Qual o melhor tipo de tecido para lençol?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

O fio penteado nada mais é do que um processo que elimina impurezas e deixa o tecido mais belo. Outros tecidos que também oferecem bastante maciez ao lençol são o percal e o cetim, principalmente quando feito em maior parte com algodão, além da seda e do linho.

O tecido de poliéster é composto por fibras sintéticas, logo ele amassa menos, seca mais rápido e são mais baratos. Porém possui um toque sem tanto conforto e também absorve mais calor. O tecido de algodão é feito com fibra natural e portanto mais macio, maior durabilidade e resistência.

O mínimo de fios para que um lençol seja fofinho e não rasgue facilmente são 200 fios por polegada, e quanto mais fios acima deste número o lençol tiver, mais suave será a textura do algodão e mais este material se assemelhará a textura do cetim.

O que é percal? De origem natural e sendo produzido a partir de fibra 100% algodão, o percal varia em sua quantidade de fios, que deve ser acima de 180. Com isso, a sua trama é mais fechada, resultando em um tecido denso, ao mesmo tempo que fino. Por isso, é macio, resistente e aconchegante.

Quando acima de 180 fios o tecido de algodão recebe o nome de ALGODÃO PERCAL. Quando menos de 180 fios costumam ser chamados de tecido 100% algodão. Com várias opções de densidade de fios, o ALGODÃO EGÍPCIO é o queridinho das grandes marcas para roupas, roupas de cama, banho e peças finas no geral.

Feito a partir de 100% algodão, o PERCAL 400 FIOS LISO oferece uma sensação de frescor e conforto ao toque, além de ser altamente respirável. Ele também é fácil de lavar e cuidar, mantendo sua aparência e qualidade mesmo após várias lavagens.

Com origem persa, o percal é um tipo de opção que costuma ser derivada do algodão, mas também pode ser composta por poliéster. Seus grandes diferenciais dizem respeito à maciez, acabamento e durabilidade. Para garantir essa última característica, tenha sempre cuidado na hora de lavar, secar e passar essa peça delicada.

Tipos de lençóis para hotelaria
Pode-se optar por lençóis com elástico, sem elástico e aqueles de 150 ou 180 fios.

O número pode variar entre 150 a 1000 fios ou mais. De uma maneira geral, quanto maior o número de fios por polegadas, maior a nobreza da peça. Mas o tipo de tecido e estrutura da trama também influenciam em sua qualidade. O lençol de 400 fios é considerado um item nobre e de alto padrão qualitativo.

Diferenças entre o Percal, Algodão ou Microfibra
A grande diferença entre esses três tipos de tecido está na composição, o percal e o algodão são de origem vegetal (algodão), enquanto a microfibra é um tecido com origem sintética derivada do petróleo.

Tipos de tecido do lençol
E o melhor é o de algodão egípcio, que é bem macio e não fica com bolinhas com o passar do tempo.

percal

Confeccionado a partir do algodão, o percal possui uma trama fechada por fios bem entrelaçados. Muito utilizado na produção de lençóis e fronhas, tem um toque agradável e desperta a sensação de frescor. Por isso, é ideal para quem sente calor durante a noite.

Para ser considerado realmente um percal, é necessário que o tecido tenha no mínimo 180 fios por polegada quadrada. Ele tem um aspecto fosco e bem macio ao toque. Quanto mais alto o número de fios, mais resistente e macio é o tecido e melhor também a qualidade do lençol.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO
Percal é um tecido composto 100% por fibras de algodão, perfeito para confecção de lençóis e fronhas. Atualmente também é muito utilizado no artesanato, como substituto de tecidos como Tricoline.

De origem natural e sendo produzido a partir de fibra 100% algodão, o percal varia em sua quantidade de fios (sendo sempre acima de 200 fios). Com isso, a sua trama é mais fechada, resultando em um tecido denso, ao mesmo tempo que fino. Por isso, é macio, resistente e aconchegante.

O poliéster tem alta durabilidade, mais que o algodão e a maioria dos tecidos mistos. Também é difícil de manchar permanentemente porque o poliéster é menos absorvente que outros tecidos. Os tecidos de poliéster também são conhecidos por não amassar, encolher ou desbotar quando tratados com cuidado.