Qual o melhor tipo de sal para quem tem problemas renais?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

O sal de ervas é uma substituição fácil e saudável para reduzir o sódio. Por isso, o ideal é que o paciente renal fique atento ao consumo desse nutriente.

Sal light
O sal light, como o próprio nome sugere, traz menos sódio na sua composição. Ele é formado por 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio.

Considerado o mais saudável entre os sais, o sal marinho integral não refinado, não sofre adição de nenhuma substância química, apresentando um sabor menos salgado que o refinado e mostrando um maior valor nutricional. Além disso, ajuda a manter o metabolismo e o equilíbrio do sistema imunológico.

Os tipos de sal e suas características
Light: Possui 50% menos sódio, indicado para pessoas com hipertensão arterial. Grosso: Mais saudável porque não é refinado. Marinho: Não é refinado e tem mais minerais que o sal comum.

Muitas pessoas afirmam que ele é rico em minerais e oferece incríveis benefícios à saúde. Por essas razões, o sal rosa do Himalaia costuma ser considerado muito mais saudável do que o sal de mesa comum.

Além da carne animal e dos laticínios, o consumo de frutas como o abacate e a banana e legumes como a batata doce e a beterraba, por exemplo, também devem ser evitados por conter níveis mais altos de potássio.

Alguns exemplos de alimentos diuréticos incluem melancia, abacaxi, aipo e pepino. Adicionar esses alimentos à dieta mantém os rins saudáveis e reduz os níveis de creatinina no corpo.

Segundo o dr. Alan Castro, nefrologista do CHN, o paciente renal deve, sobretudo, investir na hidratação. É recomendada a ingestão de, no mínimo, 1,5 a 2 litros de água ao dia, associada à alimentação baseada em frutas, legumes, verduras, cereais integrais e proteínas de origem animal e vegetal.

O sal integral tem mais de 20 minerais; Enquanto que o sal de cozinha comum possui muitos aditivos químicos; O verdadeiro sal integral costuma conter cloreto de sódio, sulfato, magnésio, zinco, ferro, cálcio, potássio e manganês; O sal refinado de cozinha possui sódio e iodo.

Quais são os substitutos?

  • Gengibre. O gengibre tem uma forte ação digestiva e elevado potencial antioxidante. ...
  • Orégãos. Os orégãos são uma das ervas aromáticas mais utilizadas na cozinha, e podem substituir o sal sem qualquer prejuízo da qualidade da tua alimentação. ...
  • Alecrim. ...
  • Açafrão. ...
  • Cardamomo. ...
  • Salicórnia. ...
  • Gomásio.

Os defensores afirmam que o sal rosa tem mais minerais do que o tradicional, mas é improvável que você obtenha benefícios extras de saúde ao comê-lo. Segundo o especialista, o sal rosa do Himalaia é nutricionalmente muito parecido com o sal marinho. A diferença é que ele é mais bonito e mais caro.

Como fazer o teste do sal rosa do Himalaia? O primeiro passo é tentar observar o aspecto do alimento: o verdadeiro sal do Himalaia precisa apresentar uma coloração que fica entre o rosa clarinho e o transparente.

A maneira mais simples de conferir se o sal que você está comprando é o verdadeiro, é adicionando uma colher de sopa em um copo americano de água. É importante lembrar que ainda que o sal seja verdadeiro, ele vai deixar a água ligeiramente turva (como qualquer sal, certo?). O que não pode é colorir, de fato, a água.

O sal do Himalaia é um tipo de sal encontrado naturalmente na cor rosada em regiões próximas ao Himalaia, no Paquistão. De forma geral, é considerado mais nutritivo que o sal branco. Estima-se que o sal rosa pode conter 84 minerais e é especialmente o ferro que lhe confere a característica rosa.

O sal mais interessante é o sal rosa do Himalaia, isso porque ele possui uma boa quantidade de ferro e de cobre. Este tipo de sal ainda possui mais de 80 tipos de minerais. Ele tem a metade da quantidade de sódio encontrada no sal comum.

Estima-se que o sal do Himalaia pode conter até 84 minerais e oligoelementos diferentes. De fato, são esses mesmos minerais, especialmente o ferro, que lhe conferem a característica cor rosa. O sal rosa do Himalaia, na alimentação, oferece diversos benefícios para a saúde, mesmo que utilizado em menores quantidades.

O sal marinho é mais escuro e seu sabor é menos salgado que o do refinado. O sal marinho é o sal grosso, aquele usado em churrascos, só que moído.