Qual o melhor tipo de sapato para quem tem fascite plantar?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Os modelos que possuem plataforma, além de super elegantes distribuem melhor o impacto, é uma boa opção para usar. Para quem gosta de usar sandália rasteira é possível usar sim, mas precisa ser do tipo que possui solado macio e plataforma anatômica, para amortecer o impacto ao caminhar.

O tratamento da fascite plantar tem como objetivo reduzir a inflamação e aliviar a dor. Dependendo da fase e do estágio da doença, recomendam-se repouso, gelo e fisioterapia, além do uso de palmilhas ortopédicas que realizem uma melhor distribuição do peso corpóreo sobre os pés.

2 – Evite ficar longos períodos em pé
Outro cuidado importante é diminuir ou minimizar o uso de sapatos de salto alto, ou então rasteirinhas. Esses calçados não possuem amortecimento adequado, levando à concentração de forças no meio do pé ou então no calcanhar.

ORTHO PAUHERChinelo Ortopédico Fly Feet Nuvem
É indicado para todas as atividades do dia a dia, inclusive seu banho! Segundo a marca é indicado para esporão, fascite plantar, Neuroma de Morton, metatarsalgia, calos, hiperqueratose.

Caminhada. A caminhada é uma boa alternativa de exercício físico para quem tem fascite plantar. Isso porque ela permite que a musculatura do pé seja ativada, recebendo maior aporte sanguíneo. Além disso, é uma atividade física de menor impacto.

Natural. Como tratamento natural para fascite plantar, podemos citar a utilização de óleos para massagens na região da sola do pé. Além disso, a utilização de gelo na região, bem como a Fisioterapia apresenta excelentes aliados para melhorar o quadro de fascite plantar e prevenir futuras recorrências do problema.

Tratamento da fascite plantar
Grande parte dos portadores de fascite plantar se beneficia com o tratamento conservador, que inclui repouso, aplicação de gelo no local e sessões de fisioterapia para promover o alongamento de estruturas, como a própria fáscia plantar, o tendão de Aquiles e os músculos da panturrilha.

Ficar descalço enquanto estiver em casa
Por isso, é benéfico tirar os sapatos e andar descalço em casa, caso isso não provoque dor. Em alguns casos, onde a lesão ainda está muito aguda, a falta de algo na sola do pé pode piorar a dor, então ainda não seria o momento de ficar descalço.

1. Óleo essencial de lavanda é anti-inflamatório. De acordo com um estudo, o óleo essencial de lavanda possui propriedades anti-inflamatórias. Dilua uma ou duas gotas em um óleo carreador, como azeite ou óleo de coco, e massageie a planta dos pés.

Capsaicina 0,025% Creme Com 50G.

Colocar um travesseiro macio ou usar meias sob seus pés fará você se sentir confortável dormindo à noite.

Evidenciado através da prova pericial que o segurado do INSS, apesar do diagnóstico de fascite plantar, encontra-se apto para exercer, sem restrições, sua atividade de trabalho habitual (ajudante de entregas), resta descabida a concessão do benefício de auxílio-acidente.

Quando você está estressado, ansioso ou chateado, seu corpo tenta lhe dizer que algo não está certo. Se você tem sido o suporte de várias situações que acontecem na sua vida e isso tem te deixando constantemente irritado, este padrão de pensamento repetitivo pode inflamar a fáscia plantar.

Almofada confortável com tecido macio e acolchoamento interno preenchido com espuma respirável para eliminar o calor e suor. Tirante inferior de Neoprene duplamente almofadado para fixação e maior conforto para o pé. Mantém o pé confortavelmente na posição terapêutica, recomendada durante toda noite.

Infelizmente, o chinelo, em geral, não é indicado para quem sofre com as dores na sola do pé.

A massagem na sola do pé ajuda a diminuir a tensão na fáscia plantar, o que auxilia na recuperação da fascite. Uma sugestão é fazê-la após um banho quente, e não há muito mistério. A massagem é composta por movimentos de deslizar ao longo do pé, respeitando o limite da dor.

Aplicação de laser
O laser de baixa potência, quando aplicado em um tecido inflamado, auxilia na reparação local, diminuindo a inflamação da região. Por isso, é também uma técnica bastante utilizada na fisioterapia para o tratamento da fascite plantar.

Quem sofre de Fascite Plantar, deve ser tolerante e paciente, já que os prognósticos de cura apontam para cerca de 9 meses de sessões de Fisioterapia. Contudo, consoante cada caso, há a possibilidade de haver uma evolução positiva dos sintomas nas primeiras 12 sessões.