujeira. Por ser uma base, o bicarbonato de sódio reage com o ácido e também é útil para retirar manchas e gordura, fazendo com que as moléculas orgânicas fiquem mais solúveis em água.

Mais maciez: como lavar toalhas de banho com vinagre? Já mencionamos que o vinagre branco é um grande aliado para substituir o amaciante e preservar as fibras. De fato, além de trazer maciez, o produto (que pode ser de maçã ou álcool) também tem o poder de acabar com as bactérias e “desinfetar” o tecido.

1. Receita de vinagre como amaciante. Para substituir o amaciante e evitar o desgaste das peças, a dica é super simples: adicione 200 ml de vinagre de álcool no ciclo de enxágue. Se você está preocupado com o cheiro, pode ficar tranquilo: o aroma some totalmente após a secagem das roupas.

Além de servir como tempero, o vinagre possui muitas funções e diversas utilidades para melhorar sua rotina. O vinagre branco consegue fazer maravilhas para limpeza de diversos objetos como roupas, azulejos e também tira odores em ambientes fechados.

Vinagre de maçã

Vinagre de maçã Trata-se do mais forte e ácido de todos. Pode ser usado no preparo de vinagretes e molho chimichurri e para temperar proteínas, principalmente as carnes de porco.

Vinagre e bicarbonato de sódio são grandes aliados no preparo de alimentos, mas também são supereficientes quando o assunto é deixar a casa limpa. Eles neutralizam odores, tiram manchas, limpam rejuntes, removem gordura e muito mais.

A fórmula é: Adicione uma porção de vinagre para duas de água; Pegue a mistura e coloque um pouco de detergente, cerca de algumas gotas – pode ir por olho mesmo, apenas tomando cuidado para não acrescentar muito; Misture novamente e depois coloque em um borrifador ou em um recipiente prático para limpar.

E em hipótese alguma devem ser misturados. Misturas aparentemente inofensivas podem resultar em danos para a saúde. Como água sanitária e sabão, ou açúcar com vinagre. A água sanitária é um dos principais produtos de limpeza que não se deve misturar a outras substâncias.

Você também pode utilizar vinagre branco e água morna, essa dupla é ótima para remover odores desagradáveis. Basta fazer a mistura e passá-la em todo o eletrodoméstico com ajuda de um pano úmido.

Utilize o vinagre de álcool, sempre diluído em água. Ou produtos de limpeza diária diluídos em água, como CIF, Veja Cloro Ativo ou Saponáceo Cremoso também são indicados para limpar porcelanato encardido.

Agora, se o piso laminado da sua casa está muito encardido, faça a mistura de 3 colheres de vinagre branco com 1 litro de água, aplique no piso e deixe agir por alguns minutos. Depois, esfregue a área encardida com uma esponja macia. Passe um pano umedecido em água e uma pequena quantidade de detergente e espere secar.

Sim, o vinagre ajuda a remover a sujeira do porcelanato, como é o caso do rejunte no pós-obra. Contudo, é muito importante ressaltar que o produto correto para limpar porcelanato é o vinagre branco. Portanto, não use outros tipos no revestimento, caso contrário poderá causar manchas em vez de limpar.

Se livre do mau cheiro
Certas roupas mantêm aquele odor de mofo mesmo depois de lavadas. Você pode voltar para a neutralidade do cheiro adicionando 1/2 a uma xícara cheia de vinagre ao ciclo de enxágue da sua lavadora.

Porque toalha de banho cheira mal ou fica fedida? Após o uso, se a toalha não ficar em um ambiente bem ventilado, bactérias e fungos encontram um ambiente muito favorável para se multiplicar. Esses fungos são os causadores do mau cheiro e também podem ser os responsáveis por provocar alergias e irritações na pele.