Qual o melhor tipo de milho para plantar?

Perguntado por: tlacerda . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

A melhor semente de milho para plantar é aquela que apresenta vigor alto e possibilidade de germinar rápida e uniformemente. A plântula deve crescer rapidamente quando em condições climáticas normais. Além disso, atributos genéticos e sanitários também são essenciais.

Na safra verão 2021/2022, Valdir Jacoby superou em 231% a média obtida pelo Rio Grande do Sul na temporada de verão 2020/21, que foi de 91,2 sacas por hectare, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Híbrido de milho marca Pioneer® atinge produção recorde de 411,6 sc/ha.

O tempo de colheita do milho é curto, entre 120 a 180 dias após o plantio, sendo que as espigas já estão maduras cerca de 50 dias após a floração, quando ficam secas e os cabelos ficam amarronzados.

5 dicas para aumentar a produtividade do milho

  1. 1: Proteção antes da germinação. Uma das técnicas que vem despontando na agricultura é o tratamento de sementes. ...
  2. 2: Época e condições climáticas. ...
  3. 3: Muita atenção com o manejo. ...
  4. 4: Invista na irrigação de qualidade. ...
  5. 5: Faça o controle de pragas.

De acordo com a Embrapa, ao plantar milho entre os últimos 15 dias de setembro e os primeiros 15 dias de novembro, você favorece muito o cultivo de milho-verde. Ainda assim, a plantação destinada ao milho-verde pode ser feita o ano todo, basta proporcionar precipitação ou estrutura de irrigação.

Espaçamento e densidade
A distância entre as linhas do milho passou de 80 para 45 a 50cm na última década.

O BRS 3042 é um híbrido triplo de milho, indicado para a produção de grãos, com ciclo precoce e alta resistência ao acamamento e ao quebramento.

Milho consorciado com outras culturas
Atualmente o sistema de consórcio mais utilizado em nosso país é o milho safrinha com braquiária.

Após o plantio do milho deve-se cultivar uma espécie aproveitadora de resíduos como: amendoim, soja ou centeio. Após a colheita das plantas aproveitadoras, devem-se cultivar plantas recuperadoras de solo como: adubação verde, feijão de corda e batata doce.

É muito comum no Brasil o consumo de vários tipos de milho, mas sem dúvida se destacam o milho cozido e o milho de pipoca.
...
Abaixo você confere os principais tipos de milhos e suas propriedades.

  1. Milho de pipoca. Sem dúvida, um dos tipos de milho mais populares. ...
  2. Milho doce. ...
  3. Milho verde. ...
  4. Milho branco. ...
  5. Milho dentado.

Os híbridos de milho atuais podem ser classificados em ciclo super precoce, precoce e tardio ou normal. Para produção de milho-verde o período para colheita pode variar entre 80 e 100 dias. Já, para produção de silagem este período pode ser de 90 a 110 dias.

Após a polinização, as plantas utilizadas como pai são eliminadas. Estas linhagens puras produzem poucas sementes. Isso gera alto custo para sua aquisição e exige alto nível tecnológico para sua produção. Entretanto, seu potencial produtivo é mais elevado dentre os híbridos.

Em pleno desenvolvimento, o consumo médio de água é em torno de 5 a 6mm/dia, o que corresponde a um quantitativo de 50 a 60 mil litros de água por hectare/dia.

Em média cada pé possui apenas duas espigas, mas a planta encontrada possuía oito espigas formadas e mais duas em formação.

3 a 7 cm

Normalmente, para o milho a semeadura se concentra entre 3 a 7 cm de profundidade, sendo a profundidade média adotada de 5 cm.

A recomendação da adubação nitrogenada em cobertura para a cultura do milho de sequeiro, de modo geral, varia de 60 a 100 kg de N/ha. Em agricultura irrigada, onde prevalece o uso de alta tecnologia, para a obtenção de elevadas produtividades esta recomendação seria insuficiente.