Qual o melhor tipo de pastagem para gado de corte?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Depois de definida a forrageira, é de extrema importância fazer o manejo de pastagem para que os animais tenham um alimento nutritivo durante o ano todo. Afinal, quais são os melhores tipos de capim para o gado de corte?
...
Entre eles, destacamos:

  • capim-mombaça;
  • capim-massai;
  • capim-tanzânia;
  • BRS Zuri;
  • BRS Quênia.

Conheça o capim Miyagi, a pastagem que cresce em poucos dias.

Entre as principais cultivares de capim-elefante, a BRS Capiaçu é também a que apresenta o maior teor de proteína (ver tabela 1).

Cenchrus ciliares - Capim Buffel. É um capim bastante resistente a seca e pode ser plantado em regiões com volume de chuvas de 350 a 700 mm/ano, suportando período prolongado de seca.

Sabemos que uma vaca precisa comer em torno de 3% do seu peso vivo por dia, então um animal de 600kg vai precisar consumir 18kg de matéria seca (MS) por dia.

Quicuio é um nome mais popular que o pessoal usa. Mas a Humidicola é muito boa. Além disso, você tem também gramíneas que pode plantar, como Canarana, o Tango (Tangola), que são gramíneas que vão bem em áreas encharcadas. Porém não são de sementes, são de mudas.

Por exemplo, um boi de 400 kg de PV irá consumir cerca de 10 kg de MS/dia, que equivalem a, aproximadamente, 30 kg de silagem, ou 40 kg de capim verde, ou 12 kg de feno.

As melhores pastagens para o rebanho bovino vão do Capim Mombaça ao Brachiarão

  • Brachiaria humidicola. O Brachiaria humidicola é ideal para ser cultivado na região Norte e no Pantanal. ...
  • Brachiaria decumbens. O Brachiaria decumbens é perfeito para ser cultivado em regiões de Cerrado. ...
  • Brachiaria ruziziensis.

As melhores opções de capim para terrenos arenosos e de baixa fertilidade são:

  • Brachiaria Humidicola;
  • Brachiaria Decumbens.

Comparado ao capim-colonião, o mombaça produz 130% a mais de matéria seca foliar. Proporciona aos bovinos de corte ganhos médios de 700 kg de peso vivo/ha/ano, revelando-se medianamente resistente à cigarrinha-das-pastagens.

Qual o potencial produtivo da BRS Capiaçu? Tem capacidade de produzir em torno de 100 toneladas de hectare por ano. Devido a essa quantidade, o potencial de uso para produção de biomassa acaba sendo alto.

Hill et al. (1996) informaram que o teor médio de proteína bruta do tifton 85 é de 17 a 18%.

Produção de forragem e valor nutritivo
Com duas a seis semanas de rebrote apresenta, em média, digestibilidade da matéria seca entre 65 e 72%; teores de proteína bruta entre 15 e 7%; teores de fósforo de 0,17 a 0,15% e de cálcio entre 0,22 e 0,14%.

Não existe uma diferença no teor de proteína do capim-elefante apenas em função da cor da planta. Entretanto, existem significativas diferenças entre cultivares, havendo algumas com melhor valor nutritivo que outras. Normalmente, as variedades com maior relação folha/caule apresentam melhor valor nutritivo.